A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

novembro 21, 2012

São Paulo – imagens do centro da cidade e sugestão de roteiro para fazer a pé

São Paulo é uma cidade tão grande que é impossível explorar os pontos históricos em um único dia. A principal característica da maior cidade do Brasil e terceira do mundo em número de habitantes (são cerca de 12 milhões de pessoas) – é que ela é um mosaico cultural formado pelo legado de imigrantes de todo o mundo e com os próprios brasileiros que vieram de todas as regiões do país.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A cidade possui prédios dos mais diversos estilos, formas e tamanhos. Caminhar no centro é ver a história da cidade ser contada por suas construções.  
Você pode comparar o velho com o novo, por exemplo, visitando o Páteo do Collégio, que é da época da colonização e o contemporâneo pórtico da Praça do Patriarca.

Logo ali perto está o imponente Theatro Municipal e o Altino Arantes (antiga sede do Banespa). O trajeto que fiz para registrar essas fotos reúne representantes dos diversos estilos desenvolvidos na cidade durante sua história  – desde obras de arquitetos renomados, até construções mais simples e obras de arte do Cemitério da Consolação. E o melhor de tudo – dá para conhecer tudo a pé!

Sugiro o seguinte roteiro:
Mosteiro de São Bento; Edifício Martinelli;  Edifício Altino Arantes;  Banco de São Paulo;  Centro Cultural Banco do Brasil; Edifício Triângulo; Edifício Guinle; Caixa Cultural; Pateo do Collegio;  Tribunal de Justiça;  Secretaria de Justiça; Solar da Marquesa de Santos; Igreja da Ordem Terceira do Carmo;  Palácio da Justiça;  Catedral da Sé;  Escola de Comércio Álvares Penteado;  Faculdade de Direito;  Conjunto Franciscano e Igreja de São Francisco de Assis; Edifício Barão de Iguape; Igreja de Santo Antônio; Pórtico da Praça do Patriarca; Edifício Sampaio Moreira; Edifício Matarazzo (Prefeitura de São Paulo);  Edifício Alexandre Mackenzie; Theatro Municipal; Biblioteca Mário de Andrade; Avenida São Luis; Edifício Itália; Edifício Copan; Praça da República; Largo do Arouche.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Maravilhosas! Quem diria! Afinal, não é so concreto.

    Abraços de luz

    Curtir

    Comentário por Nabel — novembro 23, 2012 @ 15:15 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: