A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

outubro 30, 2012

Exposição virtual Leonardo Interactivo – toda a genealidade do mestre como jamais foi vista!

Em junho de 2010 a Biblioteca Nacional da Espanha perguntou a seus usuários qual seria a próxima obra que queriam ver em conteúdo digital, depois do lançamento de Don Quixote  – que foi para a rede de computadores em outubro de 2010, e que desde então, acumulou 2,3 milhões visitantes usuários do Facebook.  Os usuários votaram a favor dos Códices Madri I e II , em que Leonardo da Vinci recorre a textos e desenhos para mostrar suas ideias sobre  geometria e construção, bem como uma série de projetos de dispositivos mecânicos. O trabalho de valor inestimável, depois de ter ficado 150 anos no limbo, responde por 10% da produção escrita do gênio renascentista. Os dois volumes, que foram submetidos a um processo de restauração extensa, foram apresentados no início deste ano na sede d BNE, em uma mostra que ainda está disponível na Internet.

E a resposta ao questionamento já está no ar, com a apresentação de Leonardo interativo  um projeto fantástico, que mostra o conteúdo de formas diferentes e você pode acessá-lo nas redes sociais através de computadores ou celulares. A Telefônica que encabeçou o projeto, assinou um acordo em 2008 e se comprometeu  a aplicar 10.000.000,00 de Euros. 

Leonardo da Vinci

Leonardo Interactivo inclui 718 páginas digitalizadas em que ocorre a transcrição peculiar e imprecisa do italiano de Leonardo e sua tradução para o espanhol, tem também conteúdos diversificados que vão desde animações em 3D, a um mapa cronológico que situa o renascentista em seu tempo, com a música da época, hotspots que apontam para informações adicionais ou animações em Flash.

O processo de digitalização é um elemento vital para a divulgação do conteúdo dos livros custodiados pelas bibliotecas. Para realizar a Leonardo Interactivo, foram investidas mais de 20.000 horas de trabalho por 40 profissionais multidisciplinares.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Some really quality content on this site, saved to bookmarks .

    Curtir

    Comentário por Ione — outubro 31, 2012 @ 1:29 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: