A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 3, 2012

Curso on line grátis – Educação Fiscal para a Cidadania!

Os impostos são a principal forma de financiamento estatal. Através dos impostos o governo implementa políticas públicas relacionadas à educação, saúde, cultura, segurança, meio ambiente, etc. O pagamento de impostos é um compromisso com a cidadania. Quando o cidadão tem essa consciência e começar a fiscalizar, certamente irá contribuir para a comunidade e, portanto, para controlar a correta aplicação dos recursos públicos. Em nossa sociedade, também, por fatores históricos e culturais, a percepção de tributar traz em si uma forte carga negativa. A história do Brasil desde o período colonial, demonstra o pagamento de impostos relacionados a opressão, espoliação do povo e com o cuidado dos interesses privados. Infelizmente ainda são comuns escândalos políticos envolvendo desvio de dinheiro público, por parte do estado e para servir interesses particulares. Além disso, ainda há dificuldade em separar as políticas públicas das privadas, e o que deveria ser um bem comum acaba sendo alvo de desmando. Todos esses fatores têm um efeito multiplicador negativo, levando muitas pessoas a indiferença ou mesmo a desonestidade. Diante deste cenario, tem sido reconhecido como de implementação básica um programa de educação fiscal em vários países. 

Cada vez mais, o cidadão comum reclama da pesada carga tributária, e com razão!… bem como o mesmo está mais consciente e exigente com a qualidade dos serviços públicos e disposto a lutar contra os descasos com os tributos arrecadados. E isso é Educação Fiscal!

Convenhamos – governo gasta muito e gasta mal. E, com isso, há o descrédito da população com a forma administrativa dos tributos públicos, levando-a a praticar uma inadimplência por omissão em relação aos seus débitos com as prefeituras, por exemplo.

Não acredita na Educação Fiscal? Se você não acredita, está na relação das pessoas que têm a filosofia de quando você não faz conta, daquilo que é da sua conta, você paga a conta.

Em qualquer município sobram despesas com os gastos sociais crescentes (como ensino, saúde…), pressão de gastos de manutenção (pessoal, custeio…), bem como sobram dívidas de exercícios anteriores ou governos federais e estaduais que não ajudam ou prometem e não cumprem.

Portanto, preocupar-se em orientar a sociedade sobre a importância social e econômica dos tributos, além de informar sobre a carga tributária na renda, no consumo e na propriedade através de uma educação continuada e com o olho no futuro são alguns dos objetivos da Educação Fiscal.

Enfim, fazer esta educação fiscal acontecer na população e para ela, é exercer a cidadania de fato e de direito – como uma continua vigilância de forma integrada junto àqueles a quem nós delegamos as funções de serem os nossos representantes em cumprir de forma transparente os seus mandatos – são os desafios a serem superados pela força dessa fiscalização participativa e com responsabilidade fiscal de nós cidadãos.

Então, depois desse palavreado todo, apresento para vocês o Curso à Distância de Disseminadores de Educação Fiscal. É gratuito! Completando-o com 70% de aproveitamento, você, além de receber lições de cidadania fiscal para espalhar para todos os de seu convívio, receberá um certificado de 160 h/a. Clique aqui, leia o folder com a apresentação do curso. E anime-se! Entre em contato com o GEFE/SP e inscreva-se!

Anúncios

2 Comentários »

  1. Maravilha! Já divulguei! Abraço. Silvia

    Curtir

    Comentário por Silvia Gouvea — janeiro 4, 2012 @ 10:08 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: