A prefeitura da cidade já reservou um terreno de uma quadra na região central para a construção do Memorial Ulysses Guimarães. Doutor Ulysses, como era carinhosamente chamado o deputado, presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, e foi um dos principais políticos a combater a ditadura militar.
A inspiração para criar a homenagem veio da própria circunstância de sua morte. Ulysses morreu em 12 de outubro de 1992, aos 76 anos, quando o helicóptero em que estava com a mulher, Mora, o senador Severo Gomes e a mulher caiu no mar de Angra dos Reis, no litoral do Rio. Apenas o corpo de Ulysses nunca foi encontrado.

Projeto do Memorial Ulysses Guimarães, em Rio Claro/SP

Projeto do Memorial Ulysses Guimarães, em Rio Claro/SP
Serão três prédios – o memorial, o auditório e o prédio das artes – são interligados pela Praça das Águas. As pessoas vão poder caminhar sobre as águas por passarelas. A princípio, o memorial ficaria num terreno menor, mas agora a prefeitura reservou uma quadra inteira. Serão três edifícios de grande suntuosidade. O do memorial propriamente dito é em forma de cone, como se fosse um vulcão.
Ulysses começou a carreira política em 1947, quando se elegeu deputado estadual em São Paulo. No começo dos anos 1980, foi um dos principais líderes da campanha pelas Diretas Já. Com a derrota no Congresso Nacional da emenda que instituía a volta das eleições presidenciais diretas, articulou a campanha vitoriosa de Tancredo Neves na eleição indireta de 1984. Com a morte de Tancredo, José Sarney assumiu a Presidência. Ulysses se candidatou a presidente em 1989 pelo PMDB, mas teve apenas 4% dos votos válidos no 1º turno. Fernando Collor de Mello venceu a eleição.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Boa tarde, Augusto, olhe só, estou lendo notícia da região em primeira mão aqui por você.
Tenho certeza de que o memorial vai ficar lindo, digo em ambos os sentidos, o prédio em si e o significado da obra.
Acho que você deve saber, foi noticiado apenas regionalmente.
Araras é a única cidade da região que tem uma construção projetada pelo Niemeyer, no caso o teatro Estadual, que foi construído em parceria com o governo Quércia no início da década de 1990.
Mas infelizmente, aqui é tudo muito limitado ‘culturalmente falando.’ Nem cinema funcionando aqui tem.
Senti muita falta de uma homenagem ao Niemeyer que vejo como justa e merecida, nem uma ‘fita preta’ em volta do teatro, ou um outdoor,
Abraço de Luz e Paz.
CurtirCurtir
Comentário por sissi2011Simone Schimidt — dezembro 12, 2012 @ 18:25 |
Oi Simone. Conheço o Teatro de Araras! Fui apenas uma vez! Aliás, Araras é uma cidade encantadora. Abrs. Augusto
Em 12 de dezembro de 2012 18:25, A Simplicidade das Coisas — Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — dezembro 12, 2012 @ 20:59 |