A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 15, 2013

Santiago do Chile – em busca da neve

Santiago do Chile ocupa, sem dúvida, um dos lugares mais espetaculares no mundo. Estendida sobre um vale fértil, a 100 km da costa pacífica, que fica a oeste, é ladeada pelos Andes, ao leste. Portanto, quem mora na cidade e se tiver um pouquinho de dinheiro sobrando pode permitir-se a tomar um banho de mar pela manhã no oceano Pacífico e esquiar a tarde em uma das muitas estações de esqui.

Já estive duas vezes em Santiago e depois de muitas andanças por lá, deixei registro aqui algumas dicas e impressões em dois posts. Poderão acessá-los aqui e aqui.

Santiago é uma cidade que sem dúvida adotaria para morar – quer seja por suas avenidas largas e limpas, seu povo organizado e respeitoso, a temperatura mais fresca e o friozão do inverno ou pela linda moldura das Cordilheiras dos Andes que enquadra o lado leste da cidade como que num painel fotográfico fantástico.

Santiago é uma cidade plana, com ruas e avenidas largas, e por onde você quer que você olhe parece um cartão postal – edifícios antigos no centro, torres espelhadas na parte mais nova e a leste a Cordilheira, sempre com um pouquinho de neve no topo – ou muita, dependendo da época do ano que você vá para lá. Tem muitas praças espalhadas pela cidade, muitas mesmo, cheias de árvores, fontes, esculturas etc. Ou seja, é um convite e tanto para andar a pé!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Caso seu voo seja durante o dia, escolha uma janela do lado esquerdo na ida e outra do lado direito na volta. Assim poderá ver a Cordilheira dos Andes sem o sol bater em seu rosto. É lindo!!! Vale a pena viajar com a máquina fotográfica nas mãos! 

No meio do ano irei para lá pela terceira vez e dessa vez em busca de neve. Assim, estive buscando mais dicas sobre a cidade e suas redondezas. Encontrei o blog viajenaviagem, do Ricardo Freire . E nele, acessei as dicas abaixo. Vale a pena visitar esse blog. Lá tem centenas de dicas sobre viagens pelo Brasil, Américas e Europa.

Ah, no blog dele dá para encomendar/comprar um calendário de viagens 2013 dando as melhores dicas de lugares para visitar de acordo com a época do ano.  Vale a pena conferir.

El Golf, Santiago

Escrito por Ricardo Freire.

Bienvenido, bienvenida. A 4 horas de vôo de São Paulo e 4h40 do Rio (únicas cidades brasileiras com vôos diretos), Santiago está longe demais para passar um fim de semana. Três dias… bom, já dá para considerar. O mínimo ideal, no entanto, são quatro noites, porque pelo menos dois passeios importantes (Viña del Mar + Valparaíso e, no inverno, o dia na montanha) requerem que se passe o dia fora da cidade.

Se essa é a sua primeira vez, saiba que dificilmente será a última. O Chile é lindo e cativante — e tão cheio de atrações, que não dá para visitar tudo de uma vez só. A cada volta você vai precisar dar ao menos uma passadinha por Santiago, e com isso pode fazer algum programa que não tenha conseguido entrar na agenda da viagem de estréia.

Não importa a hora em que você aterrisse, a melhor maneira de ir do aeroporto ao seu hotel é de táxi. Os táxis oficiais cobram o equivalente a 30 dólares e aceitam cartão de crédito.

Leia mais: Santiago: táxi, ônibus, metrô ou carro alugado?

Leia mais: Que moeda eu levo para o Chile?

Se você ainda não decidiu onde ficar, recomendo que escolha um hotel num desses três pontos:

(a) próximo às estações Universidad Católica ou Baquedano do metrô (para estar próximo aos barrios Lastarria e Bellavista, focos de vida noturna),

(b) em Providencia (um bairro bem localizado e com bastante comércio)

(c) em El Golf (os “Jardins” de Santiago)

Leia mais: 20 hotéis recomendados em Santiago

Não vou organizar os dias numa ordem encadeada. Vou dar sugestões de vários dias redondinhos, porém estanques. Assim você seleciona os que mais apetecerem — ou que têm mais a ver com a época da sua viagem.

De modo geral, evite subir à montanha ou ir ao Cajón del Maipo em fins de semana e feriados, porque muitos santiaguinos têm a mesma idéia e os lugares não comportam tanta gente assim. (Viña del Mar só fica cheia demais no alto verão.)

Continue lendo para ver também as combinações possíveis com outros destinos chilenos, nesta ou nas próximas viagens.

UM DIA TURISTANDO NA CIDADE

Os pontos fundamentais da capital (lerês, no jargão da Bóia) podem ser matados num único dia, se você sair cedo e com disposição. Dá para usar o metrô ou o ônibus hop-on hop-off  da Turistik.

Plaza de Armas, Santiago

Eu começaria subindo ao Cerro San Cristóbal, se onde se tem a vista mais bonita para a parte moderna de Santiago (com as montanhas ao fundo). O funicular funciona de 3ª a domingo das 10h às 20h; 2ª das 13h às 20h. Na descida visitaria La Chascona, uma das três casas-museu do poeta Pablo Neruda. Abre de 3ª a domingo das 10h às 18h; fecha 2ª. É imperativo fazer reserva: tiendalachascona@fundacionneruda.org. Metrô:Baquedano, linha 1-vermelha ou 5-verde. Parada Turistik:Parque Metropolitano.

De lá continuaria ao centro antigo; passaria no incontornávelMercado Central, senão para almoçar, pelo menos para testemunhar o inacreditável assédio dos garçons (a minha tática: entrar no primeiro restaurantinho que não vier te caçar no corredor). Os frutos do mar são excepcionais; mas não espere pagar barato pela centolla(caranguejo chileno gigante). Abre de segunda a domingo. Metrô: Puente Cal y Canto, linha 2-amarela. Parada Turistik: Mercado Central.

Do Mercado dá para ir a pé até o coração da cidade velha, a Plaza de Armas, onde está aCatedral Metropolitana e o Museu Histórico Nacional (o museu abre de 3ª a domingo das 10h às 17h30). A continuação natural do passeio seria o museu mais imperdível da cidade, oMuseu de Arte Pré-Colombiana — mas infelizmente o prédio está em reformas e só reabre no final de 2013. O jeito é prosseguir, sempre a pé, até o Palacio de la Moneda, sede da presidência chilena, que foi bombardeado em 1973 pelas forças golpistas de Pinochet. Para mim o grande apelo da praça está na estátua ao presidente deposto Salvador Allende, bem ali, ao lado do palácio em que se suicidou. Mas para os guias o tchans do lugar é a troca da guarda, que ocorre dia sim, dia não, às 10h da manhã — ou seja, impossível para os passageiros desse meu tour. (Se você faz questão de ver, anote aí: a troca acontece nos dias pares nos meses de janeiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro; e nos dias ímpares nos meses de fevereiro, março, junho, mulho, setembro e outubro.)

Vamos sair do Centro pelo lado mais bonito, caminhando até o Cerro Santa Lucía, um parque de onde se tem uma visão complementar da cidade (mas não tão alta quanto a do San Cristóbal).

Se você está fazendo o circuito da Turistik, continue o passeio subindo na parada Santa Lucía em direção ao lado mais moderno da cidade; o tour completo vai lhe dar uma ótima noção da cidade e proporcionar oportunidades de compras. Paradas que valem a pena:  Providencia (comércio de rua); El Golf – Isadora Goyenechea (a “Paulista” de Santiago); Parque Arauco (shopping mais tradicional) e Alonso de Córdova (a “Oscar Freire” de Santiago).

Caso você esteja de metrô, deixe para visitar esses lugares nos outros dias. Aproveite que você está ao lado do bairro Florestal/Bellas Artes, visite o Museu Nacional de Belas Artes(aberto de 3ª a domingo das 10h às 18h50) e/ou o Centro Cultural Gabriela Mistral (salas de exposição abertas de 3ª a sábado das 10h às 20h, domingo das 11h às 20h). Depois, passe em revista a calle Lastarria para escolher um restaurante para jantar em alguma noite da sua estada. De 5ª a sábado há uma feirinha de antigüidades das 10h às 20h.

Leia mais: Um roteiro a pé e de metrô pelo centro de Santiago

Leia mais: 25 restaurantes em Santiago

UM DIA NA MONTANHA

Santiago é cercada pelos Andes, e subir à montanha é o programa mais desejado pelo visitante brasileiro. Apesar de ser oferecido o ano inteiro pelas agências de turismo receptivo, só recomendo fazer o passeio no inverno, com neve de fato. Sem neve, as quarenta curvas da estrada vão constituir um sacrifício que não será compensado pela paisagem.

Quando encontrar neve?

De julho a fim de setembro: neve garantida, com as estações funcionando.

Maio: pode até nevar, mas as estações ainda não estarão nem pensando em iniciar a temporada.

Junho: a neve é provável, mas não garantida. Havendo neve suficiente, as estações iniciam a temporada lá pela segunda semana.

Outubro: a neve não é garantida. Havendo neve suficiente, as estações podem continuar a temporada na primeira semana.

Janeiro, fevereiro, março, abril, novembro, dezembro: a não ser que São Pedro resolva aprontar das suas, não há neve para tocar; você vai subir à toa.

Existem quatro estações de esqui nos arredores de Santiago. Chega-se a elas pelo mesmo caminho, saindo da cidade pela parte mais nova (Las Condes). As três estações mais tradicionais ficam a pouco mais de uma hora montanha acima: são El ColoradoFarellones(tecnicamente parte de El Colorado) e La Parva. Pouco menos de meia hora adiante ficaValle Nevado.

Farellones

A estação mais desejada pelos brasileiros é Valle Nevado, por ser a mais alta, a mais moderna e a mais glamurosa. Mas se você só tem um dia para subir à montanha, recomendo Valle Nevado apenas para quem já esquia.

Caso a sua intenção seja simplesmente se divertir na neve, seu tempo e seu dinheiro serão melhor aproveitados em Farellones, uma estação bastante mais modesta, mas que tem um snowpark com tubing (tobogã de bóias) e tirolesa. A estação anexa de El Colorado tem boas pistas para iniciantes; se você ainda não domina o esporte, marque aulas ali. (Já La Parva é uma estação tradicional para os santiaguinos, que têm segundas residências por lá.)

Sugiro, por experiência própria, que você não embarque num tour organizado que tente mostrar um pouquinho de cada estação; você não vai aproveitar nenhuma. Vá direto ou a Valle Nevado ou a Farellones e passe o dia.

Outra dica importante: vá durante a semana. No fim de semana todas as estações ficam cheíssimas — o que é natural, dada a pequena distância da capital.

Como chegar à montanha?

Não é recomendável alugar carro para subir a montanha na temporada. A estrada tem muitas curvas e no inverno é obrigatório colocar correntes nas rodas.

O jeito mais prático de subir a montanha é com as operadoras de trânsfers de esqui que operam durante a temporada. Todas fazem paradas ou têm esquema de aluguel de roupas de esqui. (Mesmo que você só vá brincar na neve, é imprescindível alugar botas; caso você não tenha luvas ou o se o seu casaco não for suficientemente quente, alugue também.)

Há três modalidades de transporte:

(a) A mais barata: você vai até o ponto de saída da van, e é deixado lá na volta.

(b) A intermediária: uma van passa no seu hotel num horário pré-determinado e traz você de volta; a van é dividida com outros passageiros hospedados em outros hotéis.

(c) A mais cara: um carro com chofer pega você no seu hotel e traz de volta.

Existem vários operadores, entre os quais:

SkiVan

– 12.000 pesos/25 dólares por pessoa ida e volta saindo do metrô Baquedano ou de Las Condes

– 20.000 pesos/44 dólares por pessoa ida e volta com saída do seu hotel

– 100.000 pesos/220 dólares com chofer disponível o dia inteiro

– 100.000 pesos/220 dólares a van para até 10 pessoas ida e volta em horários combinados

– SkiTotal

– 10.0o0 pesos/22 dólares a El Colorado/Farellones, 12.000 pesos/26 dólares a Valle Nevado, ida e volta por pessoa saindo das lojas Apoquindo ou Las Condes

– 20.000 pesos/44 dólares por pessoa ida e volta com saída do seu hotel

– 100.000 pesos/220 dólares a van para até 10 pessoas com chofer disponível o dia inteiro

KL Adventure

– 10.000 pesos/22 dólares a El Colorado/Farellones, 12.000 pesos/26 dólares a Valle Nevado, ida e volta por pessoa saindo da loja Cantagallo

– 22.000 pesos/48 dólares por pessoa ida e volta com saída do seu hotel

– 94.000 pesos/204 dólares o carro para até 3 passageiros com chofer disponível o dia inteiro

– 120.000 pesos/260 dólares a van para até 15 passageiros com chofer disponível o dia inteiro

Os preços podem mudar, evidentemente. Clique nos nomes em azul para ir diretamente ao site das empresas, ver detalhes como endereço e telefone e os preços atualizados. As reservas devem ser feitas com 24 horas de antecedência.

Se houver neve mas a temporada das estações ainda não tenha iniciado, ou se você não quer seguir o meu conselho e subir à montanha mesmo sem neve (o dinheiro é da pessoa…), pode contar com os tours organizados, que funcionam o ano inteiro. As duas maiores agências são a TurisTour (24.000 pesos/50 dólares por pessoa, sem ingressos) eTuristik (22.000 pesos/48 dólares por pessoa, sem ingressos). Note que, apesar de usarem ônibus, essas grandonas cobram o mesmo que as que usam vans. Há muitas outras; no seu hotel você encontrará panfletos de várias. Todas buscam os passageiros nos hotéis.

Se você contratar transporte a partir do seu hotel (seja pelas operadoras de trânsfer, seja pelas agências de passeio), pode pedir para ser deixado na volta num dos shoppings de Las Condes, como o Parque Arauco ou o Alto Las Condes.

Leia mais: Um dia entre Valle Nevado e Farellones

Leia mais: Uma Bóia em Valle Nevado

[Para informações sobre passar um dia em Portillo, continue lendo este post.]

UM DIA ENTRE VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR

A 140 km do centro de Santiago (120 km do aeroporto), estas duas cidades geminadas não poderiam ser mais diferentes entre si. Valparaíso é o porto pitoresco e boêmio; Viña del Mar, o balneário clássico.

ValparaísoValparaíso está para Santiago assim como o bairro de La Boca está para Buenos Aires — a diferença é que continua um lugar descolado; pense no Cerro Alegre como uma Santa Teresa/Olinda chilena. Já Viña del Mar é como um Guarujá dos bons tempos, ou uma Punta del Este menos badalada e mais família.

As duas cidades são perfeitamente combináveis num bate-volta desde Santiago.

Comece por Valparaíso. Suba de funicular ao Cerro Concepción e admire a arquitetura pitoresca das casas de zinco colorido (um Caminito habitado!). Não deixe de visitar La Sebastiana, a casa-museu de Pablo Neruda na cidade (aberta de 3ª a domingo das 10h10 às 18h; é recomendável reservar — use este formulário). Almoce num dos restaurantes do Cerro Alegre (leia mais aqui).

As maiores atrações de Viña del Mar estão interditadas: seus famosos palacetes-museus ficaram bastante danificados pelo terremoto de 2010 e ainda estão sendo restaurados. Mas a Cinthia, que mora na cidade e é dona do blog Chile para crianças, tem um ótimo roteiro paraum dia de passeio por Viña del Mar.

Vale a pena ir no inverno? Eu não iria ao Chile para pegar praia; o mar é muito gelado e há praias mais bonitas por aqui. Vai-se a Valparaíso pelo cenário dos cerros e pela noite, e a Viña pelo urbanismo. No verão ambos lugares estarão mais movimentados, mas se você tiver um dia sobrando no inverno também vale a pena.

Como chegar a Valparaíso e Viña del Mar

Ônibus da TurBus e da Pullman saem a cada 15 minutos do Terminal Alameda (em frente àestação Universidad de Santiago do metrô, linha 1-vermelha) para Valparaíso e Viña. A ida e volta custa desde 4.000 pesos (menos de 9 dólares). A viagem leva 1h30.

Os 10 quilômetros entre os centros de Valparaíso e Viña podem ser percorridos pelo Merval, o metrô de superfície que vai pela orla e funciona até as 22h.

Carromaníacos claro que podem alugar um carro para ir.

Quem não quer enfrentar nenhum perrengue logístico vai gostar de pegar um tour organizado. O passeio da TurisTour custa 34.000 pesos por pessoa; o da Turistik, 31.000 pesos (cerca de 70 dólares).

Leia mais: Valparaíso: surpreendente

Leia mais: Programas favoritos em Valparaíso, no Chile para crianças

Leia mais: Um dia divertido em Viña del Mar, no Chile para crianças

Leia mais: Os palácios e o castelo de Viña, no Chile para crianças

Leia mais: Viña del Mar: onde comer e onde não, no Chile para crianças

[Para dicas para passar uma ou duas noites em Valparaíso, continue lendo este post.]

MEIO DIA VISITANDO UMA VINÍCOLA

Não é preciso ir longe para visitar vinícolas. Três delas estão nos arredores da cidade e podem ser visitadas em passeios de uma manhã ou uma tarde.

– A Concha y Toro oferece visitas guiadas todos os dias, exceto feriados, das 10h às 17h. O tour standard custa 8.000 pesos (17 dólares); o tour com degustação conduzida por sommelier custa 17.000 pesos (36 dólares). Para garantir horário e idioma do tour, é recomendável reservar (use este formulário). Para ir por conta própria, vá de metrô (linha 4-azul) até a estação Las Mercedes; lá tome o ônibus MB 72 ou um táxi (10 minutos). Estando de carro, siga estas instruções. Conte em levar 1h30 de transporte público ou 1h de carro desde o centro Santiago.

– Na Cousiño Macul há visitas guiadas de 2ª a 6ª às 11h, 12h, 15h e 16h; sábados às 11h e 12h; não abre em domingos nem feriados. Custa 8.000 pesos (17 dólares) por pessoa, com direito a uma taça na degustação. Faça sua reserva por este formulário. Para ir por conta própria, vá de metrô (linha 4 – azul) até a estação Quilín; de lá tome um táxi. Conte em levar uma hora no transporte público.

– Um pouco mais afastada, a Undurraga tem tours de 2ª a 6ª às 10h15, 12h, 14h e 15h30; sábado, domingo e feriado às 10h15, 12h e 15h30. O tour custa 8.000 pesos (17 dólares). Faça sua reserva pelo email visit@undurraga.cl. Chegar por conta própria é complicado. Inúmeras agências organizam passeios de meio dia a vinícolas. Na Turistik o tour à Undurraga e o tour à Concha y Toro saem 26.000 pesos (60 dólares) cada. ATurisTour leva à Concha y Toro por 27.000 pesos (60 dólares).

Leia mais: Como visitar a Concha y Toro por conta própria, no Matraqueando

[Para passeios de um dia ao Vale de Casablanca e wine tours, continue lendo o post.]

MEIO DIA PARA COMPRAS

Santiago é um bom lugar para comprar roupas a preços mais em conta que no Brasil. Estas são as principais regiões de Santiago para fazer uma fezinha no comprismo:

– Providencia: o bairro comercial classe média por excelência. Vasculhe a avenida Providencia entre as estações Pedro de Valdivia e Los Leones do metrô (linha 1-vermelha).

– Las Condes: onde estão os maiores shoppings da cidade. O Parque Arauco oferece descontos para turistas (pegue o booklet de cupons no serviço de Atención al Cliente) e que traslado gratuito de/para hotéis — veja aqui). O Alto Las Condes também oferece traslado, a um grupo menor de hotéis (pergunte na recepção do seu hotel se ele está incluído). Na extremidade do bairro, já quase na saída para o caminho das estações de montanha, você encontra o MallSport, especializado em artigos esportivos (e onde há um pequeno parque de diversões radicais indoor, com piscina com ondas para surf, tirolesa e muro de escalada).

– Alonso de Córdova: a Oscar Freire/Rodeo Drive de Santiago, onde estão as grifes internacionais mais poderosas. O trecho mais nobre é o próximo ao entroncamento com a Nueva Costanera, dos restaurantes badalados. Vá de táxi.

– Alameda: a zona do comércio popular da capital fica na Alameda Bernardo O’Higgins, entre as estações Central e Universidad de Santiago do metrô (linha 1-vermelha).

– Pueblito Los Dominicos: ao lado de uma igrejinha colonial funciona um vilarejo de lojas de artesanato (na maior parte, proveniente do Peru). Abre todos os dias das 10h às 20h. Fica ao lado da estação Los Dominicos, a última da linha 1-vermelha do metrô.

– Outlet: Buenaventura Premium fica em Quilicura, no arrabalde da capital. Para chegar, vá pelo metrô até a estação Vespucio Norte (linha 2-amarela) e lá tome um táxi. Abre de 2ª a sábado das 10h às 20h e domingo das 11h às 19h. Veja a lista completa de lojas aqui. (Estando de carro, é um bom pit stop a caminho do aeroporto.)

Leia também: Compras em Santiago: as dicas dos leitores

AONDE IR À NOITE

As duas zonas boêmias mais interessantes de Santiago ficam próximas ao centro: osbarrios Lastarria e Bellavista.

Bellavista, Santiago

A que eu curto mais é o barrio Lastarria, em torno da rua José Victorino Lastarria. Restaurantes e bares por ali são bastante charmosos. Metrô: Universidad Católica, linha 1-vermelha, ouBellas Artes, linha 4-verde.

Ali perto tem uma região ainda mais muvucada, o barrio Bellavista, cujo eixo é o Patio Bellavista, uma espécie de shopping ao ar livre que no lugar de lojas tem bares e restaurantes. Suas duas ruas laterais são pontilhadas de lugarzinhos: na Pio Nono ficam os bares da estudantada duranga (tipo: mesas de plástico na calçada), e na Constitución ficam os restaurantes mais metidos. A noite GLS também tem um foco em Bellavista, em torno da rua Bombero Núñez.Metrô: Baquedano, linha 1-vermelha ou linha 4-verde.

Ainda na categoria agito, não dá pra não citar a Avenida Suecia, em Providencia, um discotecódromo que ferve nas noites de sexta e sábado. Metrô: Los Leones, linha 1-vermelha.

A região gastronomicamente mais chique é a avenida Nueva Costanera, em Vitacura. É por lá — e também na região da avenida Isidora Goyenechea, em El Golf — que os restaurantes que querem entrar na moda procuram se instalar.

Leia mais: 25 restaurantes em Santiago

Leia mais: Santiago com upgrade

.

UM DIA NO VALE DE CASABLANCA

No caminho entre Santiago (80 km) e o litoral (40 km), o Vale de Casablanca, onde se produzem renomados vinhos brancos, é o passeio de dia inteiro a vinícolas mais oferecido pelas agências de receptivo. Na Turistik, o passeio com degustação em três vinícolas  sai 60.000 pesos (140 dólares).

No seu hotel você encontrará outras agências. É um passeio ainda melhor de fazer se você estiver baseado em Valparaíso, que é mais pertinho.

Estando de carro, a Cinthia do Chile para crianças recomenda a Casas del Bosque, que tem também um programa especial para assistir à vindima, agora entre março e abril. Evitando a combinação vinho + direção, a Enotour (recomendada pelo EduLuz, do DCPV, que foi com eles) leva até a Casas del Bosque, com um desvio para ver Valparaíso e Viña (preço sob consulta).

Leia mais: Casas del Bosque, a verdadeira viña del mar, no DCPV

UM DIA EM ISLA NEGRA

Fazer o circuito das casas-museu de Pablo Neruda parece ser um dos esportes nacionais chilenos. A terceira — e, na opinião de muita gente, a mais encantadora — das casas do poeta fica à beira-mar em El Quisco, e se chama Isla Negra. Está a 120 km de Santiago e 60 km de Valparaíso. Abre de 3ª a domingo das 10h às 18h. É preciso reservar pelo email reservasislanegra@fundacionneruda.org.

Por conta própria, Isla Negra fica melhor encaixada na ida ou na volta de um pernoite em Valparaíso.

As agências de tours organizados costumam combinar Isla Negra com a visita à vinícola Matetic, que produz vinhos orgânicos. A Turistik cobra 50.000 pesos (114 dólares); a Enotour não divulga preços na internet.

Leia mais: Isla Negra e a vinícola Matetic, no DCPV

UM DIA EM CAJÓN DEL MAIPO

Nem só de estações de esqui vivem as montanhas ao redor de Santiago. Um dos lugares mais valorizados pelos santiaguinos — mas ainda inexplorado pelas grandes agências de passeios — é o Cajón del Maipo, a uma hora e meia da capital. Os cartões postais são ocânion El Morado e a represa Embalse el Yeso. A região oferece muitas águas termais, como os banhos de ColinaMorales e El Plomo.

Para passar o dia, vá de carro, procurando Embalse el Yeso. Ou entre em contato com agências de ecoturismo, como a Santiago Adventures ou a Fueguinos.

Para pernoitar, a Joana recomenda o Refugio Valdes.

Leia também: Cajón del Maipo: quem dá o caminho das pedras?

UM DIA EM PORTILLO

A 3 horas de viagem, no alto da Cordilheira dos Andes, quase na fronteira com a Argentina,Portillo é uma estação de esqui mais tranqüila e reservada do que as dos arredores de Santiago. É um passeio cansativo mas muito bonito, porque percorre o incrível Caracol — a série de curvas em cotovelo do final da subida. A parte chata, porém, é ter que voltar pelo mesmo caminho, e no mesmo dia.

As mesmas operadoras de trânsfer que levam às estações próximas à capital também sobem a Portillo.

Portillo

Skivan cobra 22.000 pesos (45 dólares) por pessoa em van saindo de suas lojas (Baquedano e Las Condes), 24.000 pesos (50 dólares) por pessoa em van saindo do hotel e 140.000 pesos (290 dólares) por carro privado com chofer.

Skitotal faz 20.000 pesos (41 dólares) por pessoa em van saindo de suas lojas (Apoquindo e Las Condes, mas só às quartas e sábados), 24.000 pesos (50 dóalres) por pessoa em van saindo do hotel e 140.000 pesos (290 dólares) em van para até 10 pessoas com chofer.

KL Adventure cobra 25.000 (52 dólares) por pessoa em van saindo do hotel (mínimo de 4 pessoas), 100.000 pesos (208 dólares) para carro com chofer para até 3 pessoas e 130.000 pesos (270 dólares) para van com chofer para até 15 pessoas.

Caso você queira ver a paisagem do caminho mas não pretenda esquiar, a barbada é pegar um ônibus a Mendoza (e seguir viagem de lá). O caminho é o mesmo. (Atenção: devido a obras na estrada, o percurso Santiago-Mendoza só será feito à noite entre janeiro e junho de 2013; as viagens diurnas serão somente no sentido Mendoza-Santiago — leia mais aqui

Leia mais: Uma Bóia em Portillo

Leia mais: Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

UM FIM DE SEMANA EM VALPARAÍSO

Valparaíso, Cerro Alegre

Se você curte a noite e a cena gastronômica de lugares mais boêmios e alternativos, considere programar seu fim de semana em Valparaíso. Se de dia o lugar tem um jeitão de Santa Teresa ou Olinda com arquitetura Caminito, à noite a vibe é mais de Vila Madalena.

Para curtir, a dica é reservar uma sexta e/ou um sábado por lá. Eu fiquei um sábado fora de temporada e gostei muito. Tente se hospedar num dos hoteizinhos dos cerros Alegre ou Concepción, ou da plaza Sottomayor.

Baseado em Valparaíso você pode fazer algum tour guiado às vinícolas do Vale de Casablanca. E pode aproveitar a ida ou a volta a Santiago para passar em Isla Negra, a casa-museu litorânea de Pablo Neruda (veja mais informações tanto do Vale de Casablanca quanto de Isla Negra mais acima).

Leia mais: Valparaíso: surpreendente

Leia mais: Lista de hotéis-butique de Valparaíso

SANTIAGO + ATACAMA

Salar do Atacama

Calama, porta de entrada ao Deserto do Atacama, fica a duas horas de vôo. (Nem pense em ir de qualquer outro jeito.) De lá dá mais uma hora até San Pedro, a capital turística da região, de onde saem todos os passeios.

Permanência mínima no Atacama: 5 noites, para poder fazer quatro passeios (o primeiro dia é perdido no traslado e agendando os passeios dos dias seguintes). Permanência ideal: 6 noites, para não ter que fazer nenhuma escolha-de-sofia no quesito passeios.

Leia mais: Atacama: um roteiro completo em 50 dicas selecionadas

SANTIAGO + MENDOZA

Mendoza

Trata-se de uma combinação que faz total sentido logístico, já que Mendoza está muito mais próxima de Santiago (6 horas de ônibus) do que de Buenos Aires (1h20 de avião ou 12 horas de ônibus). Além de ser geograficamente correta, a dobradinha é matadora também no quesito cenário, já que o percurso, atravessando os Andes, é totalmente panorâmico. Vá de ônibus e relaxe. Volte por Buenos Aires, para não precisar retornar pelo mesmo caminho.(Atenção: devido a obras, entre janeiro e junho de 2013 o sentido Santiago-Mendoza só poderá ser feito à noite, inviabilizando a viagem para quem quer ver a paisagem. Se você quer ver a paisagem, inverta o sentido, vindo de Mendoza. Leia mais aqui.)

Permanência mínima em Mendoza: duas noites se você só quer fazer degustações, três se você estiver mais interessado nos passeios de ecoturismo e turismo-aventura.

Leia mais: Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Leia mais: Todas de Mendoza no Viaje na Viagem

Leia: 5 roteiros para combinar Chile e Argentina na mesma viagem

SANTIAGO + VALE DE COLCHAGUA

Apesar de ser um passeio oferecido por algumas agências, como a Enotour, eu acredito que o Vale de Colchagua, a 170 km de Santiago, é melhor curtido com calma. Sobretudo quando você pode cacifar a hospedagem num dos eno-hotéis de charme da região, como a Casa Silva ou a Lapostolle Residence.

Permanência mínima no Vale de Colchagua: duas noites.

Leia também: O charmoso hotel Casa Silva, no Inquietos

Leia também: De Santiago ao sul do Chile, de carro: onde parar

SANTIAGO + CHILLÁN

Não são poucos os que consideram as termas de Chillán o cenário mais bonito para esquiar — porque as pistas estão encravadas num bosque. As termas propriamente ditas oferecem um grande complemento às atividades da neve. No verão, o lugar vira um destino de serra. De carro são 450 km desde Santiago. Também dá para ir de trem (são 5 horas de viagem pela TerraSul, saindo da estação Alameda em Santiago).

Permanência mínima em Chillán: menos de 4 dias, só se você estiver a caminho de outros destinos do Sul.

Leia também: De Santiago ao sul do Chile, de carro: onde parar

SANTIAGO + PUCÓN

A 800 km de Santiago, esta é a estação de esqui chilena mais indicada para quem quer encontrar um ambiente de vilarejo alpino (é tipo assim uma micro-Bariloche). Como bônus há as vistas para o vulcão Villarica (que só aparece nos dias muito claros). O jeito mais fácil de chegar é de avião: voa-se a Temuco (1h20), a 100 km de Pucón. É um ponto interessante para atravessar a fronteira e seguir viagem pela Argentina: ônibus da Andesmar levam a San Martín de los Andes em 4 horas.

Permanência mínima em Pucón: 4 dias (aproveite para ir ao Osorno e a Puerto Varas, que estão pertinho).

Leia também: De Santiago ao sul do Chile, de carro: onde parar

SANTIAGO + LAGOS ANDINOS (PUERTO MONTT / PUERTO VARAS)

Puerto Varas

A região de Puerto Montt-Puerto Varas é sinônimo de “Lagos Andinos” no Brasil. De avião vai-se de Santiago a Puerto Montt em 1h40 (de ônibus são 11 horas). O melhor lugar para se hospedar é Puerto Varas, que está numa aprazível localização à beira do lago Llanquehue, com vista (nos dias claros) para o vulcão Osorno. A viagem fica logisticamente mais interessante atravessando os lagos a Bariloche. (Mas é bom lembrar que o vulcão Pueyhue ainda não apagou o facho e continua fechando de vez em quando o aeroporto de Bariloche.)

Permanência mínima em Puerto Varas: 3 dias se você atravessar, 4 dias se ficar só no lado chileno.

Leia mais: Todas dos Lagos Andinos no Viaje na Viagem

Leia mais: 5 roteiros para combinar Chile e Argentina na mesma viagem

Leia mais: Todas de Bariloche no Viaje na Viagem

SANTIAGO + PUNTA ARENAS / TORRES DEL PAINE

Torres del PaineDe Santiago a Punta Arenas, único aeroporto da Patagônia austral chilena servido por vôos regulares o ano inteiro, são 4h30 de viagem. De lá a Puerto Natales, porta de entrada para o parque nacional de Torres del Paine, são mais 3 horas por via rodoviária. De outubro a abril a Sky Airline opera vôos de Santiago ao pequeno aeroporto de Puerto Natales — o que deixa você a apenas 1h de distância do parque. A cidade também serve de base para outros passeios. De Puerto Natales pode-se atravessar a El Calafate, na Argentina (onde mora o glaciar Perito Moreno, a Foz do Iguaçu das geleiras) numa viagem de 5 horas de ônibus. Outra viagem que fica melhor quando você volta pela Argentina.

Permanência mínima em Punta Arenas e Puerto Natales: fique uma ou duas noites em Punta Arenas e três em Puerto Natales ou num hotel dentro do parque de Torres del Paine.

Leia mais: Todas da Patagônia Chilena no Viaje na Viagem

Leia mais: 5 roteiros para combinar Chile e Argentina na mesma viagem

SANTIAGO + ILHA DE PÁSCOA

Ilha de Páscoa

O mais místico dos destinos sul-americanos fica no meio do Pacífico, a 3.500 km do continente. De Santiago até Rapa Nui são 5 horas e meia de vôo — a distância explica por que é tão caro. Se você tem planos de um dia ir à Polinésia Francesa, à Nova Zelândia ou à Austrália, pode incluir uma parada na Ilha de Páscoa a caminho da Oceania.

Permanência mínima na Ilha de Páscoa: você vai precisar de quatro pernoites (três dias inteiros) para fazer todos os passeios e também compensar a longa viagem.

Leia mais: Todas da Ilha de Páscoa no Viaje na Viagem

Leia mais: Ilha de Páscoa no Pelo Mundo

Leia mais: Ilha de Páscoa no Filigrana

41 Comentários »

  1. Tem muitas cidades e culturas fantásticas para se conhecer ao redor do mundo!
    Depois de ler esse belo texto é só visitar Santiago e buscar a neve.

    Curtir

    Comentário por Dully Pimenta — janeiro 16, 2013 @ 12:35 | Responder

    • Ter uma graninha extra para gastar em passeios e vinhos também seria o máximo!

      Em 16 de janeiro de 2013 12:35, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 16, 2013 @ 12:36 | Responder

  2. O II Simpósio da Fé cobrou 1 000 reais de cada fiel que quisesse assistir a duas palestras de Edir Macedo ao vivo ou em telão na sua cidade.

    Curtir

    Comentário por Angelita Bird — janeiro 21, 2013 @ 5:36 | Responder

  3. Muito bom! Passamos o réveillon em Santiago e foi ótimo. Pena eu não ter visto seu blog antes. Também tenho um blog que fala das minhas viagens, e no post sobre Santiago vou citar o seu. Será muuuuuito útil! Abraços!

    Curtir

    Comentário por Alessandro Paiva — janeiro 21, 2013 @ 14:19 | Responder

    • Boa tarde Alessandro!
      Agradeço sua visita. Vou dar uma passada pelo seu blog. Gosto muito de roteiros de viagens.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 21, 2013 @ 14:22 | Responder

      • Eu é que agradeço seu post, Augusto. Indicadíssimo!

        Curtir

        Comentário por Alessandro Paiva — janeiro 21, 2013 @ 14:45

      • Fui até seu blog e li o post sobre a minha amada Buenos Aires! E fiquei doido com o de Istambul! Estou vendo a novela da Globo e as belas imagens! Sou geógrafo. Adoro lugares e formas! Preciso conhecer! Abraços.

        2013/1/21 A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — janeiro 21, 2013 @ 14:52

      • Oi, Augusto. Voltei a Istambul em novembro passado. Ainda nesta semana posto sobre o retorno. É um lugar que todo mundo tem de ir. A novela não faz jus ao tanto de coisa que tem e acontece por lá. Coloque a cidade em suas prioridades turísticas 🙂 Abraço!

        Curtir

        Comentário por Alessandro Paiva — janeiro 21, 2013 @ 14:59

  4. COMO CHEGAR: é possível contratar excursões que custam entre US$ 60,00 e US$ 90,00 por pessoa. Nós fomos por conta. Pegue o metrô e desça na estação Las Mercedes (Linha azul). Do centro até à estação Las Mercedes é quase 1h15m de viagem. Na saída da estação você pode pegar um táxi por uns 3000 pesos (US$ 6,00) ou pegar o metrôbus nº 71, 73, 83 e 84. A passagem do ônibus custa 450 pesos (US$ 0,90). Do metrô até à vinícola de táxi são cinco minutos. De ônibus, em 15 minutos você está lá.

    Curtir

    Comentário por Kenya Y. Stanton — janeiro 26, 2013 @ 3:26 | Responder

  5. Gostei muito das suas informações. Fui a Santiago ano passado e estou voltando esse ano para ver essas coisas que não tive tempo de ver. Seu bolg é bastante didático!! Parabéns!!

    Curtir

    Comentário por soraia viana — abril 28, 2013 @ 11:29 | Responder

    • Oi Soraia.
      Agradeço pela visita.
      Tb voltarei a Santiago em Junho desse ano!
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 28, 2013 @ 12:40 | Responder

  6. FANTASTICO. Estarei indo agora em Junho e com certeza suas dicas me ajudarão muito.
    Muito Obrigada!

    Curtir

    Comentário por Nathalie — maio 22, 2013 @ 11:55 | Responder

  7. Irei ao Chile em dezembro e pretendo ficar 10 dias. Qual roteiro vc recomenda?

    Curtir

    Comentário por Isabel — outubro 26, 2013 @ 1:53 | Responder

    • Oi Isabel.

      Aqui no blog tem alguns roteiros que pode seguir, a depender do que gosta de ver. Veja os posts que coloquei em junho passado. Fiquei quinze dias. Pode diminuir alguns passeios.
      Abraços e boa viagem.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — outubro 26, 2013 @ 17:20 | Responder

  8. Discordo do que foi dito sobre a cordilheira dos andes, pois fui em março de 2014 no Valle Nevado e foi o melhor que fiz no Chile, mesmo com o gelo só nas partes mais altas, inacessível. Santiago realmente é muito interessante, com uma parte moderna muito bacana. De Santiago, é possível conhecer Viña del Mar e Valparaíso, que são cidades próximas e também conhecer regiões de vinículas. Recomendo muito o city tour em Santiago, feito pelas empresas especializadas, pois normalmente levam a pontos muito bons, como o c. San Cristóban e sua bela vista da cidade. Enquanto estive em Santiago, passei por dois tremores de terra, um antes das 8 horas no dia 04 de março e outro na madrugada do dia 5, se não me engano. Nunca havia passado por esta situação na minha vida e no sismo da madrugada, acabei acordando. Acho que a maioria dos prédios de Santiago são feitos para resistir a tremores. O Chile é um país muito bonito. Se houver oportunidade, não deixem de conhecer.

    Curtir

    Comentário por Roberto — março 11, 2014 @ 19:23 | Responder

    • Boa noite Roberto.
      Agradeço pela visita ao blog e pelo comentário!
      Já estive três vezes em Santiago e se tiver oportunidade voltarei mais vezes. Quando estive por lá a terra também tremeu e eu nem percebi. A verdade é que terremotos são corriqueiros no Chile e normalmente causam apenas susto, sem danos. É tão normal tremer a terra que os pequenos tremores nem sequer fazem parte das capas dos jornais.
      Abrs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — março 11, 2014 @ 23:11 | Responder

      • Oi Augusto, obrigado pela atenção ao meu comentário do dia 11 de março. Os tremores que mencionei, neste comentário, foram bem perceptíveis no quarto do hotel, tanto que, no segundo sismo, estava dormindo e acordei. Quanto ao primeiro tremor, ouvi no rádio, em Santiago, que a cidade havia sido surpreendida naquela manhã, pelo tremor. Pelo que sei, estes tremores foram em torno de 5,3. Há alguma informação sobre este assunto na INTERNET. De qualquer forma, só citeis estes sismos pois foi algo inédito para mim, uma vez que o principal do meu comentário é que achei muito emocionante a subida no Valle Nevado, mesmo com o gelo só nos topos das montanhas, pois sempre tive muita vontade de conhecer a Cordilheira dos Andes. Se tivesse neve à mão, seria melhor ainda, mas, em minha opinião, para quem quer conhecer os Andes, mesmo sem a neve, é um passeio imperdível. Santiago é muito bonita e interessante, até pela vista da cordilheira e a proximidade com o oceano pacífico, onde podemos ver, em pouco tempo, várias paisagens incríveis. Concordo muito com o que você disse, o Chile é um país muito bonito e que te cativa.

        Curtir

        Comentário por Roberto — março 12, 2014 @ 20:05

      • Olá Roberto! Eu é que lhe agradeço! Apareça sempre que puder! Abraços. Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — março 13, 2014 @ 12:43

  9. Augusto, estou indo daqui a uma semana pra Santiago.Tô louquinha fazendo um apanhado de boas dicas!
    As suas foram valiosíssimas!!

    Curtir

    Comentário por Semíramis Barbosa — maio 10, 2014 @ 18:04 | Responder

    • Oi Semíramis. Vc vai adorar Santiago! Uma cidade que certamente eu moraria! Se ficar muitos dias, ande, conheça o centro, os bairros “chiques” (El Golfe!!!), vá aos museus!! Bjs. e boa viagem. Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 12, 2014 @ 8:25 | Responder

  10. Excelente post, estou começando a pesquisar nossa viagem ao Chile e vc já respondeu praticamente a maioria das minhas dúvidas 😊 agora seguirei com suas indicações de leitura e logo terei nosso roteiro montado. Obrigada bjs

    Curtir

    Comentário por Sabrina Mendonça — junho 19, 2014 @ 15:02 | Responder

    • Olá, Sabrina.
      Agradeço sua visita e espero que as dicas sejam úteis! Santiago é fantástica. Irá gostar.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 20, 2014 @ 9:08 | Responder

  11. estou querendo ir em setembro e preciso de um local para família, tenho 02 filhos adultos com bons preços,

    Curtir

    Comentário por iraci cavalcante chagas de souza — julho 5, 2014 @ 17:18 | Responder

  12. Olá augusto,

    Estou indo para o Chile agora em julho e as suas informações serão de grande valia para a minha viagem.
    Tenho uma dúvida: está fazendo muito frio em julho ou só faz frio onde tem a neve}

    Rosana

    Curtir

    Comentário por Rosana Alves Silva — julho 9, 2014 @ 23:18 | Responder

    • Oi Rosana.
      Com certeza pegará muito frio em julho. Hoje estou em Córdoba, Argentina e que fica bem mais ao norte. E está muito frio por aqui.
      Boa viagem.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 10, 2014 @ 9:02 | Responder

  13. Bom dia

    Curtir

    Comentário por wilton — agosto 14, 2014 @ 8:17 | Responder

  14. Já li seu post no ano passado antes de definir onde passaria minhas férias, e tenho muita vontade de conhecer o Chile,aliás curto muito viajar, e sempre pesquiso nos blogs meus destinos,porém como minha disponibilidade era Maio/13 e certamente não encontraria neve abri mão e optei por enfrentar o verão em Cancun. Agora quero um lugar frio, Já conheço Bariloche, e todos me dizem que agora preciso conhecer o inverno Chileno. Minha pergunta: Período entre 11 a 23/06 seria uma boa data para se encontrar neve e curtir o frio? Espero que diga que sim rs, senão vou precisar definir outro roteiro. Abraços.

    Curtir

    Comentário por wilton — agosto 14, 2014 @ 8:24 | Responder

    • Oi Wilton. A temporada de neve no Chile inicia, habitualmente, na metade do mês de junho, com término no início de outubro. Então, pela data mencionada, acredito que pegará quase nada de neve nas estações de esqui. Tem o que eles chamam de “neve eterna”, que fica nos picos. Mas a verá de longe. Bem, é o que eu penso. Pode ser que de ano a ano tenha alguma variação. Abraços. Augusto

      Em 14 de agosto de 2014 08:24, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — agosto 14, 2014 @ 9:42 | Responder

  15. ola,
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela blog. ótimo!!!
    Pretendo ir a Santiago no próximo inverno e minha duvida é com relação as rodovias, elas fecham com frequência em julho? Os carros pequenos também ficam interditados ou apenas os caminhões? É preciso algo especial para poder trafegar (4×4, correntes nos pneus,etc). Existe algum local que poderia alugar correntes próximo a cordilheira?
    Obrigado

    Curtir

    Comentário por Fabio C — setembro 22, 2014 @ 22:34 | Responder

    • Bom dia Fabio.
      Agradeço sua visita.
      Sim, é comum a travessia ficar impedida no mês de julho. Eu, quando a fiz, foi de ônibus. Subimos duas vezes, em dois dias seguidos e somente no terceiro dia é que fizemos a travessia. Carros também são impedidos. E é preciso colocar correntes nas rodas. Olha, eu passei da Argentina para o Chile e vi que bem próximo da fronteira há um povoado onde há lugares para alugar correntes.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — setembro 23, 2014 @ 8:27 | Responder

  16. ola, pretendo dar essa viagem de presente ao meu marido no mês de novembro de 2015. Temos três crianças e queremos ver a neve. Li q no mês de novembro vai ser difícil… a não ser q sao Pedro… rs
    Por favor, preciso de dicas e hotéis bons, sem luxo. Sempre q viajamos, preferimos assim..Mto obrigada, aguardo, Att, Marianna

    Curtir

    Comentário por marianna m. o. romero — outubro 31, 2014 @ 23:15 | Responder

  17. Olá!!
    Vamos em abril, e seu roteiro vai ajudar muito em nossas reuniões de acertos para montar nossos roteiros.Somos 06 casais.Valeuuu.

    Curtir

    Comentário por Cleo Guimaraes — fevereiro 11, 2015 @ 9:45 | Responder

    • Bom dia Cleo.
      Fico feliz em poder ter auxiliado.
      Boa viagem para vocês!
      Um abraço.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 11, 2015 @ 10:45 | Responder

  18. Olá Estou indo a Santiago início de Novembro, como é muito difícil ter neve lá perto, teria algum lugar no Chile que podemos pelo menos pisar na neve?

    Curtir

    Comentário por jbpadilha — agosto 17, 2015 @ 17:40 | Responder

    • Olá.
      Perdão pela demora na resposta. Estava em férias.
      Olha, acredito que em novembro ainda consiga ver alguma neve mesmo nas proximidades de Santiago, em Portillo. Mas, se descer um pouco mais ao sul ainda terá neve em abundância.
      Abraços e boa viagem.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — agosto 19, 2015 @ 8:53 | Responder

  19. Irei a Santiago no final de julho e gostaria de saber em qual local posso ver o mar e a neve ao mesmo tempo.
    edsonfidel@hotmail.com.br

    Curtir

    Comentário por EDSON GOMES — julho 3, 2018 @ 21:46 | Responder

    • Olá Edson.
      Santiago está localizada no vale central chileno, ao lado da Cordilheira do Andes, que é caminho e abrigo do famoso Vale Nevado (onde tem neve). No lado oposto a cordilheira está o mar do Oceano Pacífico com as belas Vinã del Mar e Valparaíso. Não os verá ao mesmo tempo, mas pode ir em um dia visitar Vina del mar e Valparaíso. E no outro dia subir a montanha e ver neve.
      Abraços e boa viagem.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 5, 2018 @ 17:55 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Blog no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!