A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 11, 2012

Pais e Filhos – estreitando a relação!

Olá! Me diga se concorda: poucas coisas na vida são mais importantes que a sua família. Se sim, há de concordar também que a melhor coisa que existe é poder ter e praticar um estreito e saudável relacionamento com seus filhos! E isso funcionará como uma sólida rocha para que eles construam o alicerce para suas vidas.

Sim, é importante fornecer a estrutura e a disciplina, pois, a partir delas, seus filhos aprenderão habilidades vitais que irão acompanhá-los durante toda a vida. Mas, também é fundamental proporcionar-lhes uma atmosfera de segurança e que eles interpretem essa mensagem primordial – que são pessoas valiosas! 

Pais e filho

Como pais, vocês imaginam seus filhos bem sucedidos e querem colocá-los na melhor posição possível em seus planos para a vida, não é mesmo? Segundo alguns especialistas, trilhando alguns passos e na direção certa, você pode fornecer para seus filhos a melhor chance possível de sucesso – e o melhor – experimentando ao mesmo tempo uma profunda ligação com os mesmos, o que alimenta a alma! 

Vejamos quais são essas dicas:

– Identifique os pontos fortes de seu filho. Cada criança tem pontos fortes e capacidades únicas. Cada criança é diferente no modo como pensa, trabalha e aprende. Se você perceber que seu filho está bem e alimenta a sua confiança com incentivos, automaticamente estará gravitando em direção ao sucesso.

– A melhor maneira de descobrir se seu filho está bem é descobrir o que mais lhe interessa. Pelo que ele é apaixonado? Gosta de gastar tempo fazendo o que? Incentive-o a usar seus dons e habilidades nessa área. Ele vai se sentir mais perto de você e mais confiante para desenvolver suas habilidades.

– Passem algum tempo juntos. Tempo juntos e com qualidade, como uma família perfeita ou quase, pode abrir as portas de comunicação que você pensou que iriam estar fechadas para sempre. Passar regularmente algum tempo juntos e fazendo coisas divertidas – vocês só terão a ganhar .

Escolha uma destas idéias abaixo ou crie as suas:

– Ajude seu filho com a lição de casa e projetos escolares.

– Faça refeições junto com ele e à mesa. Se não todas, pelo menos uma, diariamente.

– Deixe seu filho escolher uma atividade divertida para fazer no fim de semana, mas façam juntos.

– Tire férias com a família todos os anos. Escolha um destino que tenha algo emocionante para todos. Escute a opinião da família. Escolha um destino que seja educativo e divertido.

– Converse com seu filho sobre como foi a sua infância. Mostre para ele que você entende as dificuldades pelas quais ele passa. Mesmo que ele ache que algumas coisas devam ser mantidas em sigilo, aproximando-se dele e contando suas experiências, será uma forma de atraí-lo – ele se sentirá mais próximo e seguro – e isso acontecerá se ele perceber que você realmente entende o seu ponto de vista. 

Um relacionamento saudável com os filhos - a base da família!

Acima de tudo, se esforce para se comunicar com seu filho, pois ele é sua prioridade. Aquilo que você faz “fala” muito mais alto que as palavras que você diz. Escolha as ações que mostrem o valor do seu filho como uma pessoa e deixe transparecer seu apreço por seus talentos e habilidades únicas.

Tudo que você precisa para criar o amor, a saúde e a harmonia em sua casa é tempo, empatia e consideração. Quando seu filho sabe que ele é a sua prioridade, que você entende seu ponto de vista e que você o valoriza como pessoa, ele confiará em você! Assim, irá experimentar uma relação estreita que irá resistir ao teste do tempo.

Pratique! Boa sorte!

Anúncios

10 Comentários »

  1. Quando criança adorava ouvir como tinha sido a vida dos meus antepassados.Isso me fez ser muito feliz.Hoje gosto muito de falar pros netos.

    Curtir

    Comentário por Irany — janeiro 11, 2012 @ 12:12 | Responder

  2. Concordo com tudo. Eu também continuo gostando de ouvir as histórias vividas pelos nossos pais, pelas pessoas mais velhas e queridas.
    A memória de uma família deve ser cuidada com amor pelos seus integrantes.

    Curtir

    Comentário por CocarCafeGourmet — janeiro 11, 2012 @ 13:24 | Responder

    • Oi Alim. E passada, de geração para geração. É fantástico pesquisar e descobrir de onde viemos, para onde estamos indo. Abrs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 11, 2012 @ 13:48 | Responder

  3. Meu anjo.. parece q vc em uns 200 filhos… q sabedoria… conselhos excelentes e verdadeiros.. Valeu… Parabéns… Bjs

    Curtir

    Comentário por Ivana — janeiro 11, 2012 @ 16:25 | Responder

  4. Augusto, obrigada pelo ótimo lembrete e lição de vida.
    Só para lembrar que nem eu nem minhas irmãs temem uma velhice solitaria.
    O trato e o cuidado que temos com os meus pais idosos com muito afeto, paciência e respeito, é observado de muito perto pelos nossos filhos.
    Abraço de Luz e Paz,

    Curtir

    Comentário por sissi2011 — janeiro 12, 2012 @ 23:50 | Responder

    • Bom dia!
      Os laços familiares precisam mesmo ser preservados. Ainda mais em nossa sociedade, tão indivudualista e consumista. Parabéns para vc e sua família. Perserverem! Abraços.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 13, 2012 @ 8:49 | Responder

  5. Tbem penso assim.
    Já fui criticada várias vezes, mas não me arrependo de nada do que fiz e faço pelo Luis e com o Luis. Acho muito importante esse contato diário, seja numa brincadeira, na refeição, nas tarefas escolares, etc…
    Em compensação, já fui elogiada na escola por ser uma mãe presente na vida do filho.
    Adorei o texto.
    Bjo.

    Curtir

    Comentário por Rosana Christofoletti — janeiro 17, 2012 @ 17:14 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: