A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

outubro 12, 2011

Todos contra a corrupção – hoje aconteceu a segunda marcha!

Hoje, dia 12 de outubro, em 25 cidades em 18 estados brasileiros, aconteceu a Segunda Marcha Contra a Corrupção.  Apesar de ter tido um público menor que na primeira edição (em 7 de setembro), a marcha de hoje ganhou novos temas. As redes sociais da internet foram responsáveis pela mobilização da população. Brasília é que teve o maior número de participantes – perto de 10 mil pessoas.  Além da validação da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012 e o fim do voto secreto nas votações do Congresso, houve também protesto contra uma eventual limitação dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão criado para fiscalizar os juízes.

De acordo com um dos líderes do Movimento Contra Corrupção (MCC), Walter Rodrigues, o objetivo é que as manifestações adquiram um caráter nacional. Na próxima semana, eles irão discutir a possibilidade de transformar o MCC em uma ONG.

Aqu em São Paulo, a marcha se concentrou na avenida Paulista, iniciada em caminhada a partir do Museu de Arte de São Paulo (Masp) por volta das 14h. A Polícia Militar estimou a presença de 2.000 pessoas. O final da caminhada aconteceu em frente ao Theatro Municipal.

Na capital mineira a manifestação se concentrou na praça da Liberdade. Os manifestantes pediram o imediato julgamento dos acusados de crimes no esquema do mensalão e a devolução aos cofres públicos de dinheiro comprovadamente desviado por políticos corruptos.

Na cidade de Goiânia a marcha atraiu estudantes universitários, professores, profissionais liberais e donas de casa. A maioria foi vestida de preto e percorreu 4 km no centro da cidade.

Os curitibanos partiram da Universidade Federal do Paraná (UFPR) até ruas do Centro Histórico e foram até o Centro Cívico. Estudantes mascarados se misturaram com aposentados, caras-pintadas e ativistas. Não havia nenhuma bandeira de partido político.

Já em Salvador, a marcha percorreu o circuito Barra-Ondina – o mesmo do Carnaval. Pessoas com bandeiras, apitos, narizes de palhaço e caras pintadas.

Em Recife, a população se reuniu em Boa Viagem, ao som de apitaço e palavras de ordem. Mães aproveitaram o feriado para levar os filhos pequenos.

Em Fortaleza, trio-elétricos animaram a caminhada ao som de canções como “Brasil”, de Cazuza, e “Para Não Dizer que Eu Não Falei de Flores”, de Geraldo Vandré. Os estudantes expressavam revolta contra o que ficou conhecido como “escândalo dos banheiros”, esquema de desvio de dinheiro destinado a construção de banheiros populares que, segundo o Tribunal de Contas do Estado, chegou a R$ 16 milhões.

O Brasil precisa de pessoas de coragem para ir nas ruas lutar por seus direitos

Na capital da Paraíba o público se concentrou no Busto de Tamandaré, e caminhou pela orla da praia. A mobilização foi organizada por entidades locais ligadas à advocacia e à imprensa.

A população brasileira, sempre tão inexpressiva e pacata, parece que está acordando. Esse é o caminho para impetrar as mudanças que queremos  – com manifestações pacificas. Espero que em breve toda a população se organize para lutar por melhor qualidade de vida, saúde, educação, moradia, saneamento básico…  Devemos seguir o exemplo de coragem de países vizinhos, como Argentina e Chile, ou como outros do oriente médio e da Europa (Grécia, Inglaterra, etc.) que estão lutando pela liberdade de expressão, democracia e dignidade de modo geral.

Anúncios

6 Comentários »

  1. Que coisa boa de se ver: Parece que o “gigante que estava deitado(e adormecido) em berço esplêndido” está despertando para um novo amanhã. É assim que começa a mudança: com passos concretos de pessoas politizadas e comprometidas com a vida e com um futuro mais digno.
    Parabéns aos idealizadores.
    José Antonio/ Tutor-Esaf

    Curtir

    Comentário por José Antonio — outubro 13, 2011 @ 19:34 | Responder

  2. Não importa se corrupção começou, ontem, no ano passado, há dez, vinte anos, o que importa é que ela tem que acabar JÁ!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    Comentário por Emi — outubro 13, 2011 @ 20:10 | Responder

  3. Olá !

    Adorei seus comentários e as informações do que está acontecendo no Brasil a fora.
    É isso aí, não temos que ficar parados esperando que os outros façam aquilo que nós como “CIDADÃO” devemos fazer.
    Como você disse: Vamos colocar os corruptos para correr e já! Abraços

    Silvia

    Curtir

    Comentário por Silvia Maria Caetano — outubro 22, 2011 @ 19:34 | Responder

  4. O povo brasileiro acordou principalmente os jovens, ainda bem que isto aconteceu pois o Brasil já esta em um ponto critico sobre corrupção, mais vamos mudar isso como você disse :” Vamos colocar os corruptos para correr e já! ”
    Estamos em uma rede social debatendo sobre este mesmo assunto, seria de grande importância uma opinião de vocês em nossa rede social, segue link : http://migre.me/5Z5x7

    Abraços !
    Tamara Bathke !

    Curtir

    Comentário por Tamara Bathke — outubro 24, 2011 @ 10:11 | Responder

  5. QUERO MUITO PODER FAZER A MARCHA DA CORRUPÇÃO AQUI EM SÃO BERNARDO EM JANEIRO PROXIMO LOGO POR QUE DA MESMA FORMA QUE NO EGITO, SIRIA E EM TODO LUGAR ONDE NÃO TIVERAM DEMOCRACIA HOJE EXISTE PESSOAS QUE PROCURAM POR ELA, POR ESTA RAZÃO QUE QUERO FAZER QUE ESTE MOVIMENTO POSSA ACONTECER AQUI EM NOSSA CIDADE TAMBÉM….

    Curtir

    Comentário por gersondasilvapaz — dezembro 2, 2011 @ 10:13 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: