Ah, as fotografias. Elas resgatam nossos mais nobres sentimentos… são capazes de trazer de volta toda a cena, todos os sons e os cheiros das lembranças esquecidas dentro de nós!
Cada vez mais sou um apaixonado por fotografias. E sinto-me frustrado por não conseguir fazê-las tão bem.
Como arquivista de profissão, sei tudo sobre a importância da fotografia como registro de memórias…
Não tenho mais que duas ou três fotos de quando era criança. Mas já descobri várias fotos de família lá no fundo do “baú” que contam um pouco da história de meus antepassados. No meio das caixas de lembranças da antiga casa dos meus pais, tem apenas uma fotografia de casamento deles, mas é “a foto”! É a única encontrada e ela faz toda a diferença na história. Antigamente só se fotografava o casal em pose, assim mesmo, como abaixo:

Casamento de Maria Angela Graciolli Martini e Antonio Martini, em 05 de setembro de 1953. Ela, nascida em Rio Claro/SP, em 10 de janeiro de 1930 e ele, nascido em Corumbataí/SP, em 23 de julho de 1926
O mais interessante desse post sobre a memória fotográfica de minha família, é que essa caixa de lembranças contém grande parte da história dos “Gracioli” (o correto seria Grazziolli) e dos “Martini”, e, muitas vezes, é usada como uma terapia que nos leva de volta ao passado.
Sei como é bom olhar as fotos de nossas famílias.
Algumas mesmo que não tenhamos presenciado,sentimos como se tivessemos passado por lá na época.Fotos de nossos pais nos faz uma carícia tão gostosa,não é?
Esta foto é muito bonita.
CurtirCurtir
Comentário por Irany — outubro 7, 2010 @ 21:44 |
Nada tira a beleza e a arte das fotografias “à moda antiga”. As fotografias eram tiradas em estúdios fotográficos com um “cenário” próprio para o registro de cada evento dentre eles: o diploma do 4º. ano primário, da primeira comunhão, dos quinze anos e claro os casamentos. As fotografias tinham uma produção caprichada e pediam trajes impecáveis possibilitando também o registro da moda na época. Fotos de FamíliaI trazem lembranças, saudades, em cada uma delas está nossa história.
CurtirCurtir
Comentário por Emília — outubro 7, 2010 @ 23:42 |
[…] Uma foto de casamento […]
CurtirCurtir
Pingback por Árvore Genealógica da família Martini | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — abril 24, 2013 @ 9:30 |
[…] Uma foto de casamento […]
CurtirCurtir
Pingback por Cidadania Italiana – um longo caminho a percorrer! | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — julho 16, 2015 @ 11:10 |
Olá! Meu nome é Elisabete e sou bisneta de italianos, meu avô chamava-se José de Martini e era filho de Andrea De Martini, que veio da italia casado com Eugênia Viel. Já procurei mais não consegui encontrar mais dados sobre eles e de onde vieram, parece que minha bisavé era de Veneza…acho muito interessante resgatar nossas origens…
CurtirCurtir
Comentário por Elisabete Gimenez — outubro 26, 2016 @ 8:37 |
Bom dia Elisabete.
É muito trabalhosa essa pesquisa genealógica, mas nos dá muito prazer.
Agradeço sua visita ao blog.
Um abraço.
Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — outubro 26, 2016 @ 9:37 |