A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 17, 2011

“Lixo Extraordinário” (Waste land) – documentário de Vik Muniz que estréia nesta sexta.

O documentário “Waste Land” filmado ao longo de quase três anos (aqui no Brasil recebeu o título de “Lixo Extraordinário”), estréia na próxima sexta-feira, dia 21 de janeiro. As filmagens seguem o renomado artista Vik Muniz que com ele viaja de sua casa no Brooklyn à sua terra natal, Brasil, até chegar a um dos maiores aterros de lixo do mundo, de Jardim Gramacho, localizado na periferia do Rio de Janeiro. Lá Vik fotografou um grupo eclético de catadores, que se autodenominam de catadores de materiais recicláveis, os acompanha, mostrando os desdobramentos que o longa-metragem trás para a vida dos catadores. E já são muitas medalhas de “melhor filme” no currículo, além de toneladas de elogios e críticas positivas em todos os meios.

Cartaz Oficial do filme Waste Land – “Lixo Extraordinário”

O Documentário foi premiado no “Sundance Film Festival 2010” e no “Festival de Berlim”. Também ganhou o prêmio da Anistia Internacional, juntamente com a produção palestino-egípcia Son of Babylon, do diretor Mohammed Al-Daradji.

O projeto que Vik Muniz levou ao aterro chama-se “Imagens de Lixo” e consiste em recriar quadros clássicos da arte usando materiais encontrados no próprio lixão. Posteriormente, os quadros foram para importantes casas de leilão e a renda da venda destas obras foi totalmente destinada à comunidade de catadores. O primeiro quadro foi vendido em um leilão e arrecadou quase 100 mil reais.

O documentário tem produção de Fernando Meireles e sua O2 Filmes, em parceria com a inglesa Almega Projects. A direção é de Lucy Walker, com co-direção de João Jardim e Karen Harley. Outro ponto forte do filme é a trilha sonora, que é assinada pelo Moby.

Para visitar o site oficial clique aqui

Anúncios

3 Comentários »

  1. Nossa! Que criatividade…Que visão…
    Tomara que o filme venha logo para sensibilizar um pouco,nós que somos chamados de seres humanos.

    Curtir

    Comentário por Irany — janeiro 17, 2011 @ 15:49 | Responder

  2. Que extraordinária visão!!

    Curtir

    Comentário por Solange — janeiro 17, 2011 @ 17:19 | Responder

  3. O mundo em que vivemos não está perdido devido as boas ações praticadas: por determinada pessoa, ou então, por grupos voltados ao amparo de pessoas carentes(de amor próprio inclusive). Existem muitos por aí tais como: instituições religiosas ou então quando a própria comunidade se organiza em busca do bem comum. No Programa Ação, exibido aos sábados entre 7:30 e 8:00h da manhã na Rede Globo,apresentado por Serginho Groisman, são exibidos diversos Serviços Sociais realizados em todo Brasil, que fogem completamente do estilo assistencialista(da dependência eterna).

    Curtir

    Comentário por Emília — janeiro 18, 2011 @ 14:57 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: