A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

dezembro 29, 2012

Manuscritos do Mar Morto on line

Agora, os milhares de manuscritos do Mar Morto, que remontam há dois mil anos, foram fotografados e podem ser consultados online. 65 anos depois de serem descobertos estão agora ao alcance de todos.

​Entre os manuscritos estão alguns fragmentos do Antigo Testamento, como os Dez Mandamentos, o capítulo de Gênesis, Salmos, ou o Livro de Isaías.

Manuscritos_jpg

Os Manuscritos do Mar Morto foram descobertos no ano de 1947 e são os mais velhos manuscritos bíblicos até o momento. Possuem importância histórica e religiosa. Eles foram fotografados em até 1.200 megapixels, resolução suficiente para que você possa ampliar e ver rachaduras e descolorações. Esta é uma iniciativa firmada em 2011 numa parceria entre o Museu de Israel e o Google.

Muitos anos depois de terem sido descobertos, e milhares de anos depois de terem sido escritos, os documentos Manuscritos do Mar Morto já estão na rede mundial de computadores, através de uma colaboração entre o Google e a Autoridade de Antiguidades de Israel. No total, são mais de cinco mil  documentos e imagens disponíveis em alta resolução desde o dia 18 de dezembro e podem ser consultados à distância em um clique. 

Os manuscritos estão disponíveis no site dead sea scrolls

O site do museu é em inglês, mas usando algum tradutor automático é possível acessar sem muita dificuldade os menus e orientações em língua portuguesa.
Abaixo de cada pergaminho existe uma descrição textual histórica que contextualiza o documento e sua importância. Ao clicar em algum verbete no manuscrito, surge a tradução em inglês ou em português para quem usar o tradutor automático.
Atualização (em 11/02/2014) -A Biblioteca Digital on line dos Manuscritos do Mar Morto lançou uma nova versão de um documento que contém informações mais detalhadas e um arquivo gráfico com 10.000 novas fotos em alta definição.

A nova edição permite aos visitantes explorar uma grande variedade de manuscritos, como o Livro do Êxodo, em hebraico arcaico.

novo site é gerenciado pela Autoridade de Antiguidades de Israel e uma de suas maiores inovações é a inclusão de cerca de 10.000 imagens multiespectrais capturadas em alta resolução, o que contribuiu para uma melhor preservação da documentos.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: