A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

fevereiro 24, 2012

Montevidéo – cidade calma, arborizada, com jeito europeu – Dicas de viagem!

Em 2010 estive quatro dias em Montevidéo, capital do Uruguai. Passava  férias em Buenos Aires, resolvi atravessar o Rio de La Plata, em barco, até Colônia Del Sacramento, já em território Uruguaio, de onde segui em ônibus até Mondevidéo.

Montevidéo – uma cidade cercada de verde!

Fiquei hospedado em um hotel com cara de casa – o Hotel Casablanca , cuja proprietária, a Sra. Carmen, não deixou por menos e falou que alguns brasileiros conhecidos dela são “folgados e não gostam de trabalhar”. Com tal comentário, pensei em não ficar. Mas o preço era convidativo e o lugar muito descolado.

Mas, voltemos para as impressões da cidade. Para evitar repetir os mesmos detalhes de muitos roteiros encontrados na internet, vou falar de algumas coisas que penso ser legal conhecer por lá.

Se você for em época de inverno, é importante dizer que a Ciudad Vieja neste período é super agradável para passear calmamente pela praça da igreja matriz. Há vários bares que dispões mesas ao redor da praça  – e  vale a pena sentar-se ali para beber algo, tomar sorvetes (do La Cigale, que tem um local de venda ao lado da praça),  e falar devagar, observando o movimento da cidade.

Há um restaurante lindo, que faz parte de um clube (O Club Uruguaio, construído entre 1886 e 1888, que convida você a visitar a obra de um dos mais famoso engenheiro civís – Luigi Andreoni), o qual oferece um ótimo menu executivo e com um preço convidativo – cerca de uns 40 reais. E você pode escolher se quer comer dentro do restaurante ou nas mesas de fora, ao lado da praça (olhando as árvores, o lindo chafariz, etc.). George Bush já esteve por lá!

Plaza da Matriz em Montevidéo

Na Ciudad Vieja, na Peatonal Sarandí, há outros restaurantes bons e com menu executivo. Vale a pena visitar a antiga cidade durante a semana (de segunda-sexta) e nas manhãs de sábado. Não vá se for domingo, pois todo o comércio e restaurantes estarão fechados.

No domingo, você deve ir para o Parque Rodó, super bonito e que tem uma feira de artesanato até às três da tarde, com bons locais para comer como o Don Trigo ou o Rodelu. Não deixe de visitar o Museu de Artes Visuais que fica por perto.
No domingo, você também pode visitar os belos bairros de Carrasco e Pocitos, com suas praias de rio, ou o enorme e lindo parque El Prado (onde há o Museu Blanes, Jardim Japonês, Museu Botânico,  Museu de Antropologia).

Praia de Pocitos – Montevidéo

Listo abaixo algumas  informações que estão na Internet com os links correspondentes:

– do Clube de Turistas

Você pode começar seu passeio em Montevidéo na Plaza Independencia, onde estão alojados os restos mortais de José Gervasio Artigas. Aliás, andando pelos bairros da cidade, você encontrará vários monumentos em homenagem a ele. Bustos em Praças, etc. O mausoléu que fica no centro da Plaza Independencia é acessado por escadas sob a estátua equestre do herói. Olhando para o leste, chegamos ao palácio Salvo, um dos edifícios mais emblemáticos de Montevidéo e protagonista da maioria dos cartões postais da cidade. Este edifício de 27 andares foi projetado pelo arquiteto Mario Palanti e inaugurado em 1925. Ele tem,digamos, o formato de uma girafa. Por muitos anos foi o edifício mais alto da América do Sul. Para o lado oeste da praça fica La Puerta de la Ciudadela, que separa o “centro” da Ciudad Vieja. A cidadela de Montevidéo foi uma fortificação construída como uma defesa de Montevidéo colonial. Sua construção foi concluída em 1780 após 40 anos desde o seu início. O Portão da Cidadela é a única que permanece (reconstruído) daquilo que foi a fortificação.

Plaza Independecia, com o palácio Salvo, ao fundo

Para o canto sudoeste você poderá ver o Teatro Solís (Calles Buenos Aires e Juncal), o principal teatro da Capital que teve uma grande parte remodelada após um incêndio e que foi reaberto em 2004. Este teatro tem um sistema de visitas guiadas que recomendo. O preço das visitas em espanhol é muito acessível (cerca de 2 reais) e um pouco mais caro em outras línguas (cerca de 4 reais) e pode ser visitado às quartas-feiras, sextas, sábados e domingos, às 11, 12 e 16 horas. Às quartas-feiras as visitas em espanhol são gratuitas. E, claro – se tiver espetáculo, compre o ingresso. Muitos espetáculos têm preços populares. Assisti no Solis uma Comédia Nacional. Foi divertido.

Teatro Solis

Ainda na Plaza Independencia, passando sob a porta da cidadela temos a Peatonal Sarandí, e, seguindo por ela, chegará até a praça da igreja matriz, a qual está citada no início desse post, onde verá também a Catedral Metropolitana. A  praça da Catedral  é um ponto comercial central  na área da Montevidéo colonial. No lado oeste está a majestosa Catedral, em estilo neoclássico, inaugurada em 1804. É um dos edifícios que ainda está completamente preservado.

A  Cidade Velha de Montevidéo  faz parte do patrimônio histórico, cultural, comercial, gastronômico e noturno, com propostas turísticas cuidadosas e abrangentes, que variam de acordo com as horas e os dias da semana. Assim, durante a semana você pode visitar para fazer compras, ir para as galerias de arte e artistas de renome para ver edifícios de grande valor arquitetônico (por exemplo, na Calle Cerrito, 351, está a sede do Banco de La Republica), e, no sábado realize um passeio cultural pela Cidade Velha, onde encontrará artistas de rua, artesãos e antiquários ao longo da Peatonal Sarandí e da praça principal, onde fica a Catedral.

Banco La Republica

Todos os dias o Mercado del Puerto é aberto e lá há muitos restaurantes que servem principalmente a tradicional carne uruguaia (reconhecido mundialmente por sua qualidade). Também encontrará alguns intérpretes de tango entre outros artistas tocando tambores ou guitarras que passam pelos restaurantes, cantam algo e você lhes dá umas moedinhas no final da apresentação. Menção especial merece seu edifício com uma estrutura de treliça e pilares de ferro fundido, concebido e executado em Liverpool (Inglaterra) e se tornou um dos locais mais tradicionais de Montevidéo.

No centro da Ciudad Vieja você pode visitar a Plaza Zabala, desenhada pelo arquiteto paisagista francês Edouard André. Esta praça tem o nome do fundador da cidade – Bruno Mauricio de Zabala – e também tem o ar de jardim parisiense, que impressiona  com o seu designer, numa posição oblíqua que contrasta com a estrutura quadriculada da antiga cidade.

Plaza Zabala

Se por acaso estiver na Ciudad Vieja numa noite de sábado, caminhe pela Calle Bacacy ou sua paralela,  Bartolomé Mitre, onde encontrará vários bares e restaurantes “descolados” e cheios de jovens. Outra recomendação legal, especialmente para os mais  jovens. Nestes restaurantes e bares você também poderá ir em dias de semana durante o dia ou noite. Se você gosta de museus, na Ciudad Vieja eu recomendo: o Torres García (Sarandí 683, das 11h00 às 18h00) e o Palácio Taranco, sede do Museu de Artes Decorativas (Calle 25 de maio, 376), que pode ser visitado de terça a sábado das 12.15 às 18,00 horas, e aos domingos das 14 às 18 horas. De terça a domingo às 16h30,  tem uma visita guiada e é grátis para todos. Vá visitar também El Cabildo, que fica na lateral da praça da Catedral (Calle Juan Carlos Gomez, 1362, das 11:00 h às 17:00 h.).

Outro lugar interessante é o Cerro de Montevidéo, com um Museu Militar onde poderá ver os uniformes do General Artigas, armas, canhões e outros artigos militares. Para chegar até a Fortaleza, siga pela Calle  Carlos Maria Ramirez, depois Grécia e dobre à direita na Calle Viacaba. De lá, terá uma visão ampla da cidade, da baía de Montevidéo, da porta da ciudadela, da torre de comunicações, etc. Na fortaleza há telescópios para olhar mais próximo os edifícios.

Cerro de Montevidéo – Fortaleza

Também recomendo o Museu Juan Manuel Blanes (Avda. Millán, 4015) com obras do “pintor de la Pátria”, um dos principais artistas uruguaios. Há pinturas desta artista e esboços que vão desde alguns centímetros até pinturas de grande escala, as quais são dotados de um realismo surpreendente – e tudo com base na sua dedicação ao estudo da história íntima do Uruguai e do gaúcho (o trabalhador do Uruguai  que se dedica ao gado). Se você for ao Museu Blanes, também visite o Jardim Japonês, na parte inferior do museu.

Por fim, ao andar pela Calle 18 de Julho, preste atenção em suas praças e nas esculturas em bronze de grande valor artístico.

Outras dicas legais

http://www.montevideo.gub.uy/ciudad/datos-utiles/tours

• Tours
Há uma variedade de excursões pela cidade. Destaques: City Tour, Cidade Histórica, Turismo Cultural, Los Caminos del Vino, Noite, Passeio de Arte. Passeios privados com o acompanhamento de guias.
– Av. 08 de outubro 2252 , esquina da Av. 18 de Julio – 2402.99.35 – 2402.99.36.

Uma das belas e arborizadas ruas de Montevidéo

• Eco Bus Histórico
Excursão de ônibus pelos bairros de Montevidéo.
Horário: Sábados de 13 a 17 horas na Praça da Matriz, em frente a Catedral, Ciudad Vieja. 17:30 às 21 hs. Praça Entrevero, 18 de julho e Rio Negro.
Domingos e feriados, das 16 às 21 horas  Praça Entrevero, 18 de julho e Rio Negro. 2400.00.67 / 094 318 094

http://www.montevideo.gub.uy/ciudad/paseos/circuitos-turisticos

. Circuitos turísticos
Quem estiver interessado em conhcer alguns edifícios característicos da arquitetura Art Deco, existe um circuito que pode ser muito divertido e que dura apenas 60 minutos.

Na Prefeitura de Montevidéo há um mirador. Retire sua senha no centro de informações turísticas que fica na frente do prédio. Vale muito a pena ver a cidade do alto e suas ruas arborizadas! Acredito que lá, numa cidade infinitamente menor que São Paulo, há mais árvores por metro quadrado que aqui! As ruas são lindas, com calçadas boas para andar e com um Plátano plantado de 4 em e metros e dos dois lados.

Palácio Legislativo de Montevidéo

. A área rural
A poucos quilômetros do centro de Montevidéo, na parte Ocidental, você poderá fazer um passeio perfeito para fugir da cidade. Os sítios históricos da cidade de Santiago Vazquez, um passeio de barco, ou a vela, iates clubes e restaurantes ao longo do rio Santa Lucia.

. A nova cidade velha
A Cidade Velha é um dos principais circuitos culturais e turísticos e atrações em Montevidéo. É um espaço de interação social, onde o diálogo mistura passado e presente, é convidativo para caminhar por suas ruas, conhecer seus lugares e descobrir seus segredos.

. Bairro El Prado
É um bairro tradicionalmente associado com a rica aristocracia do gado do século XIX. Desde  1870 muitas famílias construíram palacetes perto do córrego Miguelete – eram moradias de férias, casas de luxo, impulsionados pela chegada do bonde para naquela área. Traços culturais e históricos convivem com o parque de 106 hectares. Vale a pena conferir!

Detalhe da Rambla em Montevidéo – o rio de la plata tem cara de mar, e presenteia os uruguaios com belas praias!

. Barrio Sur e Palermo
O berço do ritmo afro-uruguaio chamado Candombe. Quando a cidade começou a se expandir além dos limites da antiga muralha da cidade a comunidade Africana começou a se estabelecer principalmente nessas áreas.

Historicamente, a Cidade Velha, é o foco da cidade política, administrativa, comercial e cultural. Esta mudança que a área está vivendo hoje é um exemplo de uma cidade em constante movimento, que visa a renovação e integração de diferentes linguagens de gerações. Casas estão sendo restauradas em todos os quarteirões. E é bonito ver como trabalham – em todos os imóveis que estão sendo restaurados, há um grande outdoor de como era e como ficará, com o nome dos arquitetos. A Prefeitura de São Paulo e as ONGs de revitalização do centro da capital têm muito a aprender com os uruguaios!

A evidência é cada vez mais clara. Os espaços de arquitetura e público dessa área foram revitalizados, com uma revisão de estruturas e fachadas. Cuidados para recuperar seus edifícios/patrimônio e a chamada para  a renovação são propostas que colocam uma área histórica com serviços do século XXI – isso tudo também é exibido na recente extensão da Peatonal Sarandí, e a recuperação do passeio marítimo do porto.

Como eu já citei acima, na Cidade Velha se concentra grande parte dos setores comercial e financeiro de Montevidéo. Existem casas bancárias, escritórios, estúdios profissionais e lojas de diferentes ramos. Mesmo nesse circuito, e me parece que em um período muito curto de tempo, começou a se concentrar alí um punhado de restaurantes, cafés, pubs e discotecas,  adicionado a um circuito de centros culturais, ateliers, antiquários, livrarias, feiras de antiguidades, museus e edifícios históricos. Todos ocupando as casas e prédios restaurados.

Palácio Legislativo de Montevidéo

. Arte, design e tendências
Há um boom de boutiques de designer e tendências, propostas estéticas que incluem decoração, roupas e acessórios.
Várias oficinas de artistas se instalaram na cidade velha, que abriram suas portas aos turistas e ao público em geral, curiosos para conhecer a área onde o artista cria. Um exemplo claro é o Mercado de Arte e Design (MAD), próximo ao Mercado del Puerto, que concentra os nomes reconhecidos na arte nacional.

. Centros Culturais
A Cidade Velha tem conseguido concentrar ofertas culturais tão variadas como valiosas. o Teatro Solis tem em sua agenda mensal apresentações com artistas nacionais e internacionais, junta-se ao Centro Cultural da Espanha, que inclui exposições, concertos, workshops e conferências, ao qual foi adicionada uma hemeroteca, videoteca e uma sala polivalente onde há exibições de teatro, música e filmes e exposições.

. Onde comer  e casas noturnas
A grande transformação da Cidade Velha tem ocorrido no campo da gastronomia. A proposta é particularmente evidente na “vida noturna” através de restaurantes, cafés, pubs e discotecas. Nos fins de semana a Cidade Velha é transformada em uma nova cidade e da juventude.
Vá para o “clássico” bar Fun Fun,  que tem tango com boliche e que foi fundado em 1895 por Don Augusto Lopez, ou o Café Brasileiro, que se junta a uma renovada Calle Bartolomé Mitre, ou Peatonal Bacacay, em frente ao Teatro Solis.

. Links:
Teatro Solis
Centro Cultural da Espanha

O link a seguir te leva a roteiros de passeios e espaços de investigação, etc.
http://www.montevideo.gub.uy/ciudad

Anúncios

93 Comentários »

  1. Augusto, espero que esteja tudo bem.
    Eu estava com saudades dos teu post que são sempre uma ótima surpresa.
    Um abraço de Luz e Paz, daqui de Araras.

    Curtir

    Comentário por sissi2011 — fevereiro 24, 2012 @ 23:40 | Responder

    • Oi Simone. Agradeço pela visita e pelo carinho. Estive em férias por 20 dias. Passei alguns dias em Rio Claro. Desta vez, tirei férias de tudo. Rs. Abraços.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 25, 2012 @ 0:15 | Responder

  2. Adorei!! Anotei tudo!! Vou para Montevideo no início de julho e suas dicas serão muito úteis. Obrigada!!

    Curtir

    Comentário por Juliana — junho 13, 2012 @ 1:03 | Responder

    • Oi Juliana.

      Agradeço pela visita ao blog.
      Estive em Montevidéo por alguns dias no início desse ano, em fevereiro. Aluguei um apartamento na Peatonal Sarandi, no centro histórico. Valeu muito a pena!
      Uma dica que parece meio boba, mas que vale a pena – veja a cidade de cima, de um dos miradores disponíveis. Gostei muito da visão que tive desde o prédio da prefeitura. Verá como a cidade é bem distribuída e muito arborizada.
      A Feria de Tristan e Narvaja é interessante, enorme e tem de tudo. Fiquei meio deprê por lá, ao ver maus tratos aos filhotes de todos os tipos que estão à venda. Se tiver tempo, vá conhecer Punta Del Este. De ônibus, desde a rodoviária, é bem rapidinho. A visita nem vale tanto pelas praias, mas pelo sítio urbano mesmo. Caminhar, tomar sorvetes…
      Abraços.
      Abraços e bons passeios!

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 13, 2012 @ 8:34 | Responder

  3. Acabei de retornar do Uruguay: fiquei encantada! Meu marido e eu, até fazemos planos de residir no Uruguay depois que a minha aposentadoria for deferida. As expectativas foram suplantadas, espero que não mude!

    Curtir

    Comentário por Mª Estela Galeazzi Caxambu — novembro 26, 2012 @ 15:14 | Responder

    • Oi Maria Estela.

      Também penso o mesmo – aposentar, ir morar em Montevidéu, ou Santiago, ou Buenos Aires… Pessoal educado, civilizado, não é? Além disso a qualidade de vida parece ser melhor por lá.
      Vou postar daqui a pouco mais alguma coisa de Montevidéu. Visite quando puder.
      Abrs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — novembro 26, 2012 @ 16:42 | Responder

    • Maria Estela eu me chamo Jaqueliny e estou pensando em ir morar no uruguai com as minhas tres filhas uma de 11 anos a a do meio de 8 e a caçula de 5, o que me chama a atenção é a qualidade do ensino baixo custo de vida e tramquilidade é assim mesmo?

      Curtir

      Comentário por Jaqueliny Corina do Nascimento — abril 1, 2014 @ 10:44 | Responder

  4. Estou neste momento escrevendo de um apartamento de hotel ( Lafaiete ) bem no centro de montevideo e concordo contudo o que foi falado pelos colegas , pois estou encantado com a cidade de montivideo. Vale a pena conhece-la.
    Obrigado Augusto, teu post foi de grande valia.

    Curtir

    Comentário por carlos guedes — janeiro 12, 2013 @ 16:14 | Responder

    • Boa noite Carlos!
      Aproveite Mondevidéo!
      Terá muitas recordações boas daí, tenho certeza.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 12, 2013 @ 20:06 | Responder

      • Ola Augusto, estou com uma viagem marcada para Mondevidéo, voce pode me passar umas dicas de hoteis com preços bons e boa localização, irei com minha esposa em busca de uma segunda Lua de Mel,, nao podemos gastar muito, seria importante algumas dicas de quem ja tem um conhecimento, tipo: aqui as coia são caras e para turistas, aqui é ficam mais os Nativos e os preços e as diversoes correspondem aos Nativos..não gosto muito de passeio tipo CVC, rsrs, gosto de misturar com os Nativos,, Obrigado,,

        Curtir

        Comentário por Junior — janeiro 25, 2013 @ 14:29

      • Oi Junior
        Estive duas vezes em Montevidéo. Numa delas aluguei um apartamento mobiliado. Ficou bem mais barato que hotel e eu fazia minha propria comida. Mas, foram 15 dias. Assim, de for muitos dias que irão ficar, compensa.
        Da outra vez fiquei num hotel bem barato, tipo pousada, da Sra. Carmen. O nome do hotel é Casablanca. Lá, era bem mais barato que hotel, mas ela não servia café da manhã .Eu tomava na padaria da frente.
        Olha, os nativos gostam de ir aos parques, na rambla para pescar.
        Tem uma rede de supermercados chamada Tata onde eu costumava comprar. Era mais barato que o Coto.
        Tem a feira Tristan e Narvaja, no final de semana, que é bem legal para ver a cultura local.

        Abraços e boa viagem
        Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — janeiro 25, 2013 @ 16:12

  5. Estive em Montevidéu com meu esposo fomos passar seu aniversario foi um passeio interessante,fomos a esses pontos turísticos todos,gostamos muito do churrasco do mercado do porto,delicioso.Ficamos no Palladium Busenes Hotel,muito bom serve um excelente café da manhã,ótimo para passear fica próximo de bons restaurantes e café.
    Marlis
    Fevereiro 06,2013

    Curtir

    Comentário por Marlis — fevereiro 12, 2013 @ 23:00 | Responder

    • Boa tarde Marlis.
      Montevidéu é uma cidade linda. Também gostei muito e por estar tão perto, vale a pena conhecer.
      Abrs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 13, 2013 @ 12:13 | Responder

  6. Vou a Montevideo pela 1ª vez em março/2013 e gostaria de saber se eles aceitam reais como em Buenos Aires ou tenho que levar dolares e pesos uruguaios

    Curtir

    Comentário por maria carmen souza de moura aguiar — fevereiro 14, 2013 @ 14:11 | Responder

    • Olá Carmen.

      Olha, já estive por lá duas vezes. Existem lugares que aceitam dólares e existem lugares que aceitam reais. Mas, Montevidéo não é tão democrática quanto Buenos Aires. Assim, sugiro que sempre troque seus reais ou dólares por pesos uruguaios. Eu sempre faço minhas trocas no Banco Central Del Uruguay http://www.bcu.gub.uy/Paginas/Default.aspx
      Boa viagem!

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 14, 2013 @ 14:47 | Responder

  7. Adorei as dicas!. Iremos com os nossos CORAIS: ” VOXX POPULI” e “MADRIGAAL DE PASSO FUNDO”, RS,em outubro próximo e as dicas que deste, foram excelentes para podermos conhecer Montevidéo em seus aspectos turísticos que mostraste, lindos! e (Punta del Este, tb)
    . Obrigadão abraços gaúchos . Zóca Vargas. .

    Curtir

    Comentário por Zóca Vargas — março 26, 2013 @ 1:16 | Responder

    • Zoca,

      Sucesso em suas apresentações em Montevidéo! Irão gostar do jeitinho europeu que está tão perto da gente!
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — março 26, 2013 @ 8:33 | Responder

  8. Olá Augusto, sou estudante e jovem rsrs e irei realizar um intercâmbio para Montevidéo e cursar faculdade na Universidade de la Republica, gostaria de saber se para a juventude existe muitas baladas e festas, e se a cidade possui muitos universitários. Conheceu essa universidade?

    Curtir

    Comentário por Pedro — março 26, 2013 @ 1:33 | Responder

    • Olá Pedro.
      Não conheço profundamente a Universidad de la Republica, mas parece ser muito boa.
      Quanto a baladas, quando lá estive não fui a nenhuma, mas tem sim. Diferente daqui, pois o pessoal de lá é muito mais “cabeça”, como dizem. Cultos, informados sobre tudo, discutem sobre todos assuntos. Dá gosto de conversar com eles.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — março 26, 2013 @ 8:35 | Responder

  9. Parabéns Augusto pelos seus comentarios, todos maravilhosos, estive em punta del este 2 vezes mas nao fiquei em montivideo, adoro o uruguay, pessaos inteligentes de alto nivel cultural. estou de vlta lá em maio/2013 e quero ficar em montivideo e conhecer melhor. abraco Marcelo. minas gerais.

    Curtir

    Comentário por Marcelo Laughton — abril 6, 2013 @ 16:29 | Responder

  10. Oiii Augusto, completando os comentarios acima, desde a primeira vez que fui ao uruguay, cheguei e sentir, quero morar aqui, em breve quando me aposentar quero morar por lá ou buenos aires mas prefiro montivideo por ser uma capital menor e de alto nivel cultural e estar proximo de praias como punta del este, que nao tem tanta beleza assim, mas tem muita gente bonita e mar e rio juntos. abraco Marcelo.

    Curtir

    Comentário por Marcelo Laughton — abril 6, 2013 @ 16:49 | Responder

    • Bom dia Marcelo.
      Então vamos ser vizinhos! Esse também é meu sonho – morar em Buenos Aires, Montevidéo ou Santiago!
      Abraços e agradeço sua visita.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 8, 2013 @ 8:25 | Responder

  11. Realmente não consegui compreender como as pessoas conseguem falar tantas coisas positivas sobre essa cidade. Meu Deus!!! Li tantos blogs, tantos comentarios, tantas coisas a respeito de Montevideo. Planejei minhas férias durante 2 meses. Super ansiosa para que chegasse logo o dia da Viagem!! Viajei dia 19 de abril de 2013, junto com minha irmã e essa foi minha primeira viagem para fora do Brasil. E em falar de Brasil, sou carioca e já viajei por muitos lugares do nosso País e sempre fui muito bem recebida e tratada, mesmo em cidades super pequenas, com pessoas humildes e que não tem o habito de receber turistas. Mas voltando a realidade, sinceramente, essas foram as piores férias da minha vida!!!
    Joguei o meu tão suado dinheirinho na privada. Claro que não serei tão injusta em relação à Beleza de alguns lugares, pois realmente existe encantos em algum deles! Acredito que a Praça da Independencia, onde fica o Prédio da PresidÊncia, seja o lugar menos sujo e até mesmo o mais interessante da Cidade e a praça onde fica a Igreja Matriz, com umas ruazinhas que não passam carros são bem bonitinhas, As Ramblas, com aqueles Predios lindos no Bairro de Pocitos, e do Aeroporto, que aliás, dizem ser o mais moderno da América Latina, ao chegarmos, realmente se pensa que a Cidade é bem moderna, limpa e sofisticada. Sim, sofisticada e limpa, no caminho do Aeroporto de Carrasco ate o Centro. Mas realmente, Montevidéo é um engano!!!Ou seja, a capital de um País, a Sede do Mercosul, é na verdade uma Cidade atrasada, suja, feia, com prédios históricos lindíssimos mas mal cuidados, pixados e sujos. Com aquelas galerias comerciais ao longo de toda a 18 de julho, gelerias com um cheiro horrível, mas iluminadas, empoeiradas, que mais parecem tumbas de cemitérios. Horrivel!!! Um verdadeiro Horror!!! O povo é mal educado, grosseiro, rude e indiferente!!! Em praticamente todos os lugares que eu fui, foi uma excessão a delicadeza e educação no atendimento. Entra-se numa loja, e nos sentimos invisíveis, pois os vendedores não vem nem perguntar se precisamos de alguma coisa ou sequer olham para nós!!!! Fui também á Punta e o tratamento é um pouco menos pior, pois acredito que seja pela Fama da Cidade e pela quantidade de turistas que recebe. Tiveram portanto que se preparar melhor, crendo que recebendo e atendendo bem, os turistas retornarão!! Montevideo não recebe tantos turistas quanto Buenos Aires e nem tem a fama que Buenos Aires tem, portanto o que se pode perceber é que o povo Uruguaio é recalcado, justamente por isso!!! Mas eles não fazem questão de serem atenciosos nem tampouco solicitos e educados. Talvez seja essa minha maior indignação, pois no meu País, aonde quer que se vá, o povo procura sempre tentar agradar, ser atencioso solicito e simpático. Realmente o Povo Brasileiro é o melhor povo do mundo, o mais caloroso e mais simpático e que adora e sabe receber bem seja o turista brasileiro e o estrangeiro. Passei 6 dias e que não via a hora de voltar, e minhas férias na verdade serão os finais de semana restantes do final do mes, na minha casa, no meu Bairro, no meu Rio de Janeiro, no meu BRASIL!!!!

    Curtir

    Comentário por Ana Paula Barreto — abril 26, 2013 @ 23:53 | Responder

    • Olá, Ana Paula.

      Penso que o gostar de um lugar ou não depende muito da visão de quem o visita. Eu, por ser historiador e geógrafo, vejo belezas em tudo, mesmo onde a maioria as vezes não as vê!.
      É claro que Montevidéo não tem a beleza de Santiago, Rio de Janeiro, Buenos Aires, entre outras. Mas, tem sim o seu charme e sua beleza.
      Um abraço.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 28, 2013 @ 12:51 | Responder

    • Rio de Janeiro é uma cidade imunda, violenta e que recebe mal os turistas, começando pelo táxi do aeroporto.Trabalhei em hotel e agora recebo turistas em meu apartamento por temporada e em outro da família, onde recebo intercambistas. Todos são assaltados e reclamam dos serviços, tudo caríssimo e capenga. Nem vou desfiar o rosário de horrores que é viver no Rio, mesmo morando em Copacabana. E cheio de Anas Paulas achando tudo o máximo. Que povinho mais delirante e ufanista, é por essa e por outras que nada melhora por aqui. E brasileiro não se manca que é mal recebido em outros países por não ter educação, ser deselegante e folgado. Com poucas e honrosas exceções…

      Curtir

      Comentário por annemarie hasson filgueiras — outubro 14, 2013 @ 1:25 | Responder

      • Bom dia Anne!
        Obrigado pela visita. Também acho que brasileiro é muito mal visto lá fora e por conta da própria população.
        Abrs.

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — outubro 14, 2013 @ 9:01

    • Tinha que ser carioca… óbvio, não há a menor chance de gostar da América Latina. Entendam como quiserem!

      Curtir

      Comentário por Gaúcha — fevereiro 9, 2014 @ 19:02 | Responder

      • Bom dia!
        Como pediu, vou dar minha opinião. Teve tanta dedicação, amor e carinho com outros tantos cães… tenho certeza que conseguirá acompanhar o Maninho até o final.
        Um abraço, paz e bem.
        Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — fevereiro 13, 2014 @ 8:32

    • sim,dona …fique quietinha em casa que é o melhor,o Rio é maravilhosa…é uma pena que tenha tantas balas perdidas

      Curtir

      Comentário por oscar — janeiro 7, 2015 @ 17:08 | Responder

      • Bom dia.
        Agradeço sua visita ao A Simplicidade das Coisas.
        Abrs.

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — janeiro 8, 2015 @ 8:41

  12. Parabéns pela riqueza dos seus comentários, acho que também faço parte deste time que vê beleza em tudo, aprecio os detalhes, amo as diferenças culturais e sonho um dia poder viver no litoral norte do Uruguay. Estive pela primeira vez no Uruguay em 2011, visitei Montevideo por um dia, me apaixonei pela cidade como por esse pequeno país, onde as pessoas são reservadas, silenciosas, calmas e interessantemente diferente dos brasileiros. Além disso, fiquei admirada com vários aspectos em que eles nos superam, como por exemplo, o sistema de saneamento básico, que se comparado a região do litoral catarinense (onde moro), está anos luz na frente, dentre muitas outras coisas, que infelizmente, “o jeitinho brasileiro”, acaba perdendo para qualidades que uma nação precisa para um desenvolvimento justo e digno. Mas voltando, retorno ao Uruguay no próximo mês (junho\13) e pretendo ficar uns 4 dias na capital – por tanto achei suas dicas valiosas!! Gostaria de saber, já que disse acima que estava na Argentina antes de Montevideo, se seguindo (de carro) até Colonia Del Sacramento, para pegar a balsa e atravessar até Buenos Aires, existe estacionamento seguro, em caso de querer ficar umas 2 noites do outro lado. Agradeço desde já. Um abraço. Cris

    Curtir

    Comentário por Cris Moris — maio 12, 2013 @ 18:28 | Responder

    • Oi Cris.
      Agradeço sua visita e comentário.
      Sim, existem estacionamentos seguros e já conversei com várias pessoas que fizeram isso. É um passeio que vale muito a pena. Aproveite!
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 13, 2013 @ 8:29 | Responder

      • Muitíssimo obrigada pela sua dica, agora fiquei ainda mais empolgada e estender até Buenos Aires!! Admiro as pessoas que têm a dedicação em compartilhar suas experiências de viagens pois revistas e guias turísticos de livrarias, não possuem conteúdos valiosos assim. Parabéns pelo blog!

        Curtir

        Comentário por Cris Moris — maio 20, 2013 @ 13:36

      • Boa tarde Cris.

        Eu é que agradeço sua visita. Após o dia 20 de junho colocarei novas impressões sobre Santiago e mediações. Boa viagem! Abraços. Augusto

        Em 20 de maio de 2013 13:36, A Simplicidade das Coisas — Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — maio 20, 2013 @ 13:46

  13. Olá, Augusto. Em julho próximo teremos uns 10 dias de férias, meu marido sugeriu conhecermos Montevidéu, mas confesso que não estava muito animada. Após ler os seus comentários e também os de outras pessoas aqui no seu blog fiquei bastante animada e esperançosa de que a viagem seja proveitosa e agradável. Acredito que as suas indicações nos serão bastante úteis para a nossa viagem.
    Até qualquer hora. No retorno espero te dar boas impressões de Montevidéu.
    Um abraço
    Neide – Santos – São Paulo

    Curtir

    Comentário por Neide Lorandi — maio 19, 2013 @ 22:01 | Responder

    • Oi Neide.

      Que bom que gostou das dicas. Deixe suas impressões no blog assim que voltar.
      Boa viagem e aproveite!
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 20, 2013 @ 10:18 | Responder

  14. Olá pessoal, roubaram a bolsa de minha esposa nas proximidades do mercado del puerto, na cidade velha (arrancaram a bolsa em uma esquina e fugiram covardemente), duas quadras do mercado. Muito cuidado ao caminhar por aquela região, e também, na rambla, ali perto, onde tem um campo de futebol. Tem um posto policial nas proximidades, mas isto não intimida em nada os meliantes. Eles dominam ali. A policia nem da muita importância quando ocorrem assaltos. Infelizmente, aquela região da cidade velha virou um antro de marginais. Principalmente aos domingos, em que as ruas por ali ficam bem desertas, eles fazem a festa. Comigo ocorreu em um domingo, 05/05/2013, 12:30. Depois disto li vários outros relatos de assaltos naquela região, inclusive durante o dia, em dias de semana, e até a mão armada! Ou seja, se for ao mercado del puerto, vá de taxi. Conversando depois com os cidadãos de montevideo, eles confirmaram que lá está muito perigoso. Tivemos sorte, pois recuperamos os documentos através da polícia, e a bolsa não tinha nada de muito valor. Mas muito, muito cuidado com aquela região. Tive a impressão de que as proximidades do estádio centenário pode oferecer algum risco também. Deixe seu passaporte original no hotel, e ande com uma cópia, e mulheres, bolsa, de forma nenhuma. A da minha esposa era daquelas pequenas, de couro. Eles são muito rápidos, e dificilmente dá pra evitar, por que eles ficam te esperando nas esquinas, quando você menos espera! Fica a dica, e boa viagem!

    Curtir

    Comentário por Joao Augusto — maio 21, 2013 @ 10:21 | Responder

    • Oi João.
      Que coisa chata ter acontecido isso na viagem de vocês.
      Estive por lá várias vezes e nunca presenciei ou soube de assaltos. Tive sorte então!
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 21, 2013 @ 12:56 | Responder

  15. Olá Augusto , lí seus comentários e achei interessantíssimo.Goastaria de uma avaliação sua.Penso em passar uns tempos fora do Brasil e me encanta a ideia de ficar 3 meses ou ate 6 meses ou quem sabe um ano,em países da America Latina.Penso em 4 países,Uruguay,Argentina, Chile,Peru.Minha ideia é estabelecer em um local por um bom tempo arrumar um emprego,uma escola de língua e conhecer a essência de cada lugar.Tenho 49 anos e sou professor de Língua Portuguesa e literatura.Você poderia me trazer informações sobre seria possível com um emprego nesses países é possível sobreviver sem perrengues?tenho um estilo de vida tranquilo, meus gastos são com cultura essencialmente,venho com isso em mente há um bom tempo e agora está aflorando de vez.Se há dicas que voc~e ache interessante agradeceria enormemente.Grato.Valdecir R. Oliveira

    Curtir

    Comentário por Valdecir Roberto de Oliveira — maio 27, 2013 @ 18:55 | Responder

    • Oi Valdecir.
      Como você, tenho muita vontade de morar em um país diferente. Em meu caso, tenho certeza que escolheria a Argentina, e as cidades em ordem de preferência seriam: Buenos Aires, La Plata (capital da Província), Mendoza ou Córdoba.
      Aluguel não é caro, o custo de vida é razoável, as pessoas são gentis e simpáticas, a vida cultural é fantástica.
      Um abraço e vamos nos falando.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 28, 2013 @ 8:48 | Responder

  16. Olá Augusto,li o seu post e me ajudou bastante.Fiz algumas anotações!
    Sou Elaine e em Agosto irei passar 4 dias em Montevideo.Gostaria de saber se neste referido mes é muito frio por lá?e se é muito longe de Montevideo para Buenos aires ou Santiago?Se não, vc saberia me informar qual o trajeto e se seria possível ir de taxi?será que ficaria muito caro?
    Aguardo uma resposta por e-mail.
    Obrigada Elaine

    Curtir

    Comentário por Elaine Gomes — maio 29, 2013 @ 0:23 | Responder

    • Oi Elaine.
      Em agosto ainda pegará frio por lá. Mas, é um frio gostoso! Aproveite.
      De Montevidéo vc pode pegar um ônibus e ir até Colônia Del Sacramento e de lá, um barco até Buenos Aires. Também pode ir direto de Montevidéo para Buenos Aires de barco. Veja em meus posts que indico companhias para fazer isso. Tem o Buquebus, o Colônia… As vezes fazem algumas promoções de uma noite em Buenos Aires, com hotel e passeios durante o outro dia.
      Abraços e boa viagem.
      Augusto

      Curtido por 1 pessoa

      Comentário por Augusto Martini — maio 29, 2013 @ 8:32 | Responder

  17. Olá Dani, o seu blog é muito lindo, parabéns.

    Eu encontrei um site chamado Brasileiros no Uruguai que dá dicas e informacoes sobre Montevidéu e outras cidades turísticas do Uruguai.

    http://www.brasileirosnouruguai.com.br

    Fica a dica! 🙂

    Curtir

    Comentário por Adriana — maio 31, 2013 @ 11:28 | Responder

  18. olá gente…irei para o Paraná em Foz do Iguaçu, passei por um tratamento de câncer e meu sonho será ir para Montevideo e Buenos aires. Alguem pode me dizer como faço? Provavelmente iremos de carro. Meu email é prasandraborges@gmail.com, mandem alguma informação pra mim amigos… Gratisssima
    Sandra

    Curtir

    Comentário por Sandra — junho 30, 2013 @ 21:21 | Responder

    • Oi Sandra.
      Veja, nesse mesmo blog, que dou várias dicas sobre Buenos Aires e Montevidéo!
      Espero que sua viagem seja maravilhosa, e se conselho tiver validade, comece por Buenos Aires!
      Um grande abraço e divirta-se!
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 1, 2013 @ 11:33 | Responder

  19. Olá Augusto…Gostaria de saber o preço da diária nesse hotel que vc indicou,bem como custo de um almoço, jantar…nomeu caso somos casal + 02 filhos, e pretendo conhecer Montevidéo e ficar por lá uns 10 dias de férias…desde já agradeço

    Curtir

    Comentário por Valter — julho 6, 2013 @ 9:43 | Responder

    • Oi Valter.

      Olha, não tenho ideia do preço atual. Mas, não é caro. Voltei para Montevidéo o ano passado e aluguei um apartamento mobiliado pelo Booking, na parte histórica da cidade. Saiu bem mais em conta que um hotel. Recomendo.

      Abrs. e boa viagem.

      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 9, 2013 @ 13:39 | Responder

  20. Poxa, gostei das dicas deste blog, estou indo pra Montevideo hojeeeeeeeeee, uauuuuuu, so gostaria que alguem me informasse de como posso ir para Buenos Aires de la, qual meio mais barato que pago para chegar ate la, meu email ;prasandraborges@hotmail.com. Me enviemmmmmmm um email por favor. Bjs e obrigaduuu, la vamos nos.

    Curtir

    Comentário por Sandra Borges — julho 18, 2013 @ 10:43 | Responder

    • Oi Sandra.

      Agradeço sua visita.
      Olha, vc pode ir para Buenos Aires de Buquebus (barco), que é o meio mais barato. Muitas vezes fazem algumas promoções de finais de semana, com hotel incluso, que valem a pena.
      Também, se quiser, pode ir de ônibus até Colônia Del Sacramento (recomendo conhecer!) e de lá, pegar o barco que faz a travessia para Buenos Aires.
      Abraços e boa viagem.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 18, 2013 @ 10:47 | Responder

  21. muito bom seu blog Augusto. Conheço Buenos Aires, já fui duas vezes, e conheço também Montevideo, estou indo novamente a Montevideo agora em agosto para levar minha irmão, sobrinha e meu cunhado, espero que gostem tanto quanto eu gostei há mais ou menos 15 anos atrás.

    Curtir

    Comentário por maria — julho 18, 2013 @ 15:54 | Responder

    • Olá, Maria.
      Agradeço sua visita! E espero que aproveitem. Depois volte aqui no blog para contar suas novas aventuras.
      Abraços.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 18, 2013 @ 16:06 | Responder

  22. Como é o clima em Montevideo em março e abri
    Rosana

    Curtir

    Comentário por Rosana leite — julho 20, 2013 @ 20:25 | Responder

    • Oi Rosana.

      Em março/abril é bem parecido com o nosso – quente e úmido. Até mais quente que o sudeste do Brasil.

      Abrs.

      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 21, 2013 @ 12:00 | Responder

  23. Augusto, Muito bom seu Blog…. estou indo dia 15 de setembro passar 6 dias … para um congresso CIBEM vc pode ajudar em responder algumas perguntas:
    tipo:

    1º Quanto dá mais ou menos do aeroporto p para o centro de montevideo? a empresa que estou negociando o hotel ta me cobrando

    Hostel O VIAJANTE
    Sala 6 pessoas compartilharam e misturado
    Check-in: 15 de setembro | Check-out: 21 de setembro (6 noites)
    Total: USD 17 x 6 noites = $ 102 -.
    * Inclui café da manhã e impostos.
    Transfer Aeroporto – Hotel:. Remise USD 49 –
    Transfer Hotel – Aeroporto: Remise USD 49 -.
    CUSTO TOTAL transfere US $ 98. –
    * Peço que nos envie os números e horários de vôos para coordenar transferências.

    Total a pagar (Hotel + transfer) USD 200. –

    isso é 200 dolares? que vc acha ? tá caro ou eu consigo mais barato heheheh vou sozinho tenho 35 anos.

    2º em mts post vc disse que é mais barato alugar um quarto do que ir p hotel, qual vc recomenda? vc acha melhor ir p hotel ou alugar um quartinho nessas condições que eu vou?

    3º essa pousada que vc ficou, mais ou menos em reais qt foi a diaria ? qual endereço dela?

    4º em termos de comida, qt irei gastar mais ou menos por dia, fazendo café da manha, almoço e janta?

    Poxa se vc responder essas perguntas já ajudaria mt…. mas mesmo assim obrigado pelos post, ajudaram bastante.

    até breve, eu espero heheheheh

    Curtir

    Comentário por Márcio Getúlio Prado de Castro — agosto 14, 2013 @ 18:05 | Responder

    • Bom dia Márcio.
      Agradeço sua visita ao blog!
      Vamos lá, tentarei responder seus questionamentos.
      – das duas vezes que fui a Montevidéo, fiz o trajeto do aeroporto para o centro por ônibus, o que é bem barato. Ele fica há uns 18 km do centro. A empresa COT S.A. fornece serviço de transporte expresso até o centro e custa 106 pesos uruguaios. É bem barato. Por transfer é mais caro, mas tem a vantagem de levá-lo até a porta de onde irá se hospedar.
      USD é dólares sim.
      Na primeira vez fiquei no Hotel Casablanca http://www.hotelcasablanca.com.uy/uc_1769_1.html Quartos para uma pessoa sai por 680 pesos ou 36 dólares. Da segunda vez, aluguei um apartamento no centro histórico https://www.airbnb.com.br/rooms/151371 que saiu 116 reais por dia.
      Quanto a comida não saberia dizer para vc quanto gastará, pois, comi somente no apartamento e lanches rápidos na rua, que são bem baratos. Ou comida pronta em supermercado. Mas, em geral, os restaurantes por lá cobram mais ou menos o preço de São Paulo. Acho que por uma refeição, gastará cerca de 30 ou 35 reais, dependendo do lugar.
      Abraços, e espero tê-lo ajudado.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — agosto 15, 2013 @ 9:13 | Responder

      • Ajudou muito. Valeu mesmo. Obrigado Augusto.

        Curtir

        Comentário por Márcio Getúlio Prado de Castro — agosto 15, 2013 @ 16:51

      • Imagine. Precisando, disponha. Abraços e boa viagem.

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — agosto 15, 2013 @ 17:14

  24. Pô gostei demais. Obrigada. Regina

    Curtir

    Comentário por regina b — agosto 20, 2013 @ 21:29 | Responder

  25. Vou viajar p Montevideo em setembro e supervaleu!!!!!

    Curtir

    Comentário por regina b — agosto 20, 2013 @ 21:32 | Responder

    • Boa noite Regina.

      Aproveite sua estadia em Montevidéo. A cidade é calma, charmosa e linda.

      Abraços.

      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — agosto 21, 2013 @ 0:20 | Responder

  26. Obrigada pelas dicas, muito importante seu blog. Amei!!!!!

    Curtir

    Comentário por Jaqueline — setembro 13, 2013 @ 12:04 | Responder

  27. Gostaria de saber se o Uruguai é bom para compras.

    Curtir

    Comentário por João Bosco — setembro 18, 2013 @ 16:44 | Responder

    • Oi João.
      Não, a meu ver não! Pelo menos Montevidéo. É lindo para passear e conhecer a cultura e culinária local.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — setembro 21, 2013 @ 17:19 | Responder

  28. Oi Augusto!!!

    adorei o seu blog,fico feliz de ver tantas pessoas falarem bem do Uruguay,meu sogro era de lá e era uma pessoa super culta, dava prazer de conversar com ele
    conheci um pouco do Uruguay em 2004,fiquei lá 5 dias e confesso fiquei apaixonada,principalmente com a educação que eles tratam os idosos,bem diferente daqui,tenho sonhos de também no futuro ir morar lá com minha família,sei que lá não tem toda essa facilidade de ter as coisas como aqui , mas não importa
    eu e minha família pensamos em qualidade de vida.E o Uruguay é o melhor lugar para se viver, os idosos vivem em media ate os 97 anos isto sim é ter qualidade .
    Abraços

    Maria Celia Bustamante

    Curtir

    Comentário por maria celia bustamante — outubro 31, 2013 @ 22:00 | Responder

    • Oi Maria Celia.
      Agradeço sua visita ao blog. Sim, o Uruguai é um pequeno e maravilhoso país. Povo educado, que sabe receber bem. E tranquilo, onde a vida passa com a velocidade que se deve viver.
      Um abraço.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — novembro 1, 2013 @ 8:33 | Responder

  29. “alguns brasileiros conhecidos dela são “folgados e não gostam de trabalhar”.”, sinto muito, mas Dona Carmen está COBERTA DE RAZÃO! A sou brasileiro, e com certa vergonha devo admitir que a maioria dos mus conterrâneos são assim! :/

    Curtir

    Comentário por Ivan Valerot — novembro 23, 2013 @ 14:10 | Responder

  30. Pretendo ir agora em março 2014 para Montevideo e Punta Del este. Penso em ficar 3 dias inteiros em Montevideo e 2 inteiros em Punta Del Este. Não pretendo pegar praia somente passear. Você acha esse tempo o suficiente.
    Grato – Celso

    Curtir

    Comentário por Celso Alves "Kafu" — dezembro 27, 2013 @ 21:07 | Responder

    • Oi Celso.
      É tempo suficiente sim. Talvez não consiga ver em tres dias tudo o que Montevidéo oferece, mas verá o essencial.
      Boa viagem.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 27, 2013 @ 22:57 | Responder

  31. Estive em Mintevidéo agora, cheguei no dia 24 e acabei antecipando minha volta no dia 27, e posso afirmar que gostei de várias coisas,
    dentre elas conhecer o mercado del puerto, o café brasileiro, o bairro pocitos,
    porém Montevidéo está muito insegura, ao andar pelas ruas você encontra muitos pessoas marginalizadas e mal encaradas, sendo que até fomos cercados por um desses, em outro momento vimos a noite da janela do hotel um rapaz usando um cachimbo (crack) que saiu bem louco,
    o câmbio atual não está favorável, mas achei os preços da alimentação absurdamente caros, no mercado del puerto uma opção de parrila começou em 1350 pesos para 2 pessoas, com bebida (basico) mais impostos, e comissão de 10% parou em 2000 e poucos pesos paguei em reais o que se traduziu em R$ 250,00 , sei lá, achei absurdo! A região do porto, Ciudad Veija está suja, velha, mal cuidada, perigosa, fedorenta, inclusive com fezes de cães por todos os cantos, e a alimentação extremamente cara. Fui com R$5.000 no bolso mais R$5.000 disponível no visa débito e R$5.000 no crédito, mas quando gastamos mais de R$500 em um dia de alimentação(comida boa mas não para tanto), resolvi ir embora!
    Em outra viagem estivemos em Berlin e Braunschweig, e nossa próxima viagem vai ser Alemanha, lá comer bem é mais respeitoso para o turista.
    E eu me importo em estar em segurança, por isso também optaremos por Alemanha.
    Att André.

    Curtir

    Comentário por André — dezembro 29, 2013 @ 16:00 | Responder

    • Oi André!
      No ano retrasado, quando fiquei 15 dias por lá, não senti a cidade insegura. Já, a comida, achei caro naquela visita.
      Abrs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 31, 2013 @ 0:47 | Responder

  32. Olá gostaria de avisar os Brasileiros que vão a Montevideo que a cidade não é segura, é muito vazia e agora no verão cheia de pivetes, correram atrás de nós e nós arrancaram a bolsa e a máquina fotográfica . Não ande á pé pela cidade, eles rasgam o bolso pra pegar o que tem no bolso da calça, fomos assaltados 1 quadra e meia de uma delegacia. Cuidado!!!!!!!

    Curtir

    Comentário por Graziele M Carvalho — janeiro 4, 2014 @ 22:52 | Responder

    • Oi Graziele.
      Fico triste em saber que em tão pouco tempo a cidade tenha mudado tanto.
      Abraços.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 5, 2014 @ 19:08 | Responder

  33. Amei seu blog! Hj estou indo embora de Montevideo e com suas dicas aproveitei mto mais a cidade. Realmente Montevideo é linda! Ela tem um charme próprio, as pessoas são solícitas e o clima é delicioso. Me diverti mto!!! Punta del Este tbm é show, mas para eu vi moro no litoral brasileiro, não foi grandes novidades… Abraços!

    Curtir

    Comentário por Lívia Ferreira — janeiro 18, 2014 @ 10:48 | Responder

    • Bom dia Lívia.
      Fico feliz que tenha gostado do blog e das dicas. Montevidéo me encantou. Voltarei nela mais vezes.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 20, 2014 @ 9:22 | Responder

  34. Tudo bem Augusto, li todos os comentários, e ainda bem que a maioria com críticas positivas ao Uruguai/Montevideo, país que escolhi para a minha primeira viagem fora do Brasil. Estou indo em meados de junho, sozinho e para ficar ao todo 18 dias. Neste intervalo gostaria de ir a Argentina e passar metade destes 18 dias lá. Tambem pretendo ir a Punta e se possível conhecer o interior do Uruguai, principalmente a zona rural deste país, até porque como trabalho com agronegócio quero tentar fazer alguns contatos. Após marcar as passagens percebi que 18 dias poderiam ser muto tempo, mas levando-se em consideração que quero fazer este tour que lhe citei, creio que dará para dividir o tempo sim. Para isso gostaria de pedir a suas dicas e colaboração, principalmente nos detalhes relacionados a viagem de Colônia a Buenos Aires. Qualquer informação ou dica que puder me dar eu agradeço. Abração. Att., Ricardo.

    Curtir

    Comentário por Ricardo — abril 7, 2014 @ 13:20 | Responder

    • Oi Ricardo.
      Olha, como eu gosto de conhecer, e bem, os lugares, não acho que 18 dias seja muito tempo.
      Para vc ir de Colônia para Buenos Aires, utilize o http://coloniaexpress.com/ar
      que sempre tem promoções de ida e volta. O serviço é excelente e tem até free shop dentro do barco.
      Vale a pensa passar um dia inteiro em Colônia del Sacramento, almoçar por lá, andar, enfim, conhecer o lugar e seu povo.
      Se for até Punta, vá conhecer a Casa Pueblo, que é diferente e fantástica.
      Qualquer dúvida vá me escrevendo.
      Abraços e boa viagem.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 7, 2014 @ 13:35 | Responder

  35. Ricardo, boa noite. Será a segunda vez que eu e minha esposa iremos para Montevidéu, só que desta vez, iremos dar uma esticadinha em Punta, gostamos e muito de Montevidéu e em nenhum momento nos sentimos inseguros. Li em seu Post que tem como passear de barco por Montevidéu , apenas na região do Rio da Prata, sem ir para Colonia ou Buenos, é possível de que maneira? obrigado

    Curtir

    Comentário por JOSE RENATO NEGRETTO — abril 15, 2014 @ 19:57 | Responder

  36. Boa tarde! sou Flavio, Carioca, jovem que ama viajar. vim acompanhando o blog, pesquisei e fui com a ideia que era exatamente como descreviam por aqui. realmente, foi impactante! fiquei preso aos aspectos positivos, mas chegando la, nao e nada disso! povo nada receptivo, tudo caro, sujo e violento. nao gostei! em relaçao a beleza, fica muito complicado eu opinar, afinal, moro no RIO DE JANEIRO! desejo boa sorte e boa viagem aos viajantes.

    Curtir

    Comentário por flavio gregorio de araujo — maio 16, 2014 @ 16:38 | Responder

    • É Flávio. Parece que muita coisa mudou por lá desde a última vez em que estive… Uma pena.
      Abraços e agradeço pelo seu comentário.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 16, 2014 @ 16:44 | Responder

  37. Oi sou Brasileira 35 anos divorciada, com dois filhos um 16 ano e outro de 11 anos. Estou pensando em me mudar para o Uruguai, me afastar de tudo e ir para um lugar tranquilo e gostoso para eu criar os meus filhos o que você me diz… Consigo emprego, aluguel é caro e as escolas…

    Curtir

    Comentário por ANGEL — maio 25, 2014 @ 19:23 | Responder

    • Oi Angel.
      Montevidéo é bem tranquila e segura. As escolas (ensino) por lá é fantástico. Quanto a aluguel não saberia lhe dizer.
      Abrs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — maio 26, 2014 @ 10:25 | Responder

  38. olá ! adorei seu blog, fiz várias anotações que me valeram como dicas,Estarei por aí agora em setembro.espero visitar vários lugares sem nenhum contra tempo.abç

    Curtir

    Comentário por Maria Cristina Marques — setembro 12, 2014 @ 21:27 | Responder

    • Bom dia Maria Cristina.
      Fico feliz que tenha gostado do blog. Apareça sempre que quiser e puder.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — setembro 15, 2014 @ 8:48 | Responder

  39. Boa noite
    Estou pretendendo ir a Montevideo no começo de abril/2015;Gostaria de informações sobre o clima,nesta época.
    Grato

    Curtir

    Comentário por Alexandre — outubro 23, 2014 @ 21:59 | Responder

    • Oi Alexandre.
      Em abril, as temperaturas costumam variar entre 12 e 22 graus. E a umidade em torno de 85%, o que quer dizer que poderá pegar alguma chuva.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — outubro 24, 2014 @ 8:33 | Responder

      • Oi Alexandre.
        Desculpe-me. Eu coloquei 85% de umidade e não é isso. É 85mm de indice pluviométrico. Você poderá pegar alguma chuva, mas não muito. As chuvas por lá são bem distribuídas a cada mês. Chove mais entre fevereiro e março e no mês de outubro. Não existe estação seca por lá. Geralmente, a média é de 77 dias de chuva por ano, sendo que estes 77 dias estão distribuídos entre todos os meses. Veja que não é muito.
        Abraços e divirta-se por lá.
        Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — outubro 24, 2014 @ 15:59

  40. Boa noite. Por favor, preciso de uma ajuda. Chegarei a Montevideo no dia 29/12. No dia 29/12 irei a Punta del Este e ficarei até o dia 02/01. Gostaria de contar com o serviço de um taxista que possa me levar até lá e em alguns lugares turísticos. Minha dúvida é saber se eu conseguirei encontrar alguém por lá que possa me levar até lá. Outra possibilidade é ir de ônibus, mas não sei se encontrarei passagem fácil. Vocês podem me orientar? Obrigada. Marcia

    Curtir

    Comentário por marcia andrade — novembro 26, 2014 @ 18:53 | Responder

    • Oi Márcia.
      Sobre taxista ou motorista que a leve, deve encontrar sim, mas só precisa tomar cuidado com os preços a serem cobrados.
      Acredito que encontrar passagens seja bem tranquilo. Quando fui para Punta del Este, usei o ônibus e tinha muitos horários. É como aqui, de São Paulo a Santos. Tem horários variados e flexíveis.
      Boa viagem.
      Augusto.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — novembro 27, 2014 @ 8:46 | Responder

  41. Boa Noite Augusto!!!
    Meus parabéns pelo Post!!! Fiz na semana passada com a Família e Amigos uma viagem de navio onde o roteiro foi Buenos Aires e Montevideo. Sem duvida a arquitetura de Buenos Aires é mais bonita que de Montevideo, porém, no resultado final, o conjunto da ópera, a percepção que tive da cidade do Uruguai foi bem melhor! Povo hospitaleiro, honestos, educados, receptivos, tudo de bom. Pena que foi apenas um dia, a cidade merece nossa visita, se Deus quiser em breve.

    Curtir

    Comentário por Olívio Souza — janeiro 12, 2016 @ 23:16 | Responder

    • Bom dia Olívio.
      Já passei dois períodos de férias por lá. Um em fevereiro, com muito calor, e outro em julho, na frio, que gosto mais. Em todos os dois a cidade mostrou-me excelentes opções de passeios a pé, sem gastar quase nada. Vale a pena voltar.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 13, 2016 @ 8:16 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: