A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

setembro 1, 2011

Secretaria de Estado da Educação de SP está com novo site e exibe mostra sobre a história da educação paulistana

Trabalho na Fazesp – Escola Fazendária de São Paulo, mas o meu cargo efetivo é da Secretaria da Educação. Por isso, de vez em quando faço uma visita ao site da SEEDUC para ficar por dentro das notícias, novos cursos oferecidos, etc. E hoje tive uma grata surpresa.

A SEEDUC está com site novo, com moderno e dinâmico layout, que permite acesso fácil e rápido às informações.

 As imagens foram privilegiadas, reduziram os textos e acredito que houve um estudo de cores, o que o deixou bastante agradável. O layout é jovem e moderno – o que é uma tendência dos sites das grandes instituições atualmente.

Nos links localizados na parte superior da página, o internauta tem acesso a um leque de assuntos de interesse, com fotos, vídeos e informações sobre as atividades, como notícias, programas e projetos, serviços, etc. 

Penso que a nova página na internet além de contribuir para a identidade visual da instituição, mostra a qualidade do trabalho desenvolvido pela SEEDUC.

Abaixo, segue uma notícia em destaque na página sobre a história da educação paulistana.

Visitem o site e aproveitem!

História da educação paulistana pode ser revisitada em acervo com mais de 12 mil peças

Entre os itens estão jogos de madeira maciça, utilizados por alunos do jardim da infância no século XIX

Com mais de 12 mil itens, o Acervo Caetano de Campos foi criado para preservar a memória desta escola, considerada uma das mais importantes da história da educação paulista. Mantido pelo Centro de Referênciaem Educação Mario Covas, o acervo está localizado no prédio da rua João Guimarães Rosa, que hoje abriga uma parte da Escola Estadual Caetano de Campos, dividida em duas após deixar o tradicional edifício da Praça da República, em 1978.

Os documentos, fotos e mobiliários mantidos pela iniciativa tornam possível conhecer um pouco do cotidiano dos alunos que passaram pela escola ao longo de seus 165 anos. “Temos aqui alguns documentos que foram preservados, além de livros didáticos, cartilhas, brinquedos pedagógicos, mobiliário e materiais de laboratório”, afirma Yara Gabriel, arquivista do Acervo Caetano de Campos.

O material fotográfico é um dos mais interessantes e narra as mudanças da vida escolar ao longo do tempo. Nas imagens é possível notar, por exemplo, a evolução do uniforme escolar.

Os brinquedos pedagógicos mostram a variação de materiais para a confecção das peças. Um dos itens mais antigos é um jogo de formas geométricas feito de madeira maciça, que data do século XIX. “Esses jogos eram utilizados no jardim da infância e a Escola Caetano de Campos foi pioneira em inserir esses materiais no cotidiano das aulas”, explica.

Saiba mais sobre o Acervo Caetano de Campos e veja outras peças preservadas pela iniciativa no vídeo abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: