A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

novembro 11, 2012

Morar no centro de São Paulo – parte 2

Desde que eu deixei Rio Claro, interior de São Paulo e vim tentar a vida aqui em São Paulo várias pessoas me pedem dicas de como morar em São Paulo. E eu sempre respondo que se você não quer ficar neurótico com o trânsito, não quer depender de carro o ideal é morar no centro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Faz já algumas décadas que as maiores cidades do mundo se empenham no resgate de suas áreas centrais, inclusive São Paulo – onde, aparentemente, começa a existir uma tendência nesse sentido. A boa notícia é de que as pessoas estão voltando a morar no Centro paulistano. Segundo o IBGE, eram 170 mil moradores na região, em 1991. Nove anos depois, o Censo de 2000 detectou queda para 140 mil. Mais dez anos se passaram e, no Censo de 2010, um crescimento de 17,7% foi apontado, elevando os moradores no centro para mais de 160 mil moradores. 

Atualmente, o governo estadual participa de maneira efetiva desse esforço, com a recém-lançada iniciativa de incentivar a ocupação da área central de São Paulo, prevendo a construção ou reforma de 10 mil unidades habitacionais. Novos lançamentos imobiliários estão pipocando pelo centro. Há mais tempo a Prefeitura vem desenvolvendo planos nessa direção, destacando-se o Projeto Nova Luz, uma intervenção urbana abrangente, destinada a dar resultados no médio prazo. A iniciativa privada também participa, há bastante tempo, com a operação Viva o Centro.

Historicamente, o esvaziamento do Centro, como aconteceu em São Paulo, é o mesmo que costuma acontecer nas maiores cidades. Na medida em que surgem novos bairros residenciais, é para lá que se mudam as famílias inicialmente instaladas no Centro.

O empenho internacional de resgatar as regiões centrais das metrópoles tem como razão maior o aproveitamento de uma área que se caracteriza pela ótima estrutura de serviços – restaurantes, bares, cinemas, supermercados 24 horas, padarias, mercadinhos, além de transporte público abundante, redes de água, luz, esgoto e gás – e pela presença de empresas privadas e repartições públicas que garantem milhares e milhares de empregos. Reocupar de novo o Centro, portanto, significa utilizar uma ótima estrutura instalada e colocar as pessoas perto de seus empregos, com efetivos reflexos na melhoria do trânsito. Por exemplo – eu vou a pé para o trabalho. Chego em 20 minutos de caminhada.

Hoje em moro em um apartamento no centro de São Paulo, próximo da Praça da República (a vejo de minha janela), Theatro Municipal, bons restaurantes, padarias. Também é bem próximo ao Copan e da Praça Roosevelt. Todos me falam: “Nossa você mora bem!”. Aparentemente sim, se for comparar com as pessoas que moram em lugares bem distantes, em zonas afastadas – realmente é!

Mas, morar no centro também tem seus contras – há ruas que depreciam o lugar onde você mora – durante o dia é um ambiente movimentado, mas a noite muitos lugares do centro se transformam. Ruas ficam desertas, com pontos de prostituição, etc. Muitos moradores de rua espalhados pelas calçadas. Mas, isso não é privilégio do centro – eles estão espalhados por todos os cantos da cidade. Até em bairro considerados nobres.

Em contrapartida, tenho ônibus para todos os lados da cidade exatamente na porta do meu prédio. Duas linhas do metrô a menos de 100 metros.  Muitos teatros, mini mercados 24 h, ótimas padarias, etc.  Não compensa?

Abaixo, fotos do apartamento onde moro.

23 Comentários »

  1. Oi Augusto,

    que delcia de casa! Perfeita, s falta um ou dois gatinhos, no acha? Parabns!

    Vera

    Curtir

    Comentário por vera helena — novembro 11, 2012 @ 17:28 | Responder

  2. Que chique !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabns pela organização !!!

    Curtir

    Comentário por Luciana — novembro 11, 2012 @ 19:29 | Responder

    • Oi Luciana. Quer dizer pela falta de organização, não é? Fiz as fotos sem arrumar nada. Bjs.

      2012/11/11 A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — novembro 11, 2012 @ 19:48 | Responder

  3. QUE SAUDADES DAI !!!!! SUA CASA É UMA DELÍCIA MESMO ..E TUDO ARRUMADINHO SIM ….PARABENS .

    Curtir

    Comentário por IVONE VERONICA MARTIN CHRISTOFOLETTI. — novembro 11, 2012 @ 20:58 | Responder

  4. Já conhecia tua cozinha,através do blog da Lilian.Agora fiquei encantada com o restante do apartamneto!!Tudo de muito bom gosto.
    Amei os potes de barro usados como mesa de cabeceira.Muito criativo!
    Parabéns!

    Curtir

    Comentário por Semíramis Barbosa — novembro 11, 2012 @ 22:43 | Responder

  5. Estou encantada, muito bonito, organizado e de bom gosto !
    Abraço.

    Curtir

    Comentário por Lílian Almeida — novembro 11, 2012 @ 23:05 | Responder

    • Boa tarde Lilian.
      Obrigado. Mas, nem tudo nas fotos está bem organizado. Rs.
      Abrs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — novembro 12, 2012 @ 12:10 | Responder

  6. Parabéns!!! Amei esse apartamento. Organizado e de um bom gosto…Perfeito!
    Posso “copiar” algumas ideias ? Abraço e uma ótima semana!

    Curtir

    Comentário por gabi perezin — novembro 11, 2012 @ 23:55 | Responder

    • Oi Gabi.
      Agradeço sua visita. Fique a vontade para copiar o que quiser.
      Abrs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — novembro 12, 2012 @ 12:06 | Responder

  7. Um belo “apartloft”… Gostaria que você conhecesse um vizinho seu que mora no Largo do Arouche. Ele mora em cima do Gato que Ri e é um cara genial como você. Ele desenhou uns asteroides na banca de revista do Largo. Se você quiser saber um pouco dele, procure por Alessandro Bender no facebook. Abração.

    Curtir

    Comentário por Egberto Cavariani — novembro 12, 2012 @ 12:09 | Responder

  8. Lindo, organizado, confortável, prático…tudo o que é de bom para se viver com tranquilidade. Parabéns

    Curtir

    Comentário por cleusa pasqualin — novembro 13, 2012 @ 14:43 | Responder

  9. Que bom gosto, hein Augusto? A Lilian tinha razão, tua casa é muito agradável, realmente uma casa com “vida” e personalidade. Parabéns!!!

    Curtir

    Comentário por Simone Klimel — novembro 13, 2012 @ 21:22 | Responder

  10. […] 11 anos, mas, sempre mantenho meu pé no interior do estado, onde nasci. Aqui na capital, procurei um apartamento que tivesse “cara” de casa. Hoje, vivo nesse apartamento que tem até uma pequena área […]

    Curtir

    Pingback por Vila Maria Zélia – um tesouro no centro de São Paulo | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — janeiro 11, 2014 @ 23:18 | Responder

  11. eu também optei por morar no centro de sp, na praça roosevelt antes da reforma.
    no começo fiquei meio receoso do centro.
    ..hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz, meu apartamento é pequeno, quero me mudar para um maior, mas devo alertar que antes de mudar para o centro a pessoa deve saber escolher, ainda tem muitos lugares perigosos a noite.

    Curtir

    Comentário por wilson — janeiro 27, 2014 @ 15:57 | Responder

  12. […] Já falei aqui que moro no primeiro andar de um edifício que tem um apartamento por andar. É uma construção sólida, da década de 30. E na época da construção não havia ainda por aqui o gás encanado. Quando resolveram […]

    Curtir

    Pingback por Cozinha e arte – uma reforma de amor e sabor! | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — abril 22, 2014 @ 14:28 | Responder

  13. Olà Augusto,
    Parabéns!!!!!!!!!! Adorei o seu apartamento e sua matéria sobre morar no centro. Eu sou Francesa e procuro um apê barato para reformar na sua região. Se reparar um tal na sua vizinhança, fale comigo por favor.
    Aproveito para lhe convidar a conferir minha pagina no Facebook https://www.facebook.com/wigwampage. Gostaria muito também de contribuir a valorizar a feito de morar no CENTRO. Abraços. Madeleine

    Curtir

    Comentário por Madeleine — abril 26, 2014 @ 11:26 | Responder

    • Olá, Madeleine!
      Agradeço sua visita ao blog! Por motivos de trabalho apenas, coloquei meu apartamento à venda dias atrás. Se souber de alguém que tenha interesse, o estou anunciando no site OLX com o título “Apartamento, estilo loft, amplo e funcional, com vista para a Praça da República”.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 26, 2014 @ 11:45 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!