A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

setembro 1, 2011

Gino Amleto Meneghetti – o robin hood tupiniquim

O Giorgio Momesso é um amigo que trabalhou comigo como estagiário logo que vim para São Paulo. Vim  para cá para prestar serviços para a ARQ/SP – Associação de Arquivistas do Estado de São Paulo – coordenando, de Abril de 2000 a dezembro de 2001, um grupo de 40 estagiários, no trabalho de organização do Arquivo Permanente e regularização do Arquivo Intermediário da Justiça Federal de 1ª Instância do Estado de São Paulo. Giorgio foi um desses 40 estagiários.

De vez em quando ele me envia emails, e hoje recebi um bem interessante, assunto desse post. O texto abaixo é fruto do email que ele enviou e que compartilho com vocês.

Foto: Polícia de São Paulo/"Nosso Século"da Editora Abril - 1910-1930, página 269

Meneghetti foi preso, fichado com e sem disfarce - Foto: Polícia de São Paulo/"Nosso Século"da Editora Abril - 1910-1930, página 269

Você já ouviu falar do lendário Gino Meneghetti, o robin hood tupiniquim que perambulou pelos telhados paulistanos durante as primeiras décadas do século passado?! Não?! Tudo bem… afinal, não é de hoje que somos abalroados por uma enxurrada de patetas made in USA que vestem cuecas sobre malhas bem apertadas… até mesmo nosso amado saci vem sendo deixado de lado por conta do tal dia das bruxas.

 O que sei é que mesmo não tendo ele habitado o imaginário infanto-juvenil das últimas décadas, ainda assim, Gino, fez parte da real e ao mesmo tempo folclórica história geral da nossa boa e velha São Paulo. Que tal, então, tentarmos por esse instante, ao menos que seja, lançar luz sobre esse ilustre e fanfarrão anti herói ítalo-brasileiro, ainda tão pouco conhecido em nosso próprio meio?

Eu mesmo, admito, só tomei ciência de sua existência uns dez anos atrás durante uma seção de curtas-metragens… só agora, por acaso, torno a reencontrá-lo e creio que seja oportuno apresentá-lo a vocês. Curiosos? Sim? Então, acessem os sítios por meio dos links abaixo listados e depois me digam se gostaram ou não…

Meneghetti o gato dos telhados

Gino Meneghetti

Curta metragem de Gino Meneghetti

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: