Imagens do Cementerio del Buceo de Montevidéo (Cemitério Central, de Montevidéu). Muitos o comparam com o Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, guardadas as devidas proporções. Com lápides assinadas por artistas consagradados como Enrique Lussich e José Livi, o cemitério Central de Montevidéu atrai turistas para um passeio, no mínimo, inusitado. Organizado pela prefeitura da capital uruguaia, o passeio turístico é realizado à noite e por grupos de até 40 pessoas, com guias e músicos. O trajeto tem como foco os túmulos de personalidades e os monumentos, esculturas e adornos que enfeitam o lugar.
Construído em 1835 e ampliado em 1860 e 1868, é o mais antigo da capital e foi concebido como um jardim cercado por arvoredos.
Túmulos com motivos religiosos, como cruzes e imagens de Jesus Cristo convivem com âncoras (consideradas elementos de salvação), papoulas (flores que conduzem ao sonho eterno), e figuras que mostram a velhice e a passagem do tempo, como os relógios de areia. Os anjos, intermediários entre o céu e a terra, dividem espaço com símbolos maçônicos e decoração militar.
Com seus monumentos e esculturas, o cemitério relembra a história da capital uruguaia, e o passeio pelo local serve também para mostrar um pouco mais sobre a arquitetura de Montevidéu.
São obras de arte lindíssimas! Parabéns pela seleção. Abraço
CurtirCurtir
Comentário por Maria do Carmo — dezembro 9, 2012 @ 10:09 |
Obrigado, Maria do Carmo. Um abraço.
2012/12/9 A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — dezembro 9, 2012 @ 11:51 |