A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

setembro 29, 2012

Praça Roosevelt, em São Paulo, é reinaugurada

A Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo, foi reinaugurada hoje, dia 29 de setembro, após alguns anos fechada para reformas que tirou o local do abandono. A Roosevelt, que antes abrigava moradores de rua e usuários de drogas, teve sua estrutura recuperada e ganhou mais de 260 novas árvores, luminárias, parques de diversão para crianças e novos espaços abertos. Além disso, a praça ganhou quiosques para floricultura, parquinho, banheiro público e base da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas, ainda falta construir o batalhão da Policia Militar, que vai ficar perto da Rua Augusta.

A praça está mais aberta, tem 25 mil metros quadrados, sendo que 380 são só para os cachorros. O “cachorródromo” da nova Roosevelt agradou as pessoas que têm bichos de estimação: o espaço é gramado, tem bancos para os donos sentarem e bebedouro para os animais.

Localizada entre as ruas Augusta e da Consolação, na região central de São Paulo, a praça foi praticamente reconstruída por meio de uma obra orçada em R$ 55 milhões, dos quais 15% foram bancados pela Prefeitura. Os demais 85% vieram do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento. As obras deram uma nova cara à praça, que antes tinha dois “andares” interligados por duas rampas de acesso. O nível superior foi demolido, assim como a rampa circular que antes se situava próximo à Rua da Consolação.

A Praça Roosevelt foi fundada no ano de 1970. Na época não havia muitas árvores, apenas muros e concreto numa área de 30 mil metros, o que fazia o local ser pouco movimentado e inseguro. Por muito tempo foi deixada de lado, e apenas em meados de 2000 ela voltou a ser pauta da administração pública municipal.

Com a instalação de companhia de teatros nos últimos anos a reputação da região mudou para melhor. O primeiro grupo foi Os Satyros, em 2000. Hoje, ali podem ser encontrados outros teatros como: Os Satyros, Um e Dois, Studio 184, Teatro do Ator e o Espaço Parlapatões. A imponente Igreja Nossa Sra. da Consolação também é destaque da Praça Roosevelt.

A função de deixar a praça acolhedora e com um ar de descontração também fica com os bares ao redor dos teatros. Mesas e cadeiras espalhadas pelas calçadas, música e muita conversa são cenas vistas diariamente.

Milhares de paulistanos frequentam a Praça Roosevelt, desde crianças, trabalhadores, artistas de teatro, travestis, boêmios, intelectuais etc. Gradativamente, o mercado imobiliário cresce e isso mostra a valorização dos arredores do local. Agora, com a recuperação da praça, a valorização aumentou ainda mais.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: