A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

julho 17, 2012

Educação Fiscal, Educação Financeira, consumismo e cidadania – em pauta no “Globo Educação”

Desde pequenas as crianças convivem em estreita relação com a cultura do consumo. Nascem usando a fralda X, bebendo o leite Y, brincando com a boneca Z, jogando com o vídeo game W. Nos dias de hoje, cada vez mais se enfatiza a importância do “ter” em detrimento com o “ser”. Ir ao “shopping” hoje é comportamento de lazer e entretenimento da população, pois mesmo que não se compre nada, estar entre as mercadorias é manter acesa a chama do desejo para não se deixar de consumir – se a compra não se concretizar nessa visita, certamente será numa próxima.

Faz algum tempo, mas não muito, que não precisávamos de muitas coisas para sermos felizes. Bastava ter a barriga cheia, um teto sobre a cabeça e um pouco de calor para passar o inverno. Isso era quase tudo o que o ser humano precisava para ser feliz. Porém, as coisas mudaram…

Possuir alguns objetos – o celular da moda, o carro da moda, e tantas outras “coisas” – significa somar prestígio e reconhecimento entre pessoas.  Significa ser respeitado, admirado e invejado. As “coisas” já conquistaram o poder de interferir nas relações que mantemos com as pessoas. Se você já chegou a tal ponto, não acha que está mais que na hora de reverter esta situação?

Acredito que hoje o dinheiro que se gasta com a publicidade é muito maior do que se gasta com a educação pública e que a publicidade de todos os dias é mais formadora de nossa “subjetividade” do que o que se aprende na escola.

Pensar de forma crítica sobre o mercado de consumo, sobre a cidadania e avaliar nossa participação nesse processo, como co-autores na construção do mundo em que vivemos, é um dos desafios a ser enfrentado no campo educacional de hoje. Questionamentos são sempre bem vindos, pois estimulam a pensar naquilo que se tornou hábito na vida cotidiana. 

Comecei a escrever isso tudo porque no último sábado, 14/07, nossos parceiros do GEFE/RJ conseguiram uma grande façanha: lançar mais sementes do nosso PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal no “Globo Educação”, da Rede Globo de Televisão. Em entrevista, Cássia D’Aquino, especialista em educação financeira, afirma que o “exemplo dos pais é fundamental para uma boa educação financeira das crianças”.

Muitos atribuem a necessidade de consumir com a falta de identidade, de propósito ou de realização pessoal. Tendo uma vida mais fácil que nossos antepassados, as sociedades ricas perdem o seu propósito. Aqueles que não encontram a felicidade tratam de compra-la.

E a nossa querida representante, Valéria Ferrari, da Escola Fazendária da Secretaria de Fazenda do estado do Rio de Janeiro, quando questionada se existe diferença entre Educação Financeira e Educação Fiscal, diz que: “a educação financeira é um segmento da educação fiscal. Quando os indivíduos consomem de forma irresponsável, precisamos de mais recursos para recolher o lixo, além do impacto óbvio na natureza. Essa dinâmica deve ser ensinada para as crianças desde cedo. Após fazer o curso (de Disseminadores de Educação Fiscal), os professores desenvolvem projetos nas escolas, ensinando o que aprenderam. Se o vereador ou deputado diz que vai dar aumento, já saberemos que ele está mentindo. Se ele quer dar dentadura para os eleitores, vamos questionar porque o candidato está fazendo isso. A educação nos faz refletir”.

Leia a reportagem na íntegra clicando aqui

Pois é, caros amigos. Educar para uma cidadania global significa promover uma proposta de educação comprometida com uma visão não instrumental que acentua aquilo que almejamos no Programa Nacional de Educação Fiscal: o desenvolvimento global e harmonioso do ser humano, que deve aprender a ser, a pensar, a sentir e a agir no sentido da construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário.

Parabéns, Valéria e GEFE/RJ! Valeu!

Assista a reportagem clicando aqui

Anúncios

5 Comentários »

  1. Parabéns Augusto pela sensibilidade e capacidade de transportar para o papel/tela meus sentimentos. A Educação Fiscal precisa muito de você e eu sou grata por tê-lo entre meus colegas de PNEF.
    Silvia Jane – Coordenadora do Disseminadores de Educação Fiscal de Alagoas

    Curtir

    Comentário por Silvia Jane de Medeiros Cerqueira — julho 18, 2012 @ 10:10 | Responder

  2. Augusto parabéns pelo artigo e parabéns por transportar para o papel/tela meus sentimentos sobre a conquista da Valéria – leia-se PEF Rio de Janeiro – como também do meu entendimento sobre educação financeira.
    É muito bom saber que podemos contar com sua capacidade e inteligência no PNEF.
    Silvia Jane – coordenadora do Curso Disseminadores de Educação Fiscal de Alagoas.

    Curtir

    Comentário por Silvia Cerqueira — julho 18, 2012 @ 10:14 | Responder

    • Oi Silvia.
      Tudo o que é bom e bem feito precisa ser mostrado.
      Sucesso para vcs de Alagoas, sempre!
      Bjs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 18, 2012 @ 10:17 | Responder

  3. Augusto,

    Parabéns pelo grande exemplo de cidadão brasileiro.
    Ouvi muitos pedidos esta semana para trabalharmos Educação Fiscal como Cidadania Plena.

    Vc será um grande colaborador neste projeto.

    Abraços
    Eva Torreias

    Curtir

    Comentário por Eva Rocha de Azevedo Torreias — julho 28, 2012 @ 10:49 | Responder

    • Bom dia Eva, querida amiga.
      Obrigado pela visita! Penso que a primeira forma de exercer a cidadania é conhecer os direitos e deveres presentes na Constituição e nas leis. E nós, que trabalhamos no PNEF, temos que ter como um de nossos objetivos o aprimoramento do cumprimento dos direitos do cidadão, divulgando o que existe de bom nesse sentido.
      Beijos.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 30, 2012 @ 8:28 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: