A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

abril 19, 2012

Misoginia – o que é isso? “Homens que odeiam suas mulheres e mulheres que os amam”

Faz duas semanas que estou assistindo as aulas um curso de Direito Administrativo, Licitação e Contratos, com uma mestra excepcional: Prof.a Maria das Graças Almeida Pamplona. Hoje, durante uma de suas explicações, ela falou sobre  misoginia e citou o livro escrito por Foward, Susan Dra. e Torres, Joan – “Homens que odeiam suas mulheres e as mulheres que os amam. Quando amar é sofrer e você não sabe por quê”.  – Ed. Rocco.

Eu te amo. Eu te odeio!

 
Graça disse para as alunas presentes na sala e para as que a acompanhavam pelo sistema de videoconferência que a leitura desse livro é fundamental para quem quer entender as relações conjugais em que se refere ao comportamento dos maridos, e, para que as solteiras fujam das “armadilhas” em que se constituem maridos misóginos.  
Chegando em casa sentei a frente do computador para saber um pouco mais sobre esse livro. E achei um texto da psicóloga alagoana Adriana Pimentel Azevedo, que escreve o  blog Psico? Lógico! o qual reproduzo abaixo. Tenho certeza que muitas amigas minhas irão se deliciar com a leitura e identificar situações já vividas em seus relacionamentos. Assim, aprendam a fugir dos misóginos!!!

– Ele te ama e depois te “maltrata”!? Ele pode ser um misógino!

Misógino? Misoginia? O que é isso?
Bom, tenho encontrado algumas clientes no consultório que estão entrando em contato com essa realidade. Elas começam a falar de seus namorados, maridos, companheiros, dizendo que não entendem a forma como eles agem com elas.Misógino é uma palavra grega utilizada como referência a quem odeia mulheres: miso (odiar) e gyne (mulher).
Isso mesmo, não se espantem a palavra é: odiar.Vejam bem: no início, esses homens são completamente galanteadores, amorosos… Mas que ao longo da relação eles começam a usar de uma tortura psicológica incrível, fazendo com que sua companheira se sinta culpada, incapaz, inadequada… Tudo isso através de insultos, momentos de raiva e de críticas constantes; revertendo assim o foco da situação deixando a mulher confusa e oprimida, pois elas demoram a acreditar que aquele homem “maravilhoso” agiu daquela forma.
Os insultos são tão constantes que é como se fosse uma lavagem cerebral. Fico impressionada como as minhas clientes reagem a isso e como demonstram tal opressão, é como se eu enxergasse uma criançinha, daquelas completamente tolhidas na minha frente, sem realmente terem condições de fazer nada, mais justamente por serem crianças.

Quando essas mulheres começam a descobrir, ou melhor, a aceitar que estão do lado de um misógino começa-se o trabalho de resgate dessas mulheres. Como assim de resgate?
É a elevação da auto-estima e da percepção do homem que está ao lado delas, entendendo que esse comportamento deles, é plenamente inconsciente. 
 
Todos os artigos que falam sobre misoginia, citam o livro: “Homens que odeiam suas mulheres e mulheres que os amam”, de Susan Forward e Joan Torres, da editora Rocco. Neste livro ela aborda sobre o misógino e como as mulheres podem reagir ou escolher fazer em relação a eles.
Rita Granato em um de seus artigos cita explicitamente as formas que um misógino têm de OPRIMIR sua parceira:

• Através da negativa: ele nega o corrido, levando a parceira a questionar sua acuidade, e a validade de sua memória. Assim não há jeito de se resolver os problemas com alguém que nega sua existência e insiste que nunca ter existido o que a mulher sabe ter ocorrido

• Através da alteração dos fatos, o misógino reformula o fato para se ajustar a sua versão, faz alterações drásticas e amplas nos fatos, a fim de chancelar sua versão da historia.
• Alega que está se comportando mal, como reação a algum desvio de sua parceira, é como se seu comportamento afrontoso passa a ser uma reação compreensível a alguma terrível deficiência ou provocação da parceira. Transferindo a culpa ele se protege: absolve-se do desconforto de reconhecer sua participação no problema e convence a parceira que suas deficiências de caráter soam o verdadeiro motivo das dificuldades na vida em comum.

• A parceira não pode protestar, e se a parceira o faz, ele fica mais furioso. Ele encara a reação como um ataque pessoal e como prova das inadequações da parceira. Ele transforma a parceira em culpada e ele a própria vitima. Isto acontece, pois ele está mais preocupado em desviar a culpa de si mesmo do que em reconhecer a angústia que causa à parceira.

• Se o misógino se sente ameaçado de perder alguma coisa que lhe é importante, e sentindo-se humilhado, é bastante provável que a balança se incline para a brutalidade. Para ele através do medo poderá controlar melhor sua parceira.

• Se a parceira tiver alguma atividade significativa que o misógino encare como ameaça, ele fará testes de sua devoção, fazendo com que a parceira reduza drasticamente seu mundo. Esse tipo de ciúmes e de possessividade se estende a todos os aspectos de vida. Qualquer coisa que a parceira faça que esteja fora do controle do misógino, ou seja, encarada como uma ameaça a ele deverá ser abolida. 

• Entre todas as coisas ineficazes que uma mulher pode fazer, tanto consciente como inconscientemente, para tornar o relacionamento menos doloroso, a CONIVÊNCIA é ao mesmo tempo a mais sutil e mais destrutiva para ela. No momento que ela entra em conluio com ele, a mulher perde de vista o que acontece de fato entre os dois. Sua distorção da realidade para se ajustar à visão do parceiro indica que suas percepções estão completamente fora de foco.

Ainda baseado no livro de Susan Forward e Joan Torres , Sônia Nemi discorre que:
“Ao primeiro contato com um misógino, em geral, ele é considerado um gentleman. Ele é o homem que conquista a mulher de uma forma deliciosamente amorosa e sedutora e passa a ser por ela descrito através de uma farta lista de superlativos. Ele é tão intensamente maravilhoso que fica impossível para a mulher atribuir a ele qualquer responsabilidade dos problemas da relação quando estes começam a acontecer.

O contrato relacional velado se define no início do relacionamento quando o homem vai, aos poucos, verificando até onde pode ir com o seu estilo controlador e manipulador. À medida que a mulher evita confrontá-lo tentando ser boa para preservar a relação, ela está estabelecendo um tópico contratual que configura o contexto para a atuação do misógino, ao tempo em que ela vai enfraquecendo. Como diz Susan Foward: “ela contrata amor e ele controle”.

Esse controle se evidencia nas armas abusivas em que as palavras se tornam, através das quais as críticas e ataques são feitos, até alcançar o controle da sexualidade e o controle financeiro. Mesmo que a mulher tente agradá-lo, tudo que ela faz está errado e ele a convence de que ela é culpada. 

Quando as explosões repentinas do homem começam a acontecer, mais elas são sentidas como ameaças veladas pela mulher que fica perplexa e cada vez confusa com o que dá errado. Ela passa a “pisar em ovos”, medindo as palavras, para falar com ele. A forma sutil como ele a desqualifica impede que ela possa perceber que é isso que mina a sua auto estima. Ela se torna irreconhecível, principalmente se antes era uma mulher independente financeira e emocionalmente, uma vez que definha. 

Os argumentos utilizados pelo homem parecem tão lógicos e tão cheios de interesse pelo bem da relação que, a mulher vai, cada vez mais afundando no seu pântano emocional. Tudo que ele quer é que ela demonstre seu amor por ele, sendo compreensiva e conhecendo-o tão bem que seja capaz de atender suas necessidades, sem nunca se aborrecer com ele. Com o tempo, a relação parece uma gangorra onde de um lado ele estoura e do outro se arrepende, pede desculpas e se torna o homem maravilhoso do início do relacionamento.

Apesar da descrição devastadora do misógino, ele não tem consciência do seu funcionamento e sequer se dá conta da dor do outro. A construção de tal dinâmica pessoal pode ser entendida a partir da sua história, na família de origem, quando vivenciou sofrimento psicológico o qual não poderia evitar. 
O misógino é filho de uma relação conturbada onde aprendeu, observando seus pais, que a única maneira de controlar a mulher é oprimindo-a. Ao lado disso, ele pode ter sentido que a sua mãe não poderia existir sem ele, já que seu pai a maltratava; ou ainda, ele pode ter tido uma mãe que o oprimiu ou rejeitou, ao lado de um pai passivo.

Qualquer que tenha sido a sua história, o misógino está na fase adulta “atuando” a sua dor de “criança” ferida, buscando desesperadamente ser amado ainda que de uma forma equivocada. 

No caso da mulher que escolhe formar uma relação com um misógino é possível que ela tenha sido infantilizada pela sua família de origem e busque no seu parceiro o apoio, suporte e amor que não recebeu do seu pai, ou talvez ela teve uma mãe que desqualificava o pai; ela pode também ter vindo de uma família tão caótica que desde cedo ela aprendeu que toda relação é problemática e que ela como mulher não tem chance.

Ainda que o misógino seja visto como algoz e a mulher como vitima, esta também contribui para que tal padrão relacional se implemente e perdure. A mulher instiga o misógino a atuar na medida que ela não estabelece limites claros, diferenciando-se dele e ocupando seu próprio espaço na vida e na relação. 
O homem e a mulher nessa relação estão interagindo dentro de seus próprios papéis; da mesma forma que um círculo não tem começo nem fim, a relação se desenvolve sem que se possa indicar um culpado. Um “precisa” do outro para continuar com o padrão, mas para sair dele um dos dois precisa funcionar de uma forma nova. 

– Uma mulher que sofre numa relação como essa pode
 (1) manter-se submissa para preservar seu homem, (2) separar-se, ou (3) construir uma nova relação com o mesmo homem. 

Aquelas que escolhem a terceira opção terão que resgatar sua auto estima, assumir o seu lugar no mundo e na relação, estabelecer limites claros e ser firme ao se posicionar diante do seu parceiro. Ela provavelmente precisará de suporte terapêutico até que se tenha fortalecido. É possível que, à medida que ela conquiste seu objetivo, o seu misógino desista do lugar de algoz para ficar ao seu lado ou desista da relação. Se ela sente que o ama, precisará amar a si mesma também para ter coragem de correr o risco de “perdê-lo”.
 
De qualquer forma dificilmente um misógino busca terapia e, se assim o faz, tão logo se fortalece interrompe o seu processo. Parece que o sofrimento do seu mundo interno é tamanho que ele não suporta ter que contactá-lo através da análise da sua dinâmica e efeito do seu comportamento no outro; para tanto ele teria que admitir que é co-construtor das dificuldades da sua relação e que é, na verdade, um homem sedento de amor. Ele teria que admitir que é o único responsável pelo seu auto preenchimento.

Se você, ao terminar de ler esse material, acredita que pode estar se relacionando com um misógino; se suas dúvidas se confirmarem. Busque ajuda terapêutica, pois, sozinha fica pesado demais para você dar conta de tudo que precisará fazer para cuidar de si mesma”. 

Bom acredito que aqui tem explicação suficiente para vocês entenderem um pouco mais do universo masculino quando esta característica se apresenta. Qualquer coisa estou por aqui.
Ah! Um detalhe as minhas clientes que descobriram esse homem… Umas continuaram a relação, escolhendo a terceira opção do livro e outras se separaram e descobriram novas relações. O que a gente percebe de tudo isso é que não existem regras únicas, mas sim o conhecimento que ajuda em muito nas nossas decisões.

95 Comentários »

  1. Olá!
    Estou aos prantos pois é uma descrição fiel do que ocorre entre eu e meu marido . É muito difícil e triste chegar ao ponto de adimitir todos esses “pequenos” detalhes que nos enfraquecem e nos transformam durante os anos de convivencia conjugal.
    Agradeço pelo artigo. Agora sei por onde começar meu processo de resgate…

    Curtir

    Comentário por debora — abril 22, 2012 @ 19:37 | Responder

    • Prezada Débora.
      Agradeço pela visita e fico feliz que o texto tenha lhe tocado e sido útil.
      At.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 23, 2012 @ 8:41 | Responder

  2. Oi Augusto!
    Que coisa complicada identificar um misógeno! Lendo esse texto imagino a dificuldade das mulheres que infelizmente convivem com eles.
    Sobre o seu comentário lá no blog, desculpa a demora em responder, estou mais enrolada que novelo de lã rsrsrsrs
    A princípio diria que não aceitaria encomendas, porém uma leitora insistiu tanto que estou fazendo um mosaico pra ela e agora já estou até pensando se aceito as próximas encomendas se houverem 🙂
    Beijos!

    Curtir

    Comentário por Marluce — abril 22, 2012 @ 23:08 | Responder

    • Oi Marluce!
      Achei seu trabalho muito bonito! Tenho uma amiga que fez uma mesa de centro com mosaicos e também um espelho, cuja moldura são flores.
      Um abraço e obrigado pelo comentário.
      Augsuto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 23, 2012 @ 8:43 | Responder

  3. BOA TARDE, ESTOU EM CHOQUE COM ESSA MATERIA. ESTAVA ME RELACIONANDO COM UM HOMEM QUE ADMITIU SER MISOGINO, ESTOU SENTINDO ISSO TD. ELE FAZ ESSAS COISAS COMIGO, ELE FEZ EU ME APAIXONAR E POR QUALQUER MOTIVO TERMINA COMIGO. FAZENDO ME SENTIR CULPADA, UM LIXO, FALANDO SOBRE AS COISAS QUE EU QUERO ESTUDAR, ME DESISTIMULA DIZENDO QUE ESTOU ERRADA.QUANDO FALEI QUE QUERIA FAZER FILOSOFIA ELE ME DISSE QUE ISSO NÃO DA DINHEIRO. COMEÇEI A CAMINHAR PARA EMAGRECER, POIS DISSE QUE EU ESTAVA FORA DO MEU PESO.ESTOU ATONITA, POIS GOSTO DELE APESAR DE 2 MESES, MAIS ELE FOI EMBORA.

    Curtir

    Comentário por MARCIA cARVALHO — maio 18, 2012 @ 15:09 | Responder

    • Boa tarde Márcia.
      Agradeço pela visita ao blog. E espero tê-la auxiliado de alguma forma com esse texto.
      Abrs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 19, 2012 @ 12:06 | Responder

  4. Assistindo TV outro dia, conheci pela primeira vez a palavra MISOGENO.Foi como se um raio caisse sobre minha cabeça.Pesquisei aqui e descobri que me relaciono com um misogeno.São 20 e poucos anos de casada.
    Se antes eu era alegre, independente financeiramente e emocionalmentem hoje eu não trabalho mais e tenho síndrome do pânico e depressão.Não consigo sair de casa e sou dependente 100% do meu marido.
    Ele me critica constantemente, até por coisas que não acontecem.Ora é muito prestativo,cuida de todo lado material, mas desaba no lado emocional comigo.
    Hoje já não tenho forças para enfrenta-lo e me refugio no silêncio e isolamento, com isso, as brigas diminuiram muito e tenho paz.Mas não vivo, apenas estou ali presente.
    Conhecendo com quem realmente estou casada, e o por que de tudo isso acontecer ,deu mais ânimo para enfrentar essa situação e resgatar a minha auto estima tão aniquilada.
    Obrigada pelo texto esclarecedor. sei que ira ajudar muitas outras mulheres que sofrem pelo mesmo problema.
    Abraço fraterno

    Curtir

    Comentário por Cláudia — junho 6, 2012 @ 8:08 | Responder

    • Bom dia Claudia.
      Fico muito feliz quando recebemos mensagens como a sua, dizendo que os assuntos que divulgo acabam ajudando alguém.
      Um abraço.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 6, 2012 @ 8:33 | Responder

    • Olá estou tbm a 21 anos com o meu are que numa briga ele disse quero me separa de vc antes eu cheia de medos sabe que eu fiz? Amiga tirei toda a roupa do quarto e disse não quero mais vce quero me separa aprincipio concordo pq peguei ele de surpresa após veio as promessas de mudança chance rastejante aos meus.pés mas tô decidida a separa mas se eu não quisesse agora era minha hora leia o livro compre.pelo mercado livre e tenha força de dizer deu se ele topa ok metade de tudo e seu mas tenho certeza que ele vai propor mudanca vc verá vivi amarguras durante esse tempo pena que agora não quero mais quero viver tô a 11dias dormindo em outro quarto e exigi não me toca.

      Curtir

      Comentário por mara — agosto 12, 2015 @ 10:30 | Responder

  5. o meu ex namorado fazia exatamente isso comigo. todos diziam qe eu era bonita pra ele mas ele sempre reclamava da minha aparencia, eu peso 52 kilos mas mesmo assim ele sempre dizia que eu estava gorda, ele reclamava de todas as minhas amigas e muitas vezes nao deixava eu ir nem mesmo no cinema com elas. e toda vez que eu falava com ele que o namoro nao ia bem ele ria de mim e falava para eu parar de reclamar ou comecava a jogar a culpa em mim. e eu amava tanto ele que namorei com ele 2 anos na esperança dele volar a ser aquele homem do inicio do namoro e quando vi que isso nao iria acotecer fui embora..

    Curtir

    Comentário por dani — junho 11, 2012 @ 21:17 | Responder

  6. estou empresionada,eu achava qual quer coisa mais nunca tive conhecimento sobre isso,nao sei por onde comessar,nao sei se devo o ajudar.meu sofrimento neste momento nao me deixa ver com claresa oque fazer.estou muito sem vontade de viver,sem esperança mais to tentando,acho que pela minha mae,que seja!obrigada.guiomar pacheco

    Curtir

    Comentário por guiomar cristina carvalho pacheco — junho 28, 2012 @ 18:38 | Responder

    • Oi Guiomar.
      Para tudo a gente sempre encontra uma solução. Pense em tudo o que lhe acontece com calma, peça luz e conseguirá ficar bem.
      Abrs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 28, 2012 @ 19:33 | Responder

  7. meu nome e patricia, e acabo de descobrir que meu namorado e pai do filho que e stou esperando e um misogino, estou ao mesmo tempo aliviada em poder identificar o que realmente acontece com ele e por outro lado bem pessimista, uma vez que o prognostico para essa doença nao e nada positivo.
    gostaria de me comunicar com pessoas que estão passando pela mesma dificuldade que eu estou ou que passaram afim de trocarmos experiencias e podermos nos ajudar.
    se alguém conhecer um grupo me avisa, ou me ad no msn :patriciagvelloso@hotmail.com

    Curtir

    Comentário por patricia — setembro 6, 2012 @ 20:11 | Responder

  8. Olá,
    Vivo um relacionamento misogeno a pelo menos quatro anos,pesquisei bastante sobre o assunto e estou desesperada pra ter minha vida de volta,mais não sei como me separar ou como iniciar o término, pois toda vez que falo no assunto o meu parceiro se enfurece de uma forma absurda e eu fico com medo, existe alguma maneira legal de eu fazer isso????
    Desde já agradeço e espero que com informação essa situação aconteça cada vez menos.
    Att.

    Curtir

    Comentário por juliana alves — setembro 14, 2012 @ 20:05 | Responder

    • Olá, Juliana.
      Essa é uma situação difícil e não há assim, digamos, uma receita de com resolver. Vc terá que achar esse caminho, talvez precise de ajuda de um especialista (psicólogo?). Tenho uma sobrinha que passa por um relacionamento parecido. Saiu de casa. Mora com o rapaz, só chora, não está feliz.
      Boa sorte para vc!
      Abrs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — setembro 15, 2012 @ 18:11 | Responder

    • Juliana, existe sim!!! Primeiro: avalie o comportamento dele e o que tem sofrido, com a ajuda desse material literário sobre misoginia. Feito isso, chegado a conclusão de que ele tem esse perfil psicologico tão destrututivo, na minha opiniao, ou 01)vc tenta conversar sobre isso e ver se há abertura nele para se reconhecer como causador ou pleo menos co-responsável pelo problema e fazer terapia, ou 02) vc simplesmente sai de casa sem ele estar presente com o que puder carregar e vá para um local seguro. Procure a delegacia da mulher ou o promotor de justiça (opção melhor) relatando que vc está sendo vítima de violência doméstica, já tentou sair de casa e não conseguiu pelas ameaças, tem muito medo, saiu escondido e agora precisa de ajuda para mantê-lo afastado. Será solicitada uma medida protetiva de afastamento e um mandado pra que possa retirar suas coisas com segurança na presença de um oficial de justiça (quando ele vai se fazer de vítima pro oficial e ficar morrendo de medo). Assim que ele foi intimado de não poder chegar, provavelmente o fará, caso o contrário, NA PRIMEIRA ATITUDE DESCUMPRINDO A ORDEM JUDICIAL VC TEM QUE ACIONAR A POLÍCIA e informar que ele está descumprindo ordem judicial e te intimidando, ameaçando te seguindo ou passando na porta da sua casa, senão ele vai aumentar a violência… aí ele ficara algumas horas detido e vai repensar suas atitudes.. se for da pior espécie vai te deixar em paz te xingar, difamar, e procurar outra mulher pra continuar vitimando. O importante é vc se desidentificar com o papel da vítima!!!! Vc se identificou por algum motivo pessoal (problemas traumas) e precisa de ajuda com psicologo pra sair desse padrão depois, mas agora se estiver em situação de risco há todo esse amparo judicial. Procure o CREAS da sua cidade, é um programa do município que oferece apoio psicológico à mulher nessa situação.

      Curtir

      Comentário por tatiana — abril 8, 2014 @ 14:19 | Responder

  9. Olá,
    Vivo um relacionamento misogeno nao sei o que fazer nao consigo mim separar dele,só consigo chorar! ele mim maltrata mim ofende mim humilha depois ele reformula os fatos e joga a culpa toda em cima de mim..eu nao sei o que fazer com essas situaçao, esse texto é a descriçao dele!

    Curtir

    Comentário por queila — janeiro 29, 2013 @ 21:28 | Responder

    • Olá Queila.
      Agradeço pela visita e desejo que tenha força e fé para enfrentar essa situação.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 30, 2013 @ 8:20 | Responder

  10. Eu estou sofrendo em uma relaçao assim.Ele me humilha de um jeito horrivel e cruel.Mas eu o amo tanto que tento desesperadamente salvar esse amor.

    Curtir

    Comentário por anonima — fevereiro 14, 2013 @ 21:24 | Responder

  11. Vivi 3 anos com um homem assim… sempre acreditei que ele ia mudar..fiquei grávida!!! eu tava cega..quando a nossa filha nasceu nada mudou, só piorou,,estes homens não têm consciência dos danos que causam e acho que foi o medo de ver a minha filha crescer a ver este abuso que me deu mais força!! Depois da separação desci aos infernos numa espiral indiscritivel de crueldade, tudo com a desculpa de eu lhe privar uma vida com a filha!! Não tem sido fácil viverei sempre com o coração nas mãos..ele é pai da minha filha..mas irei protegê-la até ao fim..preparando-me legalmente!
    Tenho várias sequelas psicológicas como medo, ataques de ansiedade, tremor interno, irritabilidade fácil…auto estima baixa..e ainda hoje separada há 6 meses, sou vitima do seu controlo, maldade através de sms constantes…e chantagens com a minha filha..afastem-se destes seres..eles não mudam..
    Muita Luz para todas

    Curtir

    Comentário por Maria — abril 21, 2013 @ 19:05 | Responder

  12. Bom acho q sou meio misógino porém uma parte deste estudo me faz pensar no seguinte: será que esses caras são isso tudo de ruim sem fundamento nenhum? Será que as esposas não tem seu 0.1% de culpa estou terminando um relacionamento muito doloroso e me identifico com alguns itens do artigo mas confesso que minha parceira deixava a desejar em coisas bem simples como cozinhar o que eu gosto, perguntar
    ao final de um dia de trabalho se esta tudo bem…enfim essas coisas que algumas mulheres acham que é papel da mãe que o homem deixou para trás, porém quando outra mulher entra na vida do casal e sana todos essas lacunas algumas mulheres voltam e admitem que erraram…acho que uma boa ideia seria ouvir os misóginos e mostrar um pouco de suas reivindicações.
    Abraços e parabéns pela matéria.

    Curtir

    Comentário por Jefferson Goudar — maio 9, 2013 @ 15:01 | Responder

    • Olá, Jefferson.
      Acredito que todos nós em alguns momentos dessa vida louca nos tornamos um tanto possessivos. E também um pouco alienados, quer pela convivência, quer pelo dia a dia. O que sei é que precisamos nos policiar sempre. E perguntar se o que queremos e somos, praticamos.
      Grande abraço.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 9, 2013 @ 15:33 | Responder

      • Olá a todos!

        Estou há um ano com um homem que acredito ser um misógino, ele não aceita ser contrariado e sempre que faço isso ele arruma alguma forma de jogar pra mim o erro, alem das ofensas psicologicas, existe a física,minha familia , meus amigos tem vontade de matá-lo e ainda não fizeram isso porque apaziguei as coisas afirmando que vivo nessa vida porque quero… mas não é… De alguma forma ele tem um lado bom , o que me protege de tudo e de todos, não tem vergonha de demonstrar seu amor e de querer me fazer “sua mulher”, sou independente,super familia,alegre,extrovertida… mas quando “baixa o mal” ele perde toda a compostura e vira um monstro agressivo, briguento e ditador, e todas as minhas qualidades se voltam contra mim, – pORQUE VC É TÃO SIMPATICA?PORQUE VC ESTÁ RINDO? PORQUE VC SÓ VÊ SUA FAMILIA? que vai embora pela manhã ficando apenas as minhas marcas e a promessa que isso foi por minha culpa e se eu “me comportar direitinho” isso nunca mais irá acontecer.Estou aprendendo a me posicionar melhor, faço o que eu tenho vontade mas sempre respeitando e incluindo ele em quase tudo, não sei se ele ficará este homem bom que conheci no inicio ou será apenas o tempo das marcas que ainda restam no meu corpo sumirem pra voltar o MONSTRO que tanto me assusta. Comparo os misogino como uma criança birrenta que não sabe reivindicar seus direitos a não ser no grito, esperneando e batendo…apenas por medo de perder as coisas que acha que ama e que não sabe controlar seus sentimentos.

        Esse site é muito informativo e nunca tive coragem de escrever com medo de criticas … Mas diante de tantos depoimentos me senti à vontade para falr um pouco.

        Curtir

        Comentário por Samia Magalhães — setembro 26, 2013 @ 14:02

      • Oi Samia.
        Agradeço sua participação no blog.
        Abraços.

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — setembro 26, 2013 @ 15:11

      • Bom eu um tempo atras me achava meio misógino, sempre achei que parte da culpa de tudo que me acontecia era da minha ex mulher….ate que um dia brigamos feio e decidi sair de casa e deixa-lá ser feliz do jeito que ela é e não do jeito que eu queria.
        Enfim to feliz e espero que ela esteja.

        Curtir

        Comentário por Jefferson Goudar — setembro 26, 2013 @ 15:40

      • Oi Jefferson. Agradeço sua visita ao blog. Abrs.

        Em 26 de setembro de 2013 15:40, A Simplicidade das Coisas — Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — setembro 26, 2013 @ 15:42

    • Será que você elogia a comida dela as que ela gosta elogia eos cabelos a roupa ou não faz isso pra ela não se achar será que vx fala que ama que ela é a melhor que vx já conheceu fica a dica falo pq vivo 21 anos e sei do que tô falando então cuide do psicológico dela da carência senão já era pra vx.

      Curtir

      Comentário por mara — agosto 12, 2015 @ 10:39 | Responder

  13. Eu vivo um relacionamento assim, não pode ter erros nem brigas tudo é motivo para ele terminar, Eu estou sempre errada e ele a vítima, e o mais incrivel é que no começo ele era o principe que sempre sonhei.

    Curtir

    Comentário por Helena — maio 25, 2013 @ 14:07 | Responder

    • Oi Helena.
      Agradeço sua visita. Que seu relacionamento se resolva da melhor forma possível.
      Abrs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 27, 2013 @ 8:37 | Responder

      • Resolveu sim, nós terminamos e aprendi q me amar vale mto mais a pena!
        estou mto mais feliz!
        obgda!

        Curtir

        Comentário por Helena — julho 17, 2013 @ 22:47

      • Oi Helena. Fico contente que esteja bem e feliz. Abraços.

        Em 17 de julho de 2013 22:47, A Simplicidade das Coisas — Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — julho 18, 2013 @ 0:02

  14. Olá… ao ler este texto tive a mesma reação que muitas… fiquei chocada e surpreendida com a informação, é estranho ler nestas linhas exatamente o que vivencio a muitos anos, meu Deus ele é doente mas eu também por aceitar este tipo de tratamento… preciso de ajuda já. Abraços.

    Curtir

    Comentário por Sandra — julho 16, 2013 @ 21:28 | Responder

  15. Olá Boa Noite!

    Lendo este artigo consegui diagnosticar que meu marido se encacha em todos os pontos. quando conheci ele eu era super feliz motivada não era ciumenta tinha minha vida, quando comecei a me envolver ele era sempre atencioso nós encontrávamos todos os dias, era muito bom.
    Namorei com esse homem a oito anos da minha vida posso dizer que não fiu feliz tive momentos felizes, ele me deixava em casa mentia que ia trabalhar e ia para as baladas quando reclamava com ele dizia que era louca e sempre coloco a culpa em cima de mim brigávamos ele ficava me maltratando mesmo estando errado eu sempre sofri muito me isolei de todos os meus amigos e da minha família por esse homem e hoje vejo que não valeu a pena que ele não mudou. tudo que descobria que ele fez de errado ele nunca admitiu e sempre me fez sentir um lixo sem contar as vezes que ele me trata mal na frente dos outros ele nunca me apoio em nada que eu faço. Hoje
    estou casada com esse homem a sete meses pensei que ele mudaria mais não esta cada vez pior, a tortura psicológica que ele faz comigo e muito grande, sem contar que diz que nosso casamento não dura 1 ano pois sou ciumenta, mais os motivos ele que dá, ele nunca me passou confiança quando estava confiando descobria elgo de errado que ele fez sei que preciso de ajuda sofro muito com isso.
    todos os meus amigos falam que sou muito bonita para ele mesmo assim não consigo a minha alto estima de volta, e rara as vezes que me elogia.
    Mulheres quando vcs iniciarem um relacionamento e ao passar do tempo ele se tornar assim, saiam fora pois ele nunca vai mudar eles sempre tem razão em tudo.

    Obrigada

    Curtir

    Comentário por Leila — julho 18, 2013 @ 22:42 | Responder

  16. Eu fui um é quero ajuda para mudar essa postura, me arrependo muito, pois foram brigas e humilhações num relacionamento ioio de nove anos, coisas que ela fazia que me deixava com raiva extrema, como ñ se cuida direito em relação a alimentação, saudê, casa coisas que ela fez no começo de namoro que sempre jogava na cara quando brigávamos, terminamos varias vezes mais de 10x e sempre ela se envolvia com outras pessoas, com homem casado 2x esse foi um dos muitos motivos de brigas com ofensas, agressão psicológica da minha parte, quando voltávamos, muitas vezes por minha insistência, brigas internas de familiares, mãe que trabalha na vida, pai e madrasta que bebem muito, tudo isso interferia para eu ser um Misógino sempre procurei controla minha mente para ñ acontecer de novo mas sempre que acontecia uma briga saia do controle e estava eu humilhando essa mulher, e vi que isso afetava a sua auto estima, terminamos tem um mês por brigas e humilhações por minha parte ñ quero que isso se repita num relacionamento futuro, quero muito se livrar dessa coisa ruim que me deixa muito para baixo e assim meche com a minha auto estima…me deixando com medo de se envolver de novo, reconheço que errei e quero muito que isso ñ se repita.

    Curtir

    Comentário por Jefferson — julho 23, 2013 @ 16:34 | Responder

    • Olá, Jefferson.

      Os erros nos ensinam muito. Nos fazem crescer e amadurecer. Boa sorte de agora em diante.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 23, 2013 @ 16:41 | Responder

  17. O seu artigo ajuda muito as pessoas a enxergarem com maior clareza seus dramas.
    E essa visão “clara” é o ponto de partida para mudar tudo o que for necessário para viver bem.

    Curtir

    Comentário por Yokiane Chimada. — setembro 17, 2013 @ 16:50 | Responder

  18. Eu vivo um relacionamento exatamente assim. Estou me achando uma merda e só choro, ela não me deixa estudar, não me deixa malhar . Muito triste!!

    Curtir

    Comentário por Francesca — setembro 17, 2013 @ 22:51 | Responder

  19. Ola, me chamo juan.
    minha namorada leu esse blog e agora está comportando de modo diferente. ela fala que continuar comigo, mas esta sendo grosseira comigo, esta sendo fria e mal esta me chamando de amor. Gostaria de saber se esse é a mensagem que você passa para sua leitoras? Será que poderia esclarecer a mulheres sobre isso, porque tem muita mulher interpretando errado. Obrigado.

    Curtir

    Comentário por Juan Franco — março 16, 2014 @ 10:03 | Responder

    • Prezado Juan,
      Quando escrevi esse post, a intenção foi de elucidar o que é a misoginia, tão comum na sociedade machista em que vivemos. Me desculpe se o que eu penso e o que você pensa são coisas diametralmente opostas. Mas, isso não quer dizer que sou seu inimigo. Penso que é justamente através do diálogo que alcançamos pontos em comum, não é mesmo? Mas, você tem as suas convicções e eu as minhas.
      Respeito a sua posição, como espero que da sua parte haja o mesmo com relação a mim. Vivemos num país livre e temos o direito de expor aquilo que pensamos. E, não acredito que se está sendo companheiro com sua namorada, algo que ela leu irá influenciar naquilo que ela sente.
      Se nesta questão fomos opositores, quem sabe em futuras questões não estaremos pensando igual?
      Converse com sua namorada. Veja com ela sobre o que a está incomodando sobre o que ela leu. Felicidades.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — março 17, 2014 @ 8:43 | Responder

      • Prezado Augusto,
        Minha pergunta não foi para coibir sua posição, afinal, deixei espaço para que o sr. expusesse sua treplica. O que chama atenção foi que o sr não apresentou como desenrolar cada uma das 2 opções (continuar ou seguir em frente). Isso dá margem para muitas interpretações, muitas vezes errada. É muito comum confundir a autoestima com frieza, deixando o namorado de lado, como está acontecendo comigo. Ela fala que quer continuar comigo mas está me tratando muito mal. Ultimamente, esta mais concentrada no trabalho e esquecendo de mim. Eu não sei o que fazer. Não sei se estou errado, pois sempre fui acostumado a ser interessado em perguntar tudo o que esta acontecendo na vida dela. Sou acessível as criticas e sou transparente nas minhas emoções e atos. Sim, eu critico, assumo. Mas não por maldade e sim para que ela entenda que eu estou incomodado com essa situação. O fato é que ela não muda. fica muito chato ter que repetir varias vezes a mesma coisa ao ponto de virar sermão. Eu não gosto de assumir esse papel.
        Gostaria que o sr esclarecesse de como proceder para os casos de querer continuar. Obrigado.

        Curtir

        Comentário por Juan — março 20, 2014 @ 0:33

      • Oi Juan.
        Mostre para ela que suas interferências são para ajudar na relação e não para atrapalhar.
        Abraços.

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — março 20, 2014 @ 13:51

  20. Afinal de quem é esse texto?? Já vi ele em muitos sites… É sempre bom colocar a referência se o texto não for seu e se for assinar.

    Curtir

    Comentário por Sinthya Rocha — abril 26, 2014 @ 0:09 | Responder

    • Boa noite Sinthya.
      Veja que no terceiro parágrafo do texto, escrevi: “Chegando em casa sentei a frente do computador para saber um pouco mais sobre esse livro. E achei um texto da psicóloga alagoana Adriana Pimentel Azevedo, que escreve o blog Psico? Lógico! o qual reproduzo abaixo“.
      At.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 26, 2014 @ 0:13 | Responder

  21. Ola, sou Alexia e acho que estou de frente com um desses aí!!Só que eu já notei isso, mesmo sem saber o que era, e estou jogando com a mesma moeda, foi o jeito que achei…ele começa a se alterar eu me altero mais..se ele me ofende, eu procuro ofender pior.Ele me ameaça querendo sair de casa, eu simplesmente falo “entao saia, ninguem esta te prendendo”…no final ele sempre não faz nada do que fala e diz que sou “cheia de marra” e fica com sono e dorme.É sempre assim!Ele nunca me bateu mas xingamentos e voz alta sao frequentes, ele realmente se nega a enxergar que sempre é ele quem começa, tenta deturpar os fatos, aí eu chamo ele de louco, que tem de se tratar, aí ele fica com raiva e vai dormir.Daí depois ele Acorda, fica com cara de paisagem, eu fico quieta na minha, ate que ele quebra o gelo , me abraça e pede desculpas….Isso é um ciclo vicioso!!Não sei como acabar com isso!!Minhas atitudes seguram o impeto dele mas não resolve!!Ele é um homem que realmente tem problemas, teve 2 casamentos desastrosos, 4 filhos, as ex-mulheres alegam que ele batia nelas…Eu nao tenho medo pois falo toda hora que ele esta lascado se encostar o dedo em mim, somos 2 militares.Gostaria de uma sugestão se possivel. Parabens pelo Blog!!!

    Curtir

    Comentário por Alexia — julho 11, 2014 @ 18:49 | Responder

  22. Oi, estou muito triste, nunca tinha ouvido essa palavra, estou descobrindo agora… tentei suicídio a menos de um mês, e meu marido se encaixa perfeitamente nesta descrição. Já iniciei tratamento psiquiátrico por conta do ocorrido, começo a terapia na semana q vem.
    Obrigada pelo postar.

    Curtir

    Comentário por Luciana — setembro 3, 2014 @ 23:38 | Responder

  23. acho que uni minha vida a um misógino,mas sempre fui uma pessoa de personalidade e estabeleci as regras,mas vejo como ele tenta me botar pra baixo e critica todas as mulheres que vê,creio que não leva-lo muito a sério e se fazer de surda aos seus insultos seja uma boa solução.fazer sempre o que ele quer é empodera-lo cada vez mais.assim como uma criança ele precisa de limites e de aprender a ouvir não,geralmente eles nos amam de verdade,mas é preciso ter muita energia pra entrar no confronto de contraria-los.mas no meu caso tenho tido sucesso,mas se rólar agressão melhor separar.

    Curtir

    Comentário por luzineide — dezembro 20, 2014 @ 12:57 | Responder

  24. Olá Augusto, Gostei muito do seu texto e de sua interação com as “meninas” que por aqui passaram para falar um pouco da sua dor e como se identificaram a partir daqui…
    Estou pesquisando sobre o assunto, pois pretendo escrever sobre. Gostaria de te pedir permissão para solicitar o contato do pessoal que chegou até aqui (tanto as mulher que sofrem como os próprios misóginos) para uma entrevista (que poderá ser por email) que resultará em textos (serão crônicas e contos fictícios com base em casos e relatos reais).
    Os contatos com interesse podem ser enviados para meaculpatua@gmail.com

    Desde já grata,

    Simone

    Curtir

    Comentário por Simone Costa — janeiro 5, 2015 @ 2:42 | Responder

    • Oi Simone!
      Agradeço sua visita!
      Como faria esse contato com as mulheres que deixaram o depoimento no texto? Pelo próprio blog, certo? Será que você consegue copiar os contatos ou eu faço isso?
      Abrs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 5, 2015 @ 8:37 | Responder

  25. Olá, há um tempo ouço falar em misoginia, mas só agora resolvi entender do que se trata e fiquei pasma ao perceber que sou casada com um misógino.
    Ele me humilha, me ameaça e me manipula de todas as maneiras. Diz que não sei ser esposa, não sei ser mãe, não sei ser mulher. Muitas vezes faz isso na frente do nosso filho e na maioria das vezes vem acompanhada de violência física.
    Inúmeras vezes penso em me matar, pois ao ser chamada de lixo, de pessoa sem caráter, sinto que não tenho valor no mundo. Só não cometi esse ato, pois penso na falta que eu faria ao meu filho e a minha mãe. E ai me acho mais covarde ainda.
    O que me deixa mais perdida é que apesar de saber de tudo isso, eu não consigo me separar dele, pois sinto pena.
    Por favor, me ajude, onde posso encontrar um profissional para um tratamento psicológico que possa me ajudar a resgatar minha auto estima.
    Obrigada

    Curtir

    Comentário por Danny — janeiro 29, 2015 @ 9:50 | Responder

    • Bom dia Danny.
      Primeiro gostaria de dizer que você é capaz de superar tudo. Então, não se precipite em nada.
      Segue um link onde poderá encontrar auxílio gratuito caso esteja em São Paulo ou no estado de São Paulo http://www.psiquiatria.med.br/tratamento-gratuito/estado-de-sao-paulo.htm
      E abaixo, por bairros:
      Clínicas para atendimento psicológico gratuito em São Paulo divididas por bairros:

      ALPHAVILLE
      Clínica Psicológica Objetivo- Universidade Paulista
      Alameda Amazonas, 492
      Telefone-4191-1078

      ACLIMAÇÃO
      Clínica Psicológica Objetivo- Universidade Paulista
      R-Apeninos, 294
      Telefone-3341-4250

      ALTO DA LAPA
      CEAF- Centro de Estudos e Orientação da Família
      R-Japuanga, 235
      Telefone-3022-9596

      BUTANTÃ
      Clínica Psicológica da USP
      Av-Prof Lúcio Martins Rodrigues Travessa 5 Bloco 21
      Telefone-3031-2420/ 3091-4281

      CANTAREIRA
      Clínica Psicológica Objetivo- Universidade Paulista
      Av-Inês, 4740
      Telefone-6231-2914

      CENTRO
      Clínica Psicológica Mackenzie
      R-Maria Antônia, 358 1 andar
      Telefone-3256-6217/3256-6827

      IPIRANGA
      Clínica Psicológica São Marcos
      R-Clovis Bueno de Azevedo, 176
      Telefone-3491-0500/274-5711

      ITAQUERA
      Clínica Psicológica Universidade Camilo Castelo Branco
      R-Carolina Fonseca, 357
      Telefone-6170-0188/ 6170-0199

      MÓOCA
      Clínica de Psicologia Aplicada-Universidade São Judas Tadeu
      R-Marcial, 45
      Telefone-6099-1831
      Associação Damas Salesianas
      R-Tabajaras, 556
      Telefone- 6604-7622

      PARAÍSO
      Clínica Paulistana de Psicologia
      R-Correa Dias, 93 (ao lado do metrô Paraíso)
      Telefone-5549-6593

      PACAEMBÚ
      CEP-Centro de Estudos Psicanalíticos
      Rede de atendimentos profissionais em diferentes regiões em São Paulo
      R-Almirante Pereira Guimarães, 378
      (triagens neste endereço e posterior encaminhamento)
      Telefone-3872-2217

      PERDIZES
      Clínica Psicológica “Sedes Sapientiae”
      R-Ministro de Godoi, 1484
      Telefone: 3866-2735 para inscrição p/ triagem
      Telefone:3866-2757 p/ vítimas de violência
      Clínica Psicológica da PUC
      R-Monte Alegre, 961
      Telefone- 3670-8040
      INEF-Instituto de Estudos e Orientação da Família
      R-Traipu, 66
      Telefone-3667-8688

      PINHEIROS
      IPQHC- Instuto de Psiquiatria do HC
      R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785
      Telefone-3069-6277

      POMPÉIA
      Clínica Psicológica Objetivo- Universidade Paulista
      R-Carlos Vicari, 124
      Telefone-3662-5255

      SANTO AMARO
      Clínica Psicológica da FMU
      Av-Sto Amaro, 1239
      Telefone-3842-5377
      UNISA
      Rua Humboldt, 29
      Telefone- 2141-8870.

      SÃO BERNARDO DO CAMPO
      Universidade Metodista
      R-Dom Jaime de Barros Câmara, 1000
      Telefone-4366-5358

      TATUAPÉ
      Clínica Psicológica São Marcos
      R-Coelho Lisboa, 334 (ao lado do metrô Tatuapé)
      Telefone-6193-3131 ramal 5909
      Clínica Psicológica Objetivo- Universidade Paulista
      R-Vitório Ramalho, 154
      Telefone-6941-2075

      VILA MARIANA
      Centro de Referência da Infância e da Adolescência- CRI
      R-Coronel Lisboa, 60
      Telefone-5082-3961
      ABPS-Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama
      Rua Eça de Queiroz, 220
      Telefone-5571-2602/ 5575-5994
      Faculdade de Ciências de Saúde-FACIS
      Rua D. Carolina, 82 – Vila Mariana

      http://www.facis.edu.br

      Telefone : (11) 5085-3141

      Espero te-la ajudado. Boa sorte!
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 29, 2015 @ 10:11 | Responder

      • Obrigada Augusto, vou procurar ajuda o mais rápido possível.

        Curtir

        Comentário por Danny — janeiro 29, 2015 @ 11:36

      • Oi Danny. Imagine. Espero poder ajudar. Abrs. Augusto

        Em 29 de janeiro de 2015 11:36, A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — janeiro 29, 2015 @ 11:42

  26. Tenho um relacionamento com um misogeno a 6 anos. Hj estou no meio de uma guerra… A briga acontece por nada e ele simplesmente me convense de que eu fui a culpada por tudo… Fiquei um tempo afastada e ele me procurou com a desculpa de que precisava de meus dados… agora tento conversar e ele diz que nao sente vontade… Parece um jogo… eu me afasto, ele me procura. Eu sedo, ele me manda embora… Ja chorei muito. Nao sei mais como me comportar, o que fazer… As vezes acho que a unica saida é terminar, mas começo a lembrar somente dos momentos bons e o desespero recomeça. O que devo fazer? Como posso sair dessa…?

    Curtir

    Comentário por patricia — fevereiro 6, 2015 @ 11:37 | Responder

    • Oi Patrícia.

      Converse com outras pessoas que passam pelo mesmo problema. Tenho certeza que achará a melhor solução.

      Sorte.

      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 6, 2015 @ 11:40 | Responder

    • sandramara3107@hotmail.com

      Curtir

      Comentário por mara — agosto 12, 2015 @ 10:45 | Responder

    • Oi Patricia. É difícil realmente. ..a gente não consegue se separar. ..pensa nos momentos bons,vem a saudade, a falta. …estou em processo de separação e passo por tudo isso. ..minha psicóloga falou para quando pensar nos momentos bons, começar imediatamente a pensar nos ruins. …tente colocar vc em primeiro lugar. Leia todas essas histórias. ..mulheres que viveram anos ao lado de um misógino e só sofreram…nada mudou neles….espero que sua situação esteja melhor hoje em dia. Que Deus abençoe a todas nós

      Curtir

      Comentário por Rose — setembro 13, 2015 @ 21:29 | Responder

  27. Augusto, gostaria de agradece-lo por multiplicar estas informações.
    Me relacionei por 8 anos com um misógeno, isso há 10 anos atrás. As marcar deixadas foram tão profundas que até hoje tenho panico de imaginar eu me relacionando com alguém com o mesmo comportamento e sabe o porque desse medo? Ele me fez acreditar que a culpa era minha, me destruiu pscológica e emocionalmente. Vou procurar o livro e estuda-lo, para me curar… Obrigada

    Curtir

    Comentário por Fabiana — fevereiro 19, 2015 @ 14:30 | Responder

    • Oi Fabiana.
      Agradeço sua visita ao blog e fico feliz que tenha aproveitado o texto.
      Um abraço.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 19, 2015 @ 15:33 | Responder

  28. Eu acredito que o homem com quem me casei, pouco menos de dois meses atrás seja um misógeno. Ele insinua uma coisa, questiono e ele diz que ele não disse. O pior de tudo foi ele me acusar de coisas que não fiz. Ele falava tão convictamente que eu percebi que ele não podia ser normal. Tentei ligar para um familiar e ele me derrubou. Senti tanto medo dele, que na mesma noite o deixei. Os relatos que tenho lido me fazem ter forças para não querer voltar para ele. Ele já estava começando a querer destruir minha autoestima. E sem contar que ele muda de comportamento como quem muda roupa. Espero continuar tendo forças e realmente conseguir me divorciar dele. Obrigada pelo post, me ajudou muito.

    Curtir

    Comentário por Cristiane — março 15, 2015 @ 23:59 | Responder

    • Bom dia Cristiane.
      Espero que tudo se normalize rapidamente em sua vida. Que aconteça o melhor para vocês.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — março 16, 2015 @ 9:00 | Responder

    • Oi cristiane, espero que esteja bem e continuando firme na sua decisão. É muito difícil….a gente sonha com o casamento, com uma família e, quando pensamos que conseguimos, passamos por coisas assim. Infelizmente no meu caso demorei 2 anos para descobrir. Meu marido começou a se mostrar diferente um pouco depois de casados. ..ofendendo, xingando, menosprezando, colocava a culpa sempre em mim, se recusava a fazer tratamento e eu sempre desculpando e na esperança de que ele fosse mudar….Até que chegou a agressão física e dói muito. ..não só por fora…Além da dor física vem a dor psicológica que é muito pior. …agora estou em processo de separação. ..e ainda é doloroso. ..difícil de acreditar…. Espero que vc esteja bem e livre dele.

      Curtir

      Comentário por Rose — setembro 13, 2015 @ 21:41 | Responder

  29. Poxa estou muito confusa, depois de tantas pesquisas para descobrir porque meu marido se comporta de tal maneira, descobrir que ele é misógino… Nunca tinha ouvido essa palavra mas é algo muito sério. Temos 1 ano de casados, no início e se fazia de homem bobó, mas ao longo do tempo fui vendo que era tudo planejado. Ele tem surtos de irá pelo menos em dois em dois meses. É muito estranho, pode está tudo bem derrepente ele procura confusão ou algo que pode ser conversado ele vira um bixo quebrando as coisas, me xinga, cospe em meu rosto, o último surto dele ele me agrediu me dando tocos nas costas, na cabeça e puxou meus cabelos.
    Quero sai fora, quero me separar mas ele não vai aceitar. Estou muito confusa por mais que ele seje um homem responsável, carinho, ele se transforma, e sempre me culpa por tudo, mesmo eu não sendo culpada.
    Não tenho família por perto, tenho um filho para criar e trabalho perto de minha casa.
    Mas quero dá um fim nisso, não vou aceitar mais.
    Me de um concelho.

    Curtir

    Comentário por Mônica — setembro 7, 2015 @ 12:55 | Responder

    • Olá, Mônica.
      Agradeço sua passagem pelo blog. E olhe – não sou a melhor pessoa para aconselhá-la quanto ao seu problema. Isso é algo pessoal, cujas atitudes você mesma deverá tomar. Como dizia minha mãe: “cada um sabe onde o sapato aperta no pé!”
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — setembro 8, 2015 @ 11:33 | Responder

    • Monica, acredito que o melhor a fazer é procurar um psicólogo para vc se cuidar, se fortelecer e tomar a melhor decisão. E principalmente por ter um filho. ..pensar no que vc quer pra ele… se cuida, procura um psicólogo, vai te ajudar muito a te entender, entender com quem você está lidando e, com isdo, te ajudará a tomar uma decisão. É isso que está me ajudando. …

      Curtir

      Comentário por Rose — setembro 13, 2015 @ 21:46 | Responder

  30. Olá Boa tarde,
    Meu nome é Melaine e há um tempo, postei um depoimento cheio de ódio e medo, pois tinha um misógino em minha vida que destruiu todo o meu psicológico, minha vida familiar, minha relação com meus amigos e o pior, destruiu o que tinha de melhor em mim, minha autoestima. Por um tempo achei que eu tinha culpa dos momentos que o irritavam, tinha culpa até do time dele que perdia ( daí você imagina rs…) Acreditem, CADA UMA DE VOCÊS pode SIM sair disso. Você precisa ter determinação e colocar sempre sua segurança em primeiro lugar, nada é tão ruim que dure para sempre. Um dia me olhei no espelho e perguntei – Que merda de vida é essa que eu tô levando? Chorei muito e tratei de refazer todos os pontos que aquele homem destruiu. E sempre repetia em minha mente : que ele NÂO me merecia, que NUNCA fez nada que me levantasse, que NUNCA fui dependente de nada, nem financeiramente e nem emocional, então o que diabos me segurava a ele???…. Hoje depois de 6 meses liberta, passo por ele e vejo que ele foi essencial na minha vida, pra que eu tivesse certeza de TUDO O QUE EU NÃO QUERO E NÃO PRECISO PASSAR NUNCA MAIS, a única queixa é que tive que passar na pele. Um beijo no coração e amigas, você não merece passar por isso, mas infelizmente só depende de você!!! E se eu puder ajudar em algo… Estou aqui de coração aberto!!!

    Curtir

    Comentário por Samia Magalhães — setembro 14, 2015 @ 13:54 | Responder

    • Boa tarde Samia. Parabéns por ter conseguido se libertar! Um abraço.

      Em 14 de setembro de 2015 13:55, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — setembro 14, 2015 @ 14:39 | Responder

    • Oi Melaine, fico feliz por você, por estar bem, feliz e confiante. E é muito bom ver esses depoimentos, porque as vezes é muito difícil nos livrarmos….ainda estou em processo de separação e as vezes, vem imagens de momentos bons e ainda aquela “esperança no fim do tunel”…tipo: e se ele souber do problema dele, se eu tentar trabalhar de uma forma diferente, será que não terá melhoras? É difícil…tem dias que me seguro para não entrar em contato com ele…só peço a Deus para que esse divórcio saia logo para que eu consiga realmente me ver livre dele….e para ser forte para passar por tudo isso e não ter uma “recaída”.

      Curtir

      Comentário por Rose — setembro 14, 2015 @ 21:05 | Responder

      • Oi Rose,
        Me arrepiei toda lendo seu comentário, pois é assim mesmo, sempre achamos que amanhã vai acontecer um milagre e nosso amor, aquele que conhecemos volte a ser como era antes, do jeito que nos apaixonou… Mas somos humanas e a cada crise, a cada grito morremos um pouquinho . Rose procure ficar distante pois, “o não ver” nos ajudar a sermos fortes, a cada coisa boa que lembrar , lembre de duas, três ruins. Diga pra você mesma todo dia: – EU NÃO MEREÇO ESSE SOFRIMENTO!!! Enxugue as lágrimas e abra seu coração para um novo amor!!!

        Curtir

        Comentário por Samia Magalhães — setembro 15, 2015 @ 10:38

    • Muito obrigada, de coração. Se Deus quiser terei a mesma força e coragem que você teve. Estou me esforçando muito…

      Curtir

      Comentário por Rose — setembro 15, 2015 @ 22:35 | Responder

    • Hallo Melaine tudo bem?desejo que sim.
      Eu acabei de ler o teu relato e estou muito emocionada,nossa,eu tenho sofrido tanto,eu tenho travado essa batalha injusta e sangrenta contra mim mesma,nao ta nada facil,eu as vezes acho que nao vou conseguir passar por tamanha dor,mas foi muito bom ler aqui os relatos,e o teu me deu um certo impulso para fazer algo por mim mesma,agora eu preciso cuidar de mim,vejo que estou fraca,desmotivada,mas sei que preciso de mim,que preciso voltar para mim,pois fiz um caminho extremamente doloroso,cheio de espinhos,eu estou muito cansada,mas preciso retornar e trilhar outros caminhos,outras trilhas.
      Obrigada pelo teu relato,fica com Deus,
      Bruna.

      Curtir

      Comentário por Bruna — outubro 28, 2015 @ 13:19 | Responder

      • Querida Bruna,

        Apenas hoje vi seu comentário,desejo muito que você bem, é difícil esta situação, mas não é impossível, seja forte… Se ponha em frente ao espelho e pergunte aquela imagem da Bruna se ela merece, se é isso o que você quer pro seu futuro. Só a Bruna pode dar um basta, só você amiga.
        Junte os caquinhos de seu coração , cole-os com o que restou de seus sentimentos. Hoje eu passo por ele e o vejo como uma pessoa comum, como posso ter amado tanto um homem que hoje pra mim não passa de uma pessoa comum???
        Você tambem pode, o monstro tambem somos nós!!!

        Curtir

        Comentário por Melaine — novembro 11, 2015 @ 12:57

      • Boa tarde Samia.
        Agradeço pela participação no blog.
        Abraços.

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — novembro 11, 2015 @ 14:02

  31. Augusto parabens!muito bom mesmo o teu blog,especial. Grata pela oportunidade.
    Eu estou tentando criar algo para mim mesma e para as amigas e pessoas que queiram postar la seus sentimentos,um desabafo,algo do genero.Tudo muito ainda no inicio,nao iniciei ainda nada sobre o tema “Mulheres e seus grandes amores”,estou reunindo fotos de amigos queridos,pessoas publicas e musicas que gosto,e ai vou reformular tudo e passar a partilhar os meus dias com as pessoas e receber comentarios como se sentem as pessoas,que possam falar,desabafar,concordar ou descordar,uma troca positiva eu gostaria,mas quando imaginei criar,eu realmente pensei em mim,em que eu sempre podesse falar,expor sobre meus sentimentos,e vamos ver se vai correr bem,longe estou de chegar a um blog elaborado assim como o teu,mas no momento nao me sinto nada bem,entao preciso me elaborar primeiro,rs.
    La por enquanto fica sendo meu cantinho,super desorganizado,mas assim quero que seja,quero que possa evoluir junto comigo,crescer junto comigo,amadurecer.
    Obrigada Augusto,amei tudo aqui,de verdade parabens!
    Bruna.

    Curtir

    Comentário por Bruna — outubro 28, 2015 @ 13:35 | Responder

    • Oi Bruna.
      Agradeço a sua visita ao blog. Quando estiver com o seu no ar, envie o link para que eu possa visitá-lo.
      Um abraço.
      Augsuto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — outubro 28, 2015 @ 13:59 | Responder

  32. Hallo Augusto,
    Ja informei sobre o teu blog para as amigas que dominam o portugues,elas adoraram saber de algo assim tao bem elaborado,com total dominio e conecimento,um local onde as pessoas podem expressar tudo que sentem,bacana demais teu suporte,eu adorei.
    Entao,como te falei tudo que postei em meu simples e humilde blog ainda fica nas poucas fotos de amigos e poucas musicas,mas quero que la seja um lugar para todos,no momento eu falo como me sinto,o intuito foi bem esse por que eu passei anos da minha vida sem poder expor,compartilhar nada de mim,foi sim um tempo de angustia,mas necessario eu sei,minha historia e muito complexa,fico triste por isso,ganhei muito nao me expondo,mas vejo que tambem perdir demais,perdir pessoas,amizades,amores,um tempo enorme da minha vida que nao volta jamais,duro isso.Ainda acho que sou jovem,tenho 32 anos,rsrs,sera?jovem para umas coisas,e com 32 tambem podemos nos achar velhos,depende de como lidamos com o tempo,com nossa mente,nosso corpo,atitudes,a lista e enorme…Nao explico,nao entendo,mas me pego muitas vezes muito adolescente.
    Quero que me perdoe pelos erros em portugues,nao domino muito bem para escrever,falar eu acho mais facil,agora escrever portugues para mim fica problematico,rs,um dia eu aprendo.
    Se quiser passar por la no meu quase blog,rs,eu vou amar,nossa,vou ficar bem orgulhosa de te receber,e outras pessoas que queiram compartilhar sobre seus grandes amores” Francesinhabrasileirinha.blogspot.com.
    Mulheres e seus Amores.
    Agurdo a tua nobre visita,
    Gratidao,
    Bruna.

    Curtir

    Comentário por Bruna — outubro 28, 2015 @ 16:27 | Responder

  33. Há quase três anos convivo com um misógino. Ele se acha o senhor da inteligência (e não é). Um ser ignorante, bruto. Não aceita que apesar de ser homem não tenha muita desenvoltura em assuntos para homens ou trabalho que exijam habilidades manuais. (isso eu tenho) Às vezes, penso que seja um gay enrustido e, por isso tenha tanta frustração. Ele já me agrediu algumas vezes, mas com seqüelas uma vez e vou levar pra vida toda. Já nos separamos por 4x por interferência da minha família. Às três primeiras separações voltamos por insistência dele e porque eu quis voltar pois amava-o, a última fui obrigada. Ele filmou nossa transa e ameaçou publicar caso não voltasse. No começo ele não era assim, era um amor e com muita pressa para morarmos juntos, foi entrar na minha casa e, bummm explodiu o que havia de ruim nele. Tudo que faço o irrita até mesmo minha felicidade, quando canto… parece que me odeia, e olha, que sou calma e tolerante demais com ele . Mas confesso que apesar de tudo ele consegue ser mais carinhoso comigo que eu com ele. Tomo injeção anticoncepcional porque comprimido, nem escondendo. Só se eu fosse louca ter filho com um misógino. Ele quer, mas eu nunquinha pois, sei que um filho dele viria ao mundo para sofrer.

    Curtir

    Comentário por Narjara — junho 2, 2016 @ 13:27 | Responder

  34. Há quase três anos convivo com um misógino. Ele se acha o senhor da inteligência (e não é). Um ser ignorante, bruto. Não aceita que apesar de ser homem não tenha muita desenvoltura em assuntos para homens ou trabalho que exijam habilidades manuais. (isso eu tenho) Às vezes, penso que seja um gay enrustido e, por isso tenha tanta frustração. Ele já me agrediu algumas vezes, mas com seqüelas uma vez e vou levar pra vida toda. Já nos separamos por 4x por interferência da minha família. Às três primeiras separações voltamos por insistência dele e porque eu quis voltar pois amava-o, a última fui obrigada. Ele filmou nossa transa e ameaçou publicar caso não voltasse. No começo ele não era assim, era um amor e com muita pressa para morarmos juntos, foi entrar na minha casa e, bummm explodiu o que havia de ruim nele. Tudo que faço o irrita até mesmo minha felicidade, quando canto… parece que me odeia, e olha, que sou calma e tolerante demais com ele . Mas confesso que apesar de tudo ele consegue ser mais carinhoso comigo que eu com ele. Tomo injeção anticoncepcional porque comprimido, nem escondendo. Só se eu fosse louca ter filho com um misógino. Ele quer, mas eu nunquinha pois, sei que um filho dele viria ao mundo para sofrer. Obrigada!

    Curtir

    Comentário por Briza Narjara — junho 2, 2016 @ 13:34 | Responder

  35. Interessantíssimo !
    Estou numa relação em que busco explicação e ou entendimento sobre o comportamento do homem c quem estou atualmente.
    Qnd li o texto, fui compreendendo algumas atitudes dele ; algumas são taís quais descritas. O pq não encontrei na listagem do texto.
    Mas, qnd soube que perdera sua mãe mt cedo e, tbm, o pai… E vislumbrou em tias, vizinhas, amigas da família a mãe que ele poderia assumir…Mais tarde, fica viúvo, com filhos pequenos…Pensei q por aí teria explicação p traições ininterruptas, uma certa repulsa p comigo … Não fechei o diagnóstico, mas, me aproximei do msm.
    Obrigada !! Como é bom o caminho p o conhecimento….

    Curtir

    Comentário por Mônica — fevereiro 28, 2017 @ 8:31 | Responder

  36. Eu fui casada 10 anos com um homem com tais características quando comecei a me impor ele começou a se afastar arrumou outra mais com história muito parecida com a minha quando nos conhecemos.E pelo que sei ele ja está começando a agir com ela como agia comigo.

    Curtir

    Comentário por Eliz — agosto 2, 2017 @ 9:28 | Responder

    • Bom dia Eliz.
      Agradeço sua participação no blog.
      Volte sempre que quiser.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — agosto 2, 2017 @ 10:47 | Responder

  37. Obrigada por este esclarecimento maravilhoso. É exatamente assim. Acabo de sair de uma relação assim. Tentei fazer diferente ficando na relação, mas ele buscou uma terceira pessoa. Acho que é um padrão tb pra não ter que enfrentar as próprias questões internas. Parabens pela clareza do seu texto.

    Curtir

    Comentário por Erica — julho 21, 2018 @ 17:45 | Responder

    • Oi Erica.
      Muito obrigado pela visita. Fico feliz que o texto tenha-lhe sido útil. Abraços e felicidades.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — agosto 26, 2018 @ 11:32 | Responder

  38. O texto é profundamente esclarecedor . Gostaria de saber se a misoginia se encaixa como um aspecto dentro de transtornos de personalidade como bipolar e borderline

    Curtir

    Comentário por Erica — julho 21, 2018 @ 18:03 | Responder

  39. Há um grupo de ajuda para pessoas que sofrem ou sofreram com esse tipo de relacionamento chame no whats 51 998050102.

    Curtir

    Comentário por suzana Graboski — novembro 12, 2022 @ 23:23 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Blog no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!