A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

setembro 30, 2010

Vila de Paranapiacaba

O relógio inglês

Em primeiro lugar é preciso esclarecer o significado de seu nome. Na vila todos dizem que Paranapiacaba significa “local de onde se avista o mar”: “paraná” = mar, e “apiacaba” = vista, visão.  
Existem outras versões para esta palavra de origem indígena. Segundo o historiador santista Francisco Martins dos Santos o termo original tupi é “pêranaípiâquaba”, que significa “passagem do caminho do porto do mar”. Já o historiador Simão de Vasconcelos aborda esse termo: “Paraná-Picaba” era a denominação que os índios davam à serra de Cubatão.

As fachadas escondem tanta coisa! Como os nosso rostos, é todo um sentir interior, vivências de tantos anos!

A sua história inicia-se com a ferrovia que lá se implantou, seguindo um traçado similar ao dos povoados-estações da Europa e da Nova Inglaterra. A princípio denominou-se “Alto da Serra”, mas em 1907, recebeu a atual designação de Paranapiacaba.
A Vila de Paranapiacaba é, no Brasil, a única vila ferroviária conservada. Sua fundação é um marco de presença britânica no país, foi construída pela São Paulo Railway em 1867, a partir da Estação Alto da Serra.

Fiquei com vontade colocar título nessa minha foto de uma das casas de Paranapiacaba. Algo como: da janela já não se vê para fora… O céu através da janela...como a alma, através dos olhos...

Fiz uma visita por lá no ano passado. Muito fácil chegar – trem saindo da Estação da Luz com direção a Rio Grande da Serra. Lá, toma-se um ônibus que deixa a gente na Vila de Paranapiacaba. Quem vai de carro deve deixá-lo no estacionamento. Na Vila não circulam veículos.
Farei novos posts sobre a Vila.
Anúncios

3 Comentários »

  1. Hummm!!!São lugares assim que gosto de passar.Ver o belo e saber a beleza da sua história

    Curtir

    Comentário por Irany — setembro 30, 2010 @ 22:43 | Responder

  2. Um contato direto com a natureza proporciona um sentimento de Paz e Leveza. Dias atrás sonhei com alguém que me perguntou: O que o silêncio significa para você? Respondi: Dependendo do que se sente interiormente o silêncio significa Paz. Certamente a janela com suas cores e delicado arranjo estava “pedindo” uma Foto.

    Curtir

    Comentário por Emília — outubro 1, 2010 @ 2:01 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: