A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

julho 24, 2012

Os casamentos por conveniência no Brasil – envolvidos poderão ser presos por até 5 anos!

Acabo de ler uma reportagem escrita por Maria Martin, onde fala que casamentos por conveniência estão em alta no Brasil. Ela diz que nosso país é o mais próspero da América Latina e que a dificuldade de conseguir um visto para viver e trabalhar aqui é grande, o que leva muitos estrangeiros a cometer essa fraude. Fala de um espanhol de 36 anos que trocou Berlim por São Paulo. Está por aqui há três meses e planeja se casar com uma mulata de 36 anos que trabalha como empregada doméstica. Conheceu-a no facebook.

Para os europeus o Brasil é visto como a terra das oportunidades.

Luis é publicitário e assumidamente gay. Algumas semanas com sua “noiva”, muitas fotos para registrar a convivência… Poucos meses depois se casarão frente ao juiz de paz. Depois, uma assinatura, um beijo e até nunca mais. Casar-se é apenas um meio para ter a permissão de morar e trabalhar legalmente no Brasil. 

Esses casamentos por conveniência começaram a aumentar entre os europeus que emigram sem visto e em busca de outra oportunidade de vida frente à crise europeia. Isso já aconteceu em alguns países daquele continente no final dos anos 90 e deixou muitas autoridades com dor de cabeça. Pagava-se até 10 mil euros por um casamento com um espanhol, por exemplo.

Luis assume seu medo e diz que conhece três alemães no Rio de Janeiro e um americano aqui em São Paulo que “arranjaram-se” dessa forma. O processo não é simples – envolve a Polícia Federal, a qual visita o imigrante, que entrevistam amigos, querem provas documentais. Se tudo estiver “correto”, a nacionalidade poderá ser requisitada em um ano. Porém, se constatarem que é fraude, a ‘”noiva” será acusada pelos delitos de falsidade ideológica e documental, e poderá ser presa por até 5 anos. E Luis será expulso do Brasil.

Segundo a jornalista, os pedidos de visto permanente baseados em casamentos com brasileiros aumentaram 95% entre 2009 e 2010. Houve 6.303 pedidos segundo o Ministério da Justiça. Em 2011 esse número estabilizou. Foram 3.479 estrangeiros que entraram com o pedido. Foram negados para 13% deles.

No Consulado da Espanha em São Paulo, há uma montanha de pedidos de casamentos entre espanhóis e brasileiros.  Idem no Consulado da França.

Outro espanhol de 28 anos, de nome Pedro, professor de Educação Física, também optou pelo casamento por conveniência. Decidiu se casar para escapar da burocracia, para não ter que voltar para a Espanha, ter que esperar os trâmites do visto e gastar um dinheiro que não possui. Mora em Campinas com sua futura esposa. Sua família não sabe que vai se casar.

Segundo alguns advogados e especialistas, o Brasil precisa de mão de obra qualificada para alguns tipos específicos de trabalho e estrangeiros são sempre bem vindos. Mas, há outras formas de se conseguir um visto de permanência. Dizem que casar por conveniência é encontrar uma solução para o problema de ficar por aqui, porém pode ser a convivência eterna com um conflito.

Anúncios

11 Comentários »

  1. Se houver alguma Polaca, Russa, Holandesa ou Francesa querendo casar por conviniência estou a disposição, e precisando de uma pequena doação (dote) de uns 100 mil euros mais ou menos. Alguém se habilita?

    Curtir

    Comentário por Geraldo — julho 24, 2012 @ 22:38 | Responder

  2. Gotaria de realizar este tipo de casamento de coveniencia pois vejo isto como uma troca de valores qem quiser realizar o valor deste casamento e de 70 mil reais em troca dou lhe a cidadania pra que a pessoa possa montar uma empresa aqui no Brasil isto e casando me com uma pesssoa de outro pais depois este casamento sera desfeito

    Curtir

    Comentário por eloina-sousa@bol.com.br — dezembro 13, 2012 @ 10:46 | Responder

  3. sou loira, olhos azuis, 43 anos e procuro um casamento por coveniencia para q possa ajudar meus filhos nos estudos, sou divorciada legalmente

    Curtir

    Comentário por monica — fevereiro 17, 2013 @ 20:56 | Responder

  4. Como eu posso encontrar este tipo de casamento? Só que gostaria de me casar com brasileiro,pode ser gay que deseje casa para apresentar a família eu e minha amiga estamos procurando este tipo de casamento.

    Curtir

    Comentário por Eliana — agosto 30, 2013 @ 12:40 | Responder

    • Oi Eliana.
      Geralmente vc encontra esse tipo de oferecimento em sites de relacionamento.
      Abrs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — agosto 30, 2013 @ 12:46 | Responder

    • Eliana tenho interesse

      Curtir

      Comentário por Felipe — janeiro 17, 2014 @ 17:41 | Responder

      • Eliana tenho interesse

        Curtir

        Comentário por Felipe — janeiro 17, 2014 @ 17:42

      • Obrigado pela visita!
        Abrs

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — janeiro 17, 2014 @ 20:54

    • olá boa noite.. gostaria de saber se já conseguiu a cidadania brasileira, caso cntrário acho que podemos conversar, desde já eu agradeço a resposta!

      Curtir

      Comentário por João — dezembro 19, 2014 @ 18:36 | Responder

      • Oi João.
        Estou com toda a documentação para ser analisada pelo consulado. Acredito que serei chamado até a metade de 2015 para apresentar os documentos.
        At.
        Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — dezembro 19, 2014 @ 18:41


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: