A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

novembro 7, 2010

VENHA MORAR NO CENTRO DE SÃO PAULO

Já escrevi no blog mais de uma vez que moro no centro de São Paulo. Moro porque gosto e também pela comodidade, por ter tudo perto – cinemas, teatros, centros culturais excelentes com atividades gratuitas (ou quase), como o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, o Caixa Cultural, a Galeria Olido, etc..

Estátua do Índio Caçador, no início da Av. Vieira de Carvalho - a esquerda da imagem está o edifício onde moro

E hoje, na Revista da Folha, a Natália Zonta escreveu uma bela reportagem sobre os prédios reformados em bairros como Sé e República que têm atraído centenas de compradores. E isso me deixou muito feliz!

O edifício Marian, na Avenida Casper Líbero (aquele cor-de-rosa, lindo e ondulado e que fica ao lado da Igreja de Santa Efigência), que foi um Hotel até pouco tempo atrás, quem diria, nem precisou ser anunciado que foi reformado e que tem estúdios à venda para que 700 pessoas entrassem na fila de interessados em comprar um dos 82 apartamentos.

O Edifício Marian, antigo hotel que acaba de ser vendido e adaptado em estúdios para moradia

Assim, sem alarde, a região central começa uma retomada. Empresas se empenham em dar novo uso a prédios abandonados, e construtoras que nunca investiram por aqui, como a Cyrela, lançam torres altíssimas. Também não falta gente que queira adotar a área e, quem sabe, devolver a ela o burburinho de outrora.

A transformação de prédios também é lucrativa. Geralmente a compra dos prédios é bancada por um grupo de comerciantes interessado em bons negócios. O custo da reforma varia de R$ 4 milhões a R$ 8 milhões. E o metro quadrado desses apartamentos, que até uns dois anos atrás estava em aproximadamente 1.200 reais, já está custando 4.000 reais! E quem quer morar no centro? Há os que chegam atraídos pelos preços e os convictos na valorização. Entre eles, famílias e jovens.

Os raros terrenos no centro também são disputados. Ali, na  rua Álvaro de Carvalho, a Cyrela erguerá um edifício. A torre terá 28 andares e 399 apartamentos. O nome da torre – MOOD. Segundo a construtora, também há interesse em conservar a região em parceria com o empresário Walter Mancini.

Aqui perto de casa e da Praça da República está o Novo Centro República, previsto para 2012. As 200 unidades já foram vendidas. E a Gafisa nem precisou fazer propagando. Tudo vendido no boca a boca.

Enquanto a iniciativa privada aposta suas fichas na área, a prefeitura dá forma ao seu projeto de habitação na região. Depois de nove meses do anúncio da desapropriação de 53 prédios vazios, o Renova Centro ensaia sair do papel. Pelo menos três prédios estão com documentação adiantada. A lista completa dos imóveis nunca foi divulgada por medo de invasões.

AS VANTAGENS DE MORAR NO CENTRO

O sistema de transporte na região é imbatível. Em quase todos os bairros há estações de metrô e muitas opções de linhas de ônibus.

Se colocados em prática os projetos do governo municipal, a tendência é que o centro se valorize. Há planos para revitalizar as regiões do parque Dom Pedro 2º e da Luz.

O mais provável é que a vista de seu apartamento não mude. Com poucos terrenos livres, a probabilidade de brotar um espigão na sua janela é bem menor do que em outros bairros, como o Morumbi.

Na região central concentram-se muitos centros culturais. Se depender deles, não falta programação para o fim de semana.

AS DESVANTAGENS DE MORAR NO CENTRO

A falta de segurança ainda é um dos problemas mais apontados. Muitas vielas e becos não têm vigilância. Mas isso, também é um problema nos outros bairros.

Há regiões, como as imediações da estação da Luz, que são freqüentadas por usuários de crack. Por esse motivo, a área ganhou a alcunha de cracolândia.

Se você quer morar no centro e pensa em manter um carro, será muito difícil encontrar um prédio com estacionamento. O meu não tem. Mas isso também não é problema. Tenho ônibus na porta e estação do metrô há menos de 100 metros! Estação República (linha vermelha), que a partir do ano que vem terá também a linha amarela.

Apesar de os caminhões de lixo passarem com freqüência, muitos bares e comércios insistem em depositar sujeira nas calçadas. Essa é a parte ruim. Muito lixo a qualquer hora, por irresponsabilidade dos comerciantes. E os sacos são sempre remexidos pelos moradores de rua, o que piora a situação.

PORQUE EU GOSTO DE MORAR NO CENTRO DE SÃO PAULO

Morar no centro é viver em anonimato e ter discrição. Sou morador da República e aproveito tudo ao seu redor. Uso transporte público e vou a pé para o trabalho. Vou de ônibus e metrô até ao aeroporto de Guarulhos e gasto somente 6 reais! Sou um defensor da área e acho graça em quem só coloca defeitos no velho centro. Os assaltos acontecem em qualquer lugar. Quem fala mal não conhece a região.

22 Comentários »

  1. Saber morar é que faz a diferença nos lugares. Tenho um grande prazer em dizer que onde moras é muito lindo.Me senti feliz em ver tanta beleza.

    Curtir

    Comentário por Irany — novembro 7, 2010 @ 19:00 | Responder

  2. Na questão do lixo espalhado parece que existe uma Lei que determina que o lixo deverá ser colocado na calçada apenas nos dias e horários em que os caminhões de lixo vão passar, as feiras livres estão encerrando seus horários mais cedo para que a limpeza também seja realizada mais cedo evitando que as chuvas repentinas de São Paulo levem lixo, restos de frutas e verduras para os bueiros, muitos feirantes têm reclamado do horário reduzido, mas é preciso adequar-se pelo bem da cidade. Existem deveres que cabem a cada cidadão: obedecer os horários para colocação de lixo na calçada(além dos moradores de rua os cachorros adoram revirar lixo), cada cidadão também é responsável pela conservação de sua calçada, a prefeitura deveria fiscalizar e penalizar com multas os cidadãos infratores(infelizmente por aqui as leis só pegam qaundo existe a possibilidade de perdas financeiras). Quanto a segurança os bairros também não são seguros, embora passem viaturas policiais a toda hora. A Veterinária de meu cachorro quando vê lixo espalhado pelas calçadas do bairro sempre comenta: “Parece que estamos vivendo na Idade Média”.

    Curtir

    Comentário por Emília — novembro 8, 2010 @ 13:49 | Responder

  3. Sou simplesmente apaixonada pelo centro de São Paulo, se é verdade que existe reencarnação, com certeza eu fui uma feliz moradora do centro em minha vida passada…rsrsrs
    Não tem uma única vez quando vou ao centro que não fico maravilhada com as construções antigas. Fico imaginando como era ali a uns 120 anos atras, como eram as pessoas que viveram por lá.

    Ontem mesmo passou no Jornal Nacional uma reportagem sobre essas reformas que estão fazendo em vários prédios do centro, tenho certeza que muito em breve o centro ganhará vida nova e também deixará de ser mal visto por tantos que só conseguem ver o lado ruim da região.

    Meu marido estudou no Liceu Coração de Jesus e tenho muita vontade de colocar minhas filhas para estudarem lá também. Estou até procurando um apartamento pelas imediações.

    Quanto a falta de segurança, você tem 100% de razão quando diz que em todos os bairros estão perigosos.
    Tenho a esperança de que com esta revitalização a cracolândia esteja com seus dias contados.

    Amei seu post. Parabéns!

    😉

    Curtir

    Comentário por Zi Mix — novembro 19, 2010 @ 18:52 | Responder

  4. Olá boa noite , sou corretor de imóveis e vou trabalhar em um breve lançamento alí na rangel pestana próximo ao metro D.Pedro .
    APTº de 01 dorm com ou sem vaga
    APTº DE 02 dorms com vaga .
    Se tiver alguem que conheça querendo comprar um aptº pode passar meu email
    Att,
    Nivaldo

    Curtir

    Comentário por Nivaldo — novembro 22, 2010 @ 23:10 | Responder

    • Ol Nivaldo tudo bem ???
      Prazer em contacta-lo, estive verificando alguns sites de imoveis no centro de Sao Paulo e por ventura encontrei este post.
      Gostaria de obter informacoes de apartamento ou casas antigas na regiao central,claro que com bom preco, pois realmente recorrerei a financiamento imobiliario.
      Gostaria de obter ofertas para:

      1 ou 2 dormitorios.
      Sala.
      WC
      Cozinha
      Sala
      Com ou sem vaga para carro.

      Regiao da Consolacao, Republica,Liberdade, Se, Santa Cecilia(amazing) etc…..
      Muito obrigado por sua atencao e nos falamos na sequencia.

      Curtir

      Comentário por Jailton Sampa sempre — janeiro 31, 2011 @ 8:54 | Responder

    • Nivaldo boa noite, tudo bem?
      No final de 2010, tentei financiar um apto no centro de SP, porem minha renda não compatia e acabei vindo morar no Lit-Sul de SP(Mongaguá), uma otima casa, um local otimo,facil acesso a SP e baixada-santista. Porém aqui o emprego é muito fraco,mas,trabalho em Santos-SP.
      tenho pretenção de voltar a SP, mas hj um apto de 50m2 no centro,comparando onde vivo, posso comprar uma casa maior q a minha, com piscina pt.
      deixo meu e-mail para contato: andgim@bol.com.br

      Curtir

      Comentário por André Gimenes — julho 8, 2012 @ 19:24 | Responder

      • Oi André.
        Agradeço pela visita ao blog. Realmente os imóveis aqui no centro andam inflacionados. Hj vi um anúncio de venda de um apto. no Copam. Dois quartos por 750 mil reais. E outros apartamento similares ao meu por 460 mil.
        Abraços.
        Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — julho 9, 2012 @ 14:54

    • Olá Nivaldo, onde está seu email, estou interessada, meu tel 987730558 – Giselda

      Curtir

      Comentário por Giselda Ribeiro Nogueira — julho 16, 2013 @ 23:26 | Responder

  5. deveríamos ter lixeiras daquelas grandes, altas, como vemos nos filmes americanos, a prova de mendigo. e coleta seletiva, pontos de depósito de vidro e metal.

    Curtir

    Comentário por iwnfini — novembro 27, 2010 @ 22:06 | Responder

  6. […] VENHA MORAR NO CENTRO DE SÃO PAULO « A Simplicidade das Coisas … […]

    Curtir

    Pingback por Morar em São Paulo — dezembro 9, 2010 @ 22:21 | Responder

  7. Ola amigos….
    Moro em Londres a 3 anos mas nao ha como Sampa apesar da beleza de monumentos britanicos, Sampa tem seu charme.
    I love this Place.

    Curtir

    Comentário por Jailton Sampa sempre — janeiro 31, 2011 @ 8:55 | Responder

  8. Parabéns pelos comentários. Concordo com você. O centro é bem servido de comércio, serviços, transporte público, cultura, etc. O centro tem história, tem “alma”. Não sei como uma pessoa que trabalha na região da Paulista consegue morar no fim do mundo como Morumbi (e ainda tem gente que chama alguns bairros mais distantes ainda Grajáu, Capão Redondo e Jardim Angela como “Morumbi Sul”), por isso a localização do centro é estratégica. Você consegue facilmente acesso a todos os bairros. Alguns bairros chamados de “nobres” em SP são na verdade um amontoado de ruas tristes e solitárias com vizinhos que nem se conhecem, nem mesmo no mesmo prédio. Agora, precisam cuidar mais do centro. A Prefeitura precisa cuidar mais da limpeza, arborização e iluminação do centro. Só para lembrar o centro de Nova York, Barcelona,etc. eram feios e sujos e foram revitalizados.

    Curtir

    Comentário por Carlos — fevereiro 14, 2011 @ 0:00 | Responder

  9. […] de Carvalho. Das janelas frontais do apartamento admiro a Praça da República e a escultura do Indio Caçador, do consagrado João Batista Ferri. A depender do dia e horário, a visão que tenho das janelas […]

    Curtir

    Pingback por Ação de desocupação da Cracolândia e a degradação humana « A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — janeiro 13, 2012 @ 8:55 | Responder

  10. Compartilho da mesma opiniao. Amo o centro velho de SP.

    Curtir

    Comentário por mathe — outubro 20, 2012 @ 22:36 | Responder

  11. …..oi, eu moro no centro de sp ha 2 anos e meio, felizmente acertei o lugar, moro do lado da praça rosevelt, quando me mudei para ca a praça era horrorosa, mal cheirosa, 3 meses depois para minha surpresa, fecharam a praça e começaram as reformas, foram 2 anos de muito, muito barulho e noites mal dormidas,hoje, o lugar se transformou, os imoveis valorizaram muito, nao tenho mais carro, faço tudo a pe ou de transporte publico, antes de morar aqui, vi apartamentos no glicerio, na rua tenente otavio gomes na liberdade, no largo do arouche, nas proximidades da rua maria paula, na rua 24 de maio na praça da republica, mas o que fez eu escolher este, é que estava reformado, e pela localizaçao, nao me arrependo nem um pouco da escolha. Quanto a violencia no centro, esta em todo o lugar,. uma vantagem do centro, eh a quantidade de viaturas de policia circulando inclusive a noite, na periferia isso raramente acontece.

    Curtir

    Comentário por morador do centro — dezembro 24, 2012 @ 15:08 | Responder

    • Boa tarde!
      Agradeço sua visita! Realmente tb acho o centro muito seguro. Violência, como vc mesmo disse, tem em todo lugar. Tb o lixo, moradores de rua, etc, estão presentes em todos os cantos. E aqui, no centro, temos tudo a mão.
      Abraços. Feliz Natal!

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — dezembro 24, 2012 @ 18:04 | Responder

  12. Morar no centro é ótimo. Como disseram, é quase como viver no anonimato, sem vizinhança cuidando da sua vida. Digo quase porque infelizmente a maioria dos prédios tem porteiro. E ter porteiro é pior que ter vizinho fofoqueiro. Eles observam e sabem tudo da sua vida. Como se não bastasse, comentam isso com os moradores mais chegados a eles. Ou seja, por mais discreto que vc tente ser, sempre vão saber o que você faz e qual o seu padrão de vida (sim, são eles que recebem as faturas do cartão, do plano de saúde, de previdência etc etc). O que falta para melhorar é que o povo os moradores se mobilizem para acabar com essa cultura de ter porteiro (que só contribui para uma falsa sensação de segurança e altos custos do prédio). Sem falar que isso é coisa de Brasil, em muitos países não há porteiros em prédios residenciais.

    Curtir

    Comentário por Rosemeyre — fevereiro 20, 2013 @ 23:44 | Responder

    • Bom dia Rosemeyre.
      Agradeço sua visita e concordo com seu comentário. Moro em um prédio de dez andares, um apartamento por andar. Tem apenas um funcionário que também é porteiro e zelador. E, além de encarecer sobremaneira o condomínio (o prédio é antigo, não tem área de lazer, nada. Somente dois elevadores) tem todo o resto que vc pontuou.
      Abraços.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 21, 2013 @ 8:32 | Responder

  13. Gostaria de saber quanto costa em media um apartamento de 50m no centro velho de São Paulo e quais são as formas de pagamentos

    Curtir

    Comentário por ivanilton p ramos — julho 23, 2013 @ 12:20 | Responder

    • Oi Ivanilton.
      Dependerá muito da Rua/lugar. Mas, acredito que pagará em torno de 250 a 300 mil reais em um apartamento usado e para pagamento a vista.
      Abrs.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — julho 23, 2013 @ 13:56 | Responder

    • Ivanilton, boa tarde.
      Estamos com um lançamento exclusivíssimo pra acontecer no dia 21/06 para a região da República (Mq. de Itú x Bento Freitas). Unidades de 29,35 e 48 m2 com todo lazer e conforto que somente um empreendimento Cyrela pode oferecer. O preço é imbativel para a região. Maiores informações entre em contato no email oscar@cyrela.com.br
      OK? Grande abraço e até breve.

      Curtir

      Comentário por Oscar Teixeira — junho 4, 2014 @ 13:04 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: