A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 15, 2013

Transparência – Chile e o Uruguai são os países mais transparentes da América do Sul

Junto com o Uruguai, o Chile é o país menos corrupto da América do Sul, segundo o Índice de Percepção da Corrupção 2012 divulgado pela Transparência Internacional.

Ambas nações se situaram no 20° lugar mundial, em postos bastante elevados no ranking em comparação com  Brasil (69°),Peru (83°),Colômbia (94°), Argentina (102°),Bolívia (105°), Paraguai (150°) e Venezuela(165°).

Igualados no topo do estudo apareceram a Dinamarca, a Finlândia e a Nova Zelândia, enquanto que no extremo oposto estão o Afeganistão, a Coreia do Norte e a Somália.

bandeira DO URUGUAI Chile

No site da Transparência Internacional em espaço dedicado ao Chile, está evidenciado que o desafio agora deve ser o de liderar o ranking, posto que um país sem corrupção é o reflexo de uma sociedade preocupada por seus setores vulneráveis, e que normalmente são os mais afetados por este flagelo. 

Gonzalo Delaveau, requereu às autoridades priorizar iniciativas com tendência a robustecer a probidade e a transparência, e à cidadania, denunciando e condenando atos desonestos, para desta forma “fortalecer a confiança pública e a convivência democrática”. “É fundamental que a sociedade em seu conjunto esteja atenta e reaja de maneira imediata e clara quando casos de corrupção chegarem ao seu conhecimento”, indicou.

Este índice é o instrumento de maior reconhecimento e prestígio para avaliar a percepção da corrupção no nível mundial.

Desde 1995 que é elaborado anualmente por Transparência Internacional e em 2012 incorporou 176 países, classificando-os de acordo com o nível de corrupção percebido em autoridades políticas e em funcionários públicos.

A lista foi construída a partir das percepções de empresários e analistas, tanto nacionais como estrangeiros, que são tomadas de diversas fontes, tais como o World Economic Forume o Economist Intelligence Unit.

Neste último informe, foram efetuadas mudanças e atualizações na metodologia do relatório e, portanto, não se pode comparar com o estudo do ano anterior. No entanto, se se examinam os resultados de 2011, calculados sobre a metodologia deste, a pontuação do Chile se mantém.

Fonte: Chile Transparente

Anúncios

4 Comentários »

  1. A Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) é realizada a cada dois anos em um país escolhido pela organização do evento e busca promover a cooperação internacional entre as organizações internacionais que atuam no combate à corrupção e cidadãos de todas as regiões do planeta. A IACC tem como objetivo apoiar, capacitar e envolver as pessoas de todos os setores e países para lutarem contra a corrupção. A última edição do evento, em Bancoc, na Tailândia, atraiu cerca de 1,5 mil participantes, de 135 países.

    Curtir

    Comentário por Dianne Tanner — janeiro 18, 2013 @ 10:49 | Responder

  2. A Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) é realizada a cada dois anos em um país escolhido pela organização do evento e busca promover a cooperação internacional entre as organizações internacionais que atuam no combate à corrupção e cidadãos de todas as regiões do planeta. A IACC tem como objetivo apoiar, capacitar e envolver as pessoas de todos os setores e países para lutarem contra a corrupção. A última edição do evento, em Bancoc, na Tailândia, atraiu cerca de 1,5 mil participantes, de 135 países.

    Curtir

    Comentário por Orval I. Lamb — janeiro 19, 2013 @ 4:37 | Responder

  3. Só uma dica e que não tem nada a ver com o assunto, mas ainda sim, acredito eu, ser válida. Tente destacar poucas palavras em seu texto, parece um carro alegórico cheio das cores cinza, vermelha e preta. Eu bati os olhos no seu texto e fiquei em dúvida se realmente isto era um texto ou palavras chave de internet. Só uma dica.

    Curtir

    Comentário por Derik — abril 19, 2016 @ 17:55 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: