A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 4, 2011

Os tesouros da igreja nos Museus do Vaticano!

Uma das maravilhosas esculturas do Museu do Vaticano

O Museu do Vaticano é um enorme complexo de museus, que abrange muitas salas que abrigam grande quantidade de obras de arte e estão ordenadas cronologicamente de acordo com a sua criação. Os Museus do Vaticano são acessíveis ao público e se encontram na Cidade do Vaticano. Visitá-los requer enorme quantidade de temo e muito provavelmente você não vai conhecê-los na íntegra – mas não deve perder os mais significativos que são: a Câmara de Rafael, a sala Octagonal, a Galeria das Tapeçarias, a Galeria dos Mapas, entre os outros.

Na parede em frente à Escola de Atenas, correspondendo a Teologia, está o afresco da Disputa sobre o Santíssimo Sacramento, cujo título mais justamente deveria ser o triunfo da religião. Nos lados da Santíssima Trindade (com Deus Pai, Cristo entre a Virgem e São João Batista, e do Espírito Santo no centro) está a Igreja Triunfante, com os patriarcas e profetas do Antigo Testamento, alternados com os apóstolos e mártires, sentado sobre as nuvens. Os personagens são (da esquerda para a direita) - São Pedro, Adão, São João Evangelista, Davi, São Lourenço, Judas Macabeu, Santo Estevão, Moisés, São Tiago, o mais velho, Abraão, e São Paulo. No chão, nas laterais do altar em que o Santíssimo Sacramento domina, está representada a Igreja militante. Sobre o trono de mármore mais próximo do altar estão sentados os quatro Padres da Igreja Latina: São Gregório Magno (um retrato de Júlio II), São Jerônimo, Santo Ambrósio e Santo Agostinho. Algumas figuras têm a fisionomia de personagens históricos. Reconhecemos o retrato do Papa Sisto IV (tio de Júlio II), do mais distante pontífice para a direita, está Dante Alighieri.Fundado com obras de arte conseguidas pelo Papa Júlio II, os Museus do Vaticano incluem em primeiro lugar, o Museu do Egito, cuja criação se deve ao Papa Gregório XVI, que exibe artefatos arqueológicos e restos da civilização egípcia. O segundo é o Museu Pio Clementino - o mais antigo - criado pelo Papa Pio VI e Clemente XIV. Se trata de um dos maiores e contém muitas estátuas de várias escavações da antiga Roma.Uma das maravilhosas esculturas do Museu do Vaticano

O Museu Gregoriano, por sua vez, exibe uma grande quantidade de vasos etruscos, similares aos gregos, bem como objetos funerários e igual ao Museu Egípcio, foi criado pelo Papa Gregório XVI. A maioria das belas tapeçarias dos séculos XVI e XVIII são exibidas na famosa galeria das tapeçarias, a maioria das quais são baseadas em temas religiosos. A Galeria dos Mapas abriga uma vasta coleção de mais de 40 mapas que datam do século XVI, mapas antigos e móveis especialmente projetados para guardá-los.

Escadaria dos Museus do Vaticano

Uma das salas mais importantes é a de Rafael, onde há afrescos encomendados pelo Papa Júlio II a Rafel, entre os quais o “Parnaso” e a “Escola de Atenas”, entre outros. Nos aposentos dos Borgia se pode ter uma idéia da história do papado em Roma, que envolve intrigas, assassinatos e alianças. Outro lugar imperdível é a Pinacoteca, e finalmente a visita termina com o Museu Gregoriano Profano e Museu Arqueológico, que abriga peças trazidas pelos missionários de suas viagens à América do Sul, África e Ásia. Todas as galerias e museus do Vaticano, estão sob a responsabilidade, desde 1929, do “Governatorato del Estado della Città del Vaticano” que tem uma política de não vender as obras de arte.

Corredores da Bibioteca do Museu do Vaticano

Para chegar ao museu, vocé pode pegar o metrô Ottaviano ou o ônibus que vai até a “Piazza del Risorgimento”. O Museu está aberto diariamente de segunda a sexta-feira, das 8:45 até 16:45 h. Aos sábados ele está aberto das 8:45 até 13:45 h. E no último domingo de cada mês, a partir das 8:45 até 13:45 h. Quando eu fui, em agosto de 2007, a entrada custava 12 euros, exceto no último domingo de cada mês. Se você der sorte de chegar lá nesse dia, não pagará nada – a entrada é livre.

Jardim dos Museus do Vaticano

Endereço: Viale Vaticano 100

Telefone: (06) 6988 4947

Fax: (06) 6988 1573

Clique aqui para ver a página dos Museus do Vaticano

Anúncios

6 Comentários »

  1. Olá Augusto!!!!
    Fico encantada com a riqueza de detalhes e a perfeição de cada obra prima. É tudo lindo, mágico, envolvente.
    Imaginar como cada “artista” ficava no momento da sua criação, que penso, encontravam-se em estado de extase…. é maravilhoso.
    Sua viagem foi inesquecível e espero, um dia, poder ver as belíssimas fotos que tirou, tenho certeza que possui várias e, prometo não esquecer das “dicas” valiosas que tem nos dado.
    Bjs milllllllllll….

    Curtir

    Comentário por Ivana — janeiro 5, 2011 @ 23:57 | Responder

  2. Caro amigo,

    Sem noção adoram isso.

    Curtir

    Comentário por André — maio 10, 2011 @ 11:11 | Responder

  3. Ola!
    gostaria de saber o que representa aquela esfera mostrada na foto acima com o título “Jardim dos Museus do Vaticano”. O que realmente esta sendo passado através dela.
    att,
    Aldes

    Curtir

    Comentário por ALDES — agosto 8, 2011 @ 20:09 | Responder

    • Olá. Só o que sei lhe dizer que o nome da escultura é ”Bola Del Mundo”, provavelmente inspirada no nosso confuso planeta Terra.

      Curtir

      Comentário por augustomartini — agosto 8, 2011 @ 20:18 | Responder

  4. gosto da igeja Catholics e me Shinto Felix poor set cristao

    Curtir

    Comentário por tomas cardoso nareva — agosto 9, 2014 @ 12:01 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: