A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

dezembro 1, 2011

Projeto Educoração – para o desenvolvimento pleno – físico, emocional, intelectual, ético, criativo, intuitivo e espiritual

Hoje vou falar para vocês um pouco sobre o Educoração – que é um projeto educacional, direcionado ao público infantil e desenvolvido pela antropóloga e psicóloga Susan Andrews, que buscou inspiração nas técnicas de ensino oriental em visitas que fez a Índia  – e que  incialmente foi aplicado no Instituto Visão Futuro .

Visão Futuro São Paulo

Localizado na cidade de Porangaba/SP, o Instituto é uma “Fazenda Ecológica” embasada em modelo de autosustentabilidade e padrões ecológicos. Tem umas cinco ou seis dezenas de funcionários e para seus filhos e as crianças de Porangaba, foi desenvolvido o espaço CreSer – que desperta nas crianças a sensação de união com o meio e se propõe a restaurar os laços afetivos de modo a ajudar as crianças à “abrirem seus corações”.

O principal objetivo do Projeto Educoração é o de contribuir para o desenvolvimento pleno – físico, emocional, intelectual, ético, criativo, intuitivo e espiritual – de crianças, adolescentes, educadores e pais e, por meio deles, para uma cultura de compaixão e paz entre os seres humanos, grupos e comunidades.

Faz mais ou menos 18 anos que o projeto vem sendo desenvolvido no Parque Ecológico e surgiu da necessidade de criar uma alternativa pedagógica pautada no desenvolvimento integral da criança, utilizando-se da afetividade como foco norteador no aperfeiçoamento de suas diversas capacidades e inteligências.

O Educoração conta com material didático: um livro, CD e DVD que sistematizam a dinâmica do Círculo do Amor  o qual se trata de uma roda de afeição com canções e movimentos.  A base psicológica do Círculo do Amor  foi idealizada pelo filósofo indiano Prabat Raijan Sarkar com o objetivo de trabalhar a alfabetização emocional dos alunos.  O projeto pode ser desenvolvido com crianças entre 3 e 11 anos e em escolas de tempo integral. Hoje ele extrapolou os limites do Parque Ecológico em Porangaba e está sendo aplicado em várias escolas e comunidades.

Logotipo do projeto Educoração

Você deve estar se perguntando: como funciona isso tudo? Vamos lá! Antes de iniciar a rotina de atividades, as crianças começam o dia com o Círculo do Amor. O dia sempre começa com alguma música, sorrisos e abraços, criando assim um ambiente de convívio agradável e acolhedor para todos.

As dinâmicas e vivências propostas pelo Educoração foram desenhadas para ajudar as crianças a aprenderem a desenvolver de forma lúdica e divertida qualidades como o respeito e a empatia. Além do clima de amor e alegria no decorrer do dia, as vivências do projeto convidam as crianças para sentirem a conexão com os amigos, família e com todos os de sua convivência. O projeto conta também com brincadeiras de cooperação e vivências em grupo que trabalham com a afetividade, ajudando na socialização da criança.

Alguns exercícios de biopscicologia  fazem parte do dia a dia das crianças e são inspirados em técnicas milenares da ciência do Yoga que ajudam a restaurar o equilíbrio hormonal, garantindo uma boa saúde física e mental, ajudando o aprendizado e a afetividade.

O Círculo Mágico – durante os encontros são contadas histórias ao redor de um tecido circular no qual bonecos e cenários ganham vida e ensinam as crianças a importância da conexão com seus corações.

As crianças também têm “os momentos de compartilhar”, que é uma maneira de desenvolver a empatia e fortalecer os laços afetivos com os colegas. Durante estes momentos as crianças expressam o que mais gostaram no dia e falam sobre elas mesmas e como estão se sentindo.  A criança se sinte ouvida e valorizada e auxilia também na comunicação do professor e da turma com a criança, conhecendo as necessidades de cada um.

Utiliza-se também técnicas de meditação, buscando estabelecer o contato da criança consigo mesma. É uma forma da criança “voltar para dentro”, tornando-se centrada e com isso vai utilizar este modelo para operar efetivamente na vida. Por meio da meditação, as crianças aprendem a concentração e a introspecção, escutam o coração e tomam mais consciência de si mesmas. No relaxamento final as crianças são incentivadas a manter o estado de paz interior, auxiliando no controle da ansiedade.

No final da tarde, as crianças entoam uma canção, que lhes dá a sensação de pertencimento universal e de união entre todos.

Se aplicado no ambiente escolar, o Educoração pode acabar com o estigma de a escola ser um lugar hostil, mostrando que as crianças podem ser acolhidas neste ambiente. Enfim, o Círculo do Amor tem por objetivo principal contribuir ao máximo para a expressão de seu potencial afetivo, colaborando para uma formação integral do ser humano.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre o Educoração? Clique aqui

Anúncios

11 Comentários »

  1. Excelente, realmente temos percebido que falta nas pessoas um desenvolvimento emocional, que não é ensinado nas escolas e muitas vezes nem na família!

    Curtir

    Comentário por loteamentos — dezembro 2, 2011 @ 8:54 | Responder

    • Olá!

      O pessoal do Visão Futuro forma um grupo fantástico. Vale a pena conhecer o trabalho que desenvolvem. Obrigado pela visita. Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 2, 2011 @ 9:01 | Responder

  2. Amei, gostaria de ter em minha creche o c.d com as músicas.grata

    Curtir

    Comentário por Rosangela Borges — julho 24, 2012 @ 20:15 | Responder

    • Namaskár, Rosangela.

      Obrigado pela visita. Acredito que na AnandaMarga aqui de São Paulo encontrará o CD.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 25, 2012 @ 8:33 | Responder

  3. ESTOU INTERESSADA EM CONHECER O PROJETO E FAZER CURSOS

    Curtir

    Comentário por regina maria de souza borin — fevereiro 5, 2014 @ 23:47 | Responder

  4. Bom dia!como catequista em minha comunidade ora,trabalho com um grupo de adolescentes e gostaria de saber como posso ter acesso ao CD e DVD uma vez que hoje é visível nas crianças a solidão por falta de alguns valores sociais.

    Curtir

    Comentário por Sueli de Souza Meira — abril 15, 2014 @ 8:45 | Responder

  5. Olá! Esse é um trabalho realmente fascinante! Gostaria de saber se é possível adquirir o material didático, livro, CD e DVD do Círculo do Amor ou pelo menos o CD. Com quem posso entrar em contato?

    Curtir

    Comentário por Adriana Yukie Inoue Rossato — janeiro 25, 2017 @ 18:30 | Responder

  6. Olá! Esse é um trabalho realmente fascinante! Gostaria de saber se é possível adquirir o material didático, livro, CD e DVD do Círculo do Amor ou pelo menos o CD. Com quem posso entrar em contato? Eu moro em Curitiba.

    Curtir

    Comentário por Adriana Yukie Inoue Rossato — janeiro 25, 2017 @ 18:33 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: