A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

outubro 16, 2012

Unifesp firma acordo para disseminar a cidadania fiscal

Tema será abordado na disciplina optativa “Política Fiscal e Cidadania” no Campus São Paulo

“Promover, coordenar e acompanhar as ações necessárias à elaboração e à implementação de um programa permanente de conscientização tributária visando despertar à sociedade para o exercício pleno da cidadania,” são os principais objetivos do Grupo de Educação Fiscal – GEF.

Tal proposta deixa de lado o objetivo imediato de aumento da arrecadação, passando a focalizar o interesse social. O Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF, tem escopo muito mais amplo – busca o entendimento, pelo cidadão, da necessidade e da função social do tributo, assim como dos aspectos relativos à administração dos recursos públicos.

Com o envolvimento do cidadão no acompanhamento da qualidade e da propriedade dos gastos públicos, estabelece-se controle social sobre o desempenho dos administradores públicos e asseguram-se melhores resultados sociais. O aumento dessa cumplicidade do cidadão em relação as finanças públicas torna mais harmônica sua relação com o Estado. Este é o estágio de convivência social desejável e esperado.

E o Programa está avançando. A Universidade Federal de São Paulo e a Receita Federal de São Paulo firmaram na manhã da última quinta-feira, 11/10, um termo de cooperação técnica inédito no país entre dois órgão federais, cujo objetivo é disseminar conceitos de cidadania fiscal por meio de disciplina optativa no Campus São Paulo da Unifesp.

A Educação Fiscal será abordada na disciplina optativa “Política Fiscal e Cidadania”, da UNIFESP

Compuseram a mesa o Superintendente da Receita Federal de São Paulo, José Guilherme Antunes Vasconcelos, o Superintendente Adjunto da Receita Federal de São Paulo, Marcelo Barreto de Araújo, o Diretor Geral Adjunto da ESAF – Brasília, Nerylson Lima da Silva, o Diretor Adjunto da Escola Fazendária, Ronald Eduard Kyrmse, e o reitor da Unifesp, Walter Albertoni.

Durante o evento, Vasconcelos salientou a importância de estabelecer esta primeira parceria com uma universidade de renome como a Unifesp. “Este relacionamento nasceu visando a educação fiscal, mas temos outros temas que podemos tratar de agora em diante pelos dois órgãos. Agora é colocá-lo em execução”, disse. Já Araújo enfatizou o fato da Receita Federal buscar constantemente o preparo da sociedade para o exercício da cidadania.

Sob o nome “Política Fiscal e Cidadania”, a disciplina ficará sob coordenação da Unifesp e será ministrada por servidores públicos integrantes da Receita Federal do Brasil ou dos parceiros integrantes do GEFE – SP (Grupo de Educação Fiscal de São Paulo).
Segundo Albertoni, a disciplina poderá se estender para os demais campi da Unifesp. “É importantíssimo que não apenas os nossos alunos, mas também os nossos professores tenham esse contato com o tema e possam discutir esse exercício de cidadania que é a educação fiscal”, salientou o reitor.

Fonte: http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia&m=ler&cod=4c95e002

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: