São Paulo é uma cidade tão grande que é impossível explorar os pontos históricos em um único dia. A principal característica da maior cidade do Brasil e terceira do mundo em número de habitantes (são cerca de 12 milhões de pessoas) – é que ela é um mosaico cultural formado pelo legado de imigrantes de todo o mundo e com os próprios brasileiros que vieram de todas as regiões do país.
A cidade possui prédios dos mais diversos estilos, formas e tamanhos. Caminhar no centro é ver a história da cidade ser contada por suas construções.
Você pode comparar o velho com o novo, por exemplo, visitando o Páteo do Collégio, que é da época da colonização e o contemporâneo pórtico da Praça do Patriarca.
Logo ali perto está o imponente Theatro Municipal e o Altino Arantes (antiga sede do Banespa). O trajeto que fiz para registrar essas fotos reúne representantes dos diversos estilos desenvolvidos na cidade durante sua história – desde obras de arquitetos renomados, até construções mais simples e obras de arte do Cemitério da Consolação. E o melhor de tudo – dá para conhecer tudo a pé!
Sugiro o seguinte roteiro:
Mosteiro de São Bento; Edifício Martinelli; Edifício Altino Arantes; Banco de São Paulo; Centro Cultural Banco do Brasil; Edifício Triângulo; Edifício Guinle; Caixa Cultural; Pateo do Collegio; Tribunal de Justiça; Secretaria de Justiça; Solar da Marquesa de Santos; Igreja da Ordem Terceira do Carmo; Palácio da Justiça; Catedral da Sé; Escola de Comércio Álvares Penteado; Faculdade de Direito; Conjunto Franciscano e Igreja de São Francisco de Assis; Edifício Barão de Iguape; Igreja de Santo Antônio; Pórtico da Praça do Patriarca; Edifício Sampaio Moreira; Edifício Matarazzo (Prefeitura de São Paulo); Edifício Alexandre Mackenzie; Theatro Municipal; Biblioteca Mário de Andrade; Avenida São Luis; Edifício Itália; Edifício Copan; Praça da República; Largo do Arouche.
Maravilhosas! Quem diria! Afinal, não é so concreto.
Abraços de luz
CurtirCurtir
Comentário por Nabel — novembro 23, 2012 @ 15:15 |
Boa tarde!
Agradeço pela visita.
Abrs.
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — novembro 23, 2012 @ 15:17 |