A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

setembro 3, 2011

A semana da Pátria em minhas lembranças…

Sábado, 03 de setembro de 2011. Aqui sentado na frente do computador começo a pensar sobre o que escrever. E veio a lembrança da Semana da Pátria quando eu estudava no Grupo Escolar da Vila Alemã,  em Rio Claro. Minha professora era a D. Sonia Lopes Lanzoni Pimentel, da qual tenho muitas saudades. Lembro-me que nessa semana, dedicada à Pátria, antes de iniciar qualquer atividade no caderno, riscava-se duas faixas em diagonal, uma verde e outra amarela, em alusão à data. E todos os alunos iam para frente da escola para hastear a bandeira e para cantar o Hino Nacional. Ser escolhido para segurar a bandeira, durante o hasteamento era motivo de orgulho. Hoje, nas escolas, não se pratica mais tal ato de cidadania.

Nossa bandeira

Penso que cidadania deve andar junto com cidadão. Civismo com civilização. Um não existe sem o outro.  Mas, infelizmente vivemos em uma sociedade em que os valores estão ao avesso, não há prática de um, nem de outro. A sede de consumir sobrepõe a cidadania. E o individualismo corrompe o civismo. E como exercer os dois se não aprendemos mais como praticá-los, se vivemos em um tempo que o EU vem em primeiro plano?

Nossos jovens vivem em um mundo pronto e fácil e aprendem desde logo que o direito e o valor individual são maiores do que o coletivo. Eles procuram satisfazer, exercer e praticar, manifestar e idolatrar tudo que vem de si, de seu íntimo e de seu ego, achando que isso sim é importante e que todos estão interessados nele.

Voltando a cidadania e ao civismo, realmente a escola não os exercita mais com os alunos de hoje em dia como fazia há 20 ou 30 anos atrás. E se tentasse fazer, seria motivo de gozação, pois qualquer um que tem um pouco de informação saberia reconhecer a hipocrisia do ato, pois, nas últimas décadas, assistimos nosso País ser lesado por dirigentes e vários outros que estão a seu serviço.

Por que vou adorar uma mãe-pátria que me castiga, me cobra altos impostos, não me dá chance de crescimento, que não pratica a justiça, que não retribui o meu esforço e contribuição em forma de benefícios mais do que justos e necessários, que não dá o devido valor ao ensino e aos seus professores, que deixa crianças nas ruas e abandona seus velhos?

Desfile de 7 de setembro

Para essa nova geração que aí está, cidadania e civismo é coisa chata. Para muitos é coisa de militar. Não penso que seja assim. Aprender a amar o nosso País e seus símbolos é muito importante e esse exercício deve começar desde criança. Quem ama, respeita, zela, protege, defende, luta pelo seu bem e não tem vergonha de expressar tais sentimentos. Não é assim que agimos com quem amamos?

Se tivéssemos novamente nas escolas uma disciplina como Educação Moral e Cívica, o problema estaria resolvido? Seria ótimo, mas não suficiente. Muito mais necessária seria uma revisão dos valores, uma nova transformação.

Ontem, no Bom dia Brasil da rede Globo, o Alexandre Garcia falou o seguinte: “mudou o Brasil e mudamos nós. Por que tantos se transformaram em bandidos que matam facilmente? O que houve com o Brasil, com presídios lotados, Justiça congestionada, bandidos agindo com fuzis, metralhadoras, coletes à prova de balas e dinamite? Na semana da pátria, cabe a pergunta: onde está a ordem? Seria isso progresso?”

Anúncios

4 Comentários »

  1. q show,q legal muito legal

    Curtir

    Comentário por stefani — setembro 5, 2011 @ 11:41 | Responder

  2. Para evitar a febre de consumo, uma de minhas amigas, criou em seus filhos o hábito de todos os meses fazerem as contas junto com ela para saberem o total dos gastos domésticos, para que eles tenham a noção do quanto ela ganha e quanto ela pode gastar. Quanto ao civismo, também sou do tempo em que se hasteava a Bandeira Nacional e cantava o Hino Nacional, também aprendi a não bater palmas no final como sinal de silêncio respeitoso. Hoje em dia mal sabem cantar Hino Nacional. Na escola do meu tempo, os alunos aprendiam a cuidar do patrimonio escolar, todas as sextas-feiras passávamos lustra móveis nas carteiras(que eram de madeira, daquelas que duram a vida inteira). Hoje em dia as carteiras vivem quebradas aos montes, os próprios alunos as quebram é triste ver o descaso com que tratam a escola, que tem suas paredes rabiscadas e por aí vai a lista que ficará grande demais se eu for relatar TUDO!!! Fala-se muito mal do Regime Militar, claro ocorreram desmandos na época, hoje vivemos na Democracia…mas cadê a disciplina??? Do mais alto ao mais baixo escalão da sociedade, hoje em dia tudo virou um VALE TUDO. Democracia além da Liberdade que é muito importante deve ter a Disciplina como um de seus métodos. Já dizia o revolucionário Renato Russo/Legião Urbana: “Disciplina É Liberdade.” .

    Curtir

    Comentário por Emi — setembro 10, 2011 @ 9:43 | Responder

    • Oi Emilia.

      Que bonito o seu depoimento. Fez-me lembrar ainda mais da minha infância. Nós tb conservávamos as carteiras e cadeiras! Hoje as crianças não têm noção do que é patrimônio público. Se vc for em qualquer escola e perguntar ao menino porque ele está riscando a carteira, o que vai ouvir é: risco porque não é minha! Um absurdo. E por ai vai – escolas depredadas, praças idem, monumentos nem se fala. Bjs e bom final de semana.

      Augusto

      Curtir

      Comentário por augustomartini — setembro 10, 2011 @ 19:14 | Responder

  3. […] redações que tínhamos que fazer na 4ª série. Minha professora era a mesma desde a 1ª série – Sônia Lopes Lanzoni Pimentel. Alias, há pouco mais de um mês, vindo de Rio Claro no ônibus das 16h00, encontrei-a, junto com […]

    Curtir

    Pingback por Grupo Escolar da Vila Alemã, em Rio Claro/SP – atual E.E. Djiliah Camargo de Souza | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — outubro 14, 2014 @ 14:19 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: