A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

novembro 23, 2012

Jardim Botânico de Montevidéu – um passeio que revela 600 diferentes plantas do mundo

O Jardim Botânico de Montevidéu é o primeiro e único jardim botânico do país. São 600 espécies espalhadas por três grandes áreas. É conhecido por seu importante trabalho no que diz respeito ao ensino de Botânica.

O Jardim funciona como um centro de atividades científicas, bem como de informação e formação em Ciências Botânicas para o público em geral.

Por suas trilhas pode-se fazer vários passeios temáticos –  há um roteiro ecológico, outro geográfico e um de botânica sistemática – o visitante pode conhecer a flora das diferentes áreas geográficas do mundo e uma extensa exposição de plantas aquáticas, outra de plantas de lugares secos e outra ainda com plantas de sombra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Jardim Botânico foi criado em 1902 com o intuito de dar contribuição cultural para as pessoas em uma área específica do conhecimento.

No início, apenas um hectare era ocupado pelo Jardim Botânico e possuía infra-estrutura sofrível. Mais tarde foi ampliado para 13 hectares e um quarto, pois foi incorporado o terreno de propriedade do viveiro municipal, superfície que mantém até os dias de hoje.

As três grandes áreas e suas plantas estão agrupadas por parentesco botânico, seus lugares de origem, por grandes regiões ou países, ou suas exigências ecológicas de acordo com as condições ambientais (plantas de sombra, de clima seco e quente ou de água).  

Os exemplares do Cipreste Calvo, nativos dos Estados Unidos da América, que mostram suas raízes sobressaindo da terra (veja as fotos), são outra atração do jardim. A estes se somam as plantas aquáticas e as indígenas. A maioria das plantas estão identificadas com placas que contêm o nome popular e o científico.

O Museu Botânico, localizado próximo da entrada principal, é o escopo do trabalho da equipe técnica para o estudo das plantas. Tem uma biblioteca especializada, um herbário com amostras secas de plantas silvestres e uma coleção dos frutos secos de  várias espécies.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: