A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 27, 2011

Crendices? Quem disse? Uma foto de família e a busca de boa sorte nos amuletos

Conheço pessoas muito racionalistas e também ateus que acreditam em amuletos, na boa e na má sorte, e em gato preto. Eu mesmo sempre ando cheio de “coisinhas”: uma nota de um dólar na carteira, três folhas de louro, três sementes de romã chupadas e um pedacinho da casca embrulhados em um papel onde estão escritos os nomes dos três Reis Magos –  tudo isso para não faltar dinheiro –  e tenho uma série de “santinhos” impressos também. As pessoas tendem a depositar sua fé em um objeto relacionado às suas crenças, ou uma porção dela, que nem sempre é a apropriada, buscando sua segurança emocional. A imagem de um santo ou uma santa, um rosário abençoado por não sei quem, um pedaço do que asseguraram ser de um osso, de um vestido ou um pedaço de uma cruz pode alcançar algumas das propriedades de cura que o crente lhes outorga, ao menos em enfermidades não muito graves. O que dizem os praticantes do vodu também é verdadeiro: o poder da sugestão pode mover montanhas.

Os amuletos recebem suas supostas propriedades mágicas das pessoas com as quais estão relacionadas. É como se através de uma imagem de um santo sufi, budista, ou católico, ou seja lá de que crença for, pudessem compartilham parte de sua sabedoria fazendo-nos alcançar nossos desejos mais significativos. Pessoas que acreditam em coisas celestiais geralmente sonham em conseguir melhorias terrenas bastante distantes das coisas espirituais: um apartamento novinho em folha, um novo trabalho, ganhar na loteria, passar em algum concurso público, saúde. O objeto é um intermediário entre o desejado e o desejo de alcançar.

Os objetos na fotografia abaixo parecem, à primeira vista, quinquilharias antigas, inúteis, esquecidas. A magia não está no objeto, mas na mão que faz dele uma lâmpada de Aladim.

Amuletos

Pessoalmente, acredito que os objetos e as coisas contêm sua própria energia assim como as pessoas e os lugares. Há coisas na vida que é melhor não duvidar, e alguns objetos nos ajudam a manter nossas memórias, a não esquecer nossos motivos de seguir adiante.

Patuás

Pode parecer bobo, porém, ao ver a foto dos meus falecidos pais todos os dias de manhã – que  mantenho sobre um móvel na sala – me encho de energia e força para enfrentar o meu dia.

Foto do casamento dos meus pais

E você? Tem seu amuleto? Qual é?

3 Comentários »

  1. “Cada pensamento, cada palavra, cada sussurro, cada porém de estar aqui agora, me faz acreditar, que vivemos muito além do que pensamos. Cada amanhecer, cada entardecer, cada anoitecer, me faz perceber que a vida é muito mais, do que somos capazes de imaginar. Cada lágrima, cada dor, cada momento, me faz entender que por mais que fugimos, o acaso sempre nos encontra, pois algumas coisas são certas e uma delas é de que sofrer também faz parte da história de cada um. Cada vitória, cada sorriso, cada nova vida, me faz amar as melhores coisas que existem. E a superar aquelas que por mais que aparentam invencíveis, acabam por si, quando abraçamos a Fé.” (By Fabiana Thais Oliveira***O que faz a imagem de um Santo de Devoção, a Fotografia de alguém querido ou um talismã adquirir o dom da proteção, prá mim a resposta está na Fé. É a Fé que nos dá coragem para enfrentar os dissabores da vida e seguir em frente. No meu caso curto fotos dos sobrinhos(duas meninas e um menino), mas uma é especial…minha sobrinha em tempos de Jardim da Infância toda caracterizada de Mulan(em trajes de festa) com as mãos em oração, é uma coisinha muito linda de se ver antes de dormir.***

    Curtir

    Comentário por Emília — janeiro 28, 2011 @ 0:02 | Responder

  2. Sou assim. Minha casa tem fotos por toda a parte, desde que meu marido partiu desta.
    Tenho a firmeza nas minhas ações do dia a dia.
    Sinto a certeza que tudo que vivemos, continua a me ajudar.
    Me faz bem.

    Curtir

    Comentário por Irany — janeiro 28, 2011 @ 1:28 | Responder

  3. apenas o “poder” da fé que você dá a esse “amuleto”…o que você acredita ser.. é o que você é..!Adoro ambientes místicos..esse tipo de “coisinhas”zen…mais minha vida é sempre a busca do bem,de Deus que está em todas as coisas..(mesmo nas ruins)Deus é piedoso,é puro amor..

    Curtir

    Comentário por tha — fevereiro 22, 2011 @ 19:51 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: