Estou em São Luis/MA, onde passarei as festas de Natal. Por aqui, as festas de fim de ano ganham o colorido e a alegria dos Grupos de Reisado e Pastores. De tradição européia, os cordões representam o auto do nascimento de Cristo, com ritmos alegres e coreografias dançantes. Os participantes usam roupas coloridas, com bordados e fitas. A música incorpora a pulsação de ritmos tradicionais da cultura popular. Alguns grupos do Maranhão introduziram personagens do Divino Espírito Santo, como o Imperador e a Imperatriz. O espetáculo apresentado é um jeito lúdico e muito divertido de saudar a vinda do menino Jesus no presépio.
No último dia 17 aconteceu um cortejo com a presença de vários grupos de Reis e Pastores, além do espetáculo teatral “Natalina da Paixão”, da Companhia Barrica. Com a participação de bailarinos e artistas, o grupo reinventou o auto, com músicas próprias e a inclusão de novos personagens, como as Cristinas de Jesus (mutucas do Senhor) e os Patriarcas (profetas) do Senhor.
As Cristinas eram homens vestidos com roupas brancas, adornados com flores, medalhas e fitinhas religiosas. Nas mãos, um cajado enfeitado de flores e frutos de plástico. Os patriarcas eram mulheres que usavam túnicas coloridas feitas de pano de rede, usando lenços de cetim na cabeça. As crianças acompanharam o cortejo representando o espírito santo. Todos eram músicos, dançarinos e cantores que seguiram em cortejo pelas ruas oferecendo pão e vinho.
Os grupos de reis descem as principais ruas do Centro de São Luís, saindo da Praça João Lisboa, passando pela Praça Dom Pedro II até chegar a Praia Grande. Até o dia de Natal outras companhias farão o cortejo.
Os reisados e grupos que introduziram outras figuras simbólicas do nascimento do Messias (pastores, cordão de pastores, pastoris e pastorais) originaram-se na Europa, durante a Idade Média. Todos incorporaram elementos europeus e do Oriente Médio, ganhando adaptações regionais pelo mundo afora.
No Brasil, foram introduzidos pelos portugueses e espanhóis. Os reisados e folias de reis são os mais populares, devido a sua proximidade com as manifestações carnavalescas, uma vez que os grupos de foliões saem por ruas, estradas, vilas, sítios, fazendas e campos, cantando, tocando, dançando, visitando casas e presépios da região. No centro histórico de São Luis é comum encontrar presépios montados nas portas das casas, deixando-os a vista para os transeuntes.
Outra característica forte dos reisados são a riqueza e o colorido das roupas, além da variedade instrumental (cordas, percussão e metais). Ao contrário dos pastores, as folias de reis apresentam-se durante o ano inteiro, não se limitando somente aos meses de dezembro e janeiro.
No Brasil, existem cordões e grupos de reis em todos os estados, tendo muito elementos comuns, mas também diferenças marcantes quanto ao canto, bailado, trajes e ritmo. No Maranhão, as folias e reisados não são encontrados em grande quantidade, em relação aos pastores e pastoris.
Alguns introduziram elementos próprios, como o imperador e a imperatriz dos festejos do Divino Espírito Santo. Estes não possuem uma função definitiva, apenas acompanhando o cortejo que segue em direção à cidade de Belém.
O Reisado Folias de Natal busca ser o mais fiel possível aos reisados e folias de outros estados, mantendo as roupas ricas em bordados e fitas. O cordão de espadas e os ritmos alegres e mais dançantes, com coreografias soltas e vibrantes. Alguns personagens inerentes dos pastores são encontrados, mas os principais são a Sagrada Família e os cordões de espadas.
Os guardiões de fitas (cordão de espadas) abre o caminho para os personagens do reisado passarem, em suas visitas aos presépios existentes nas comunidades e igrejas. Ao final, é montado um presépio vivo.
As apresentações das Folias de Natal continuarão em comunidades de São Luís, prosseguindo até o dia 6 de janeiro, quando são celebrados os santos reis Gaspar, Baltazar e Belchior. Os três representam os povos da Terra homenageando o nascimento de Cristo.
Fotos do site http://www.cultura.ma.gov.br
NOSSA !!! AUGUSTO E ALIM … que coisa mais linda !!! as pessoas , as roupas …tudo muito lindo , e bem colorido …deveser muito lindo , ver isso tudo deperto não ????? BOAS FÉRIAS PRA VOCES , aproveitem bem um beijo à todos ai .. …
CurtirCurtir
Comentário por IVONE VERONICA — dezembro 22, 2012 @ 21:51 |
Oi Ivone. As tradições natalinas aqui são bem diversas, bonitas e simples. Bjs.
Em 22 de dezembro de 2012 21:51, A Simplicidade das Coisas — Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — dezembro 23, 2012 @ 12:25 |
Boa Noite Augusto
Como boa Nordestina que sou quero lhe parabenizar por sua opção de viagem. Muitos viajam para o Exterior com tantas coisas lindas para conhecer no Brasil. Não deixe de conhecer os Lençois Maranhenses. É um Cenário “Surreal”. Por favor tire muitas fotas e traga para a gente se deliciar.
FELIZ NATAL para você e Família.
Clara
<
CurtirCurtir
Comentário por Maria Clara — dezembro 22, 2012 @ 22:57 |
Bom dia Maria Clara. Pois é… É a minha quarta vez em São Luis e ainda não tive o prazer de conhecer esse espetáculo da natureza que são os Lençóis Maranhenses. Um vez por conta de trabalho, outras por não ser a época das chuvas… Mas, um dia ainda irei. Abraços. Augusto
Em 22 de dezembro de 2012 22:57, A Simplicidade das Coisas — Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — dezembro 23, 2012 @ 12:27 |
Parabéns, Augusto. Belo trabalho. Nem os “estudiosos” daqui haviam feito um trabalho tão lindo e imparcial como esse. Em poucas palavras e muitas imagens, você mostrou as festas natalinas em São Luís. Vale lembrar que o Reisado Folias de Natal é uma montagem cultural do Grupo Foliões. Queremso ser um reisado do Brasil, não apenas do Maranhão, mas sempre levando a marca registrada da arte maranhense. Levando a felicidade de Jesus para todos os corações através da cultura popular. Abraços e venha nos visitar sempre. Muito obrigado, mesmo!
CurtirCurtir
Comentário por WILLIAM MORAES CORREA (GRUPO FOLIÕES) — agosto 2, 2013 @ 18:38 |
Bom dia William!
Já estive quatro vezes em São Luis. Irei novamente em meados de novembro! Gosto muito da cidade, de seu povo e costumes.
Parabéns ao Grupo Os Foliões pelo excelente trabalho de resgate e preservação da memória que realiza! Persistam sempre!
Abraços.
Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — agosto 5, 2013 @ 8:41 |
Obrigado, Caro Augusto. Entre em contato conosco: osfolioes@bol.com.br , (98) 8800-7821, 8850-5809, 3302-6369, 3251-2086. Bloco Os Foliões, Grupo Foliões, Reisado Folias de Natal, Raízes de Portugal.
Abraação,
William.
CurtirCurtir
Comentário por WILLIAM MORAES CORRÊA — abril 23, 2014 @ 19:20 |
Oi William.
Quando voltar para São Luis certamente os procurarei para conhecer o trabalho dos Foliões mais de perto.
Abraços.
Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — abril 23, 2014 @ 23:41 |
QUE BOM! ESTAMOS MUITO FELIZES COM O RECONHECIMENTO EM TÃO PRECIOSA MATÉRIA. E O REISADO VIRÁ AINDA MAIS BELO EM 2014, COM AS GRAÇAS DE DEUS. VAMOS, AGORA, PARA O SÃO JOÃO, COM AS FOLIAS JUNINAS E A RAÍZES DE PORTUGAL. AGUARDAMOS SEU CONTATO. ABRAÇOS E FELICIDADES.
CurtirCurtir
Comentário por WILLIAM MORAES CORREA — abril 25, 2014 @ 13:22 |
Se quiser me mandar suporte para um texto sobre o São João, terei prazer em escrever e publicar no blog. Mande fotos tb.
Abraços.
Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — abril 26, 2014 @ 0:03 |