Agora, os milhares de manuscritos do Mar Morto, que remontam há dois mil anos, foram fotografados e podem ser consultados online. 65 anos depois de serem descobertos estão agora ao alcance de todos.
Entre os manuscritos estão alguns fragmentos do Antigo Testamento, como os Dez Mandamentos, o capítulo de Gênesis, Salmos, ou o Livro de Isaías.

Os Manuscritos do Mar Morto foram descobertos no ano de 1947 e são os mais velhos manuscritos bíblicos até o momento. Possuem importância histórica e religiosa. Eles foram fotografados em até 1.200 megapixels, resolução suficiente para que você possa ampliar e ver rachaduras e descolorações. Esta é uma iniciativa firmada em 2011 numa parceria entre o Museu de Israel e o Google.
Muitos anos depois de terem sido descobertos, e milhares de anos depois de terem sido escritos, os documentos Manuscritos do Mar Morto já estão na rede mundial de computadores, através de uma colaboração entre o Google e a Autoridade de Antiguidades de Israel. No total, são mais de cinco mil documentos e imagens disponíveis em alta resolução desde o dia 18 de dezembro e podem ser consultados à distância em um clique.
Os manuscritos estão disponíveis no site dead sea scrolls
A nova edição permite aos visitantes explorar uma grande variedade de manuscritos, como o Livro do Êxodo, em hebraico arcaico.
O novo site é gerenciado pela Autoridade de Antiguidades de Israel e uma de suas maiores inovações é a inclusão de cerca de 10.000 imagens multiespectrais capturadas em alta resolução, o que contribuiu para uma melhor preservação da documentos.
Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!