A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

agosto 23, 2012

Witness: um site que mostra a verdade!

Existe por aí um debate sobre o ciberativismo que questiona se ele é um ativismo de “escritório” ou não. Mas, a verdade é que há um grande número de organizações espalhadas pelo mundo e que desenvolveram novas formas de fazer campanha usando as ferramentas on-line e, mais especificamente, gratuitas.

Veja isso, filme isso, mude isso

 Witness é uma dessas ONGs.  Seu lema diz tudo: “See it, film it, change it.”  Esse é o trabalho dessa organização internacional de direitos humanos, que treina e fornece materiais para os grupos de ação, mostrando como podem defender seus direitos baseando suas campanhas em materiais audiovisuais.  Estes materiais logo chegam na rede, inundando o mundo com realidades que muitas vezes não queremos ou não podemos ver.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras – um vídeo então são milhões de imagens. A empatia pode ser alcançada em apenas alguns segundos.

Histórias de sofrimento e superação que desaparecem do nada e, aparentemente, nunca existiram. Ao gravá-las, não só podem durar eternamente, mas também podem tornar-se um testemunho que pode nos ajudar a mudar o mundo.

WITNESS funciona através da Internet, e qualquer pessoa que quiser pode participar do projeto e tornar-se parte dele.

Tais testemunhos, indesejados em muitos casos, têm duas frentes complicadas – no norte da África, por exemplo, geraram revoltas e muitos dos ativistas que apareceram nos vídeos divulgados pela organização foram mortos pelos regimes que queriam derrubar. São histórias dramáticas, que a organização está tentando evitar de mostrar seus rostos, utilizando um software que permite que você assista o vídeo, mas borra os rostos dos protagonistas.

A segunda frente é abrir novas plataformas de distribuição, como estão fazendo agora.  Em várias ocasiões, os vídeos da ONG foram excluídos pelo Youtube, acusando-os de ter conteúdo inadequado. Isto significa não só a interrupção da divulgação do filme, mas também a perda do material  para sempre.

Anúncios

4 Comentários »

  1. bom dia Augusto!
    interessante o seu post! realmente com a internet as informações chegam em segundos à nossa vida. Exemplos bons e ruins, que servem para nos nortear o caminho a seguir
    um grande abraço!

    Curtir

    Comentário por RoPertile — agosto 23, 2012 @ 8:39 | Responder

  2. Oi! Adorei o blog!
    Gostaria muito de entrar em contato para fazer uma proposta interessante.
    Aguardo seu retorno.

    Curtir

    Comentário por Anabela — agosto 23, 2012 @ 16:45 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: