A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

setembro 9, 2010

O pastor da Flórida retira seu plano de queima massiva de Alcorões em 11 de setembro

Terry Jones, conhecido globalmente como o pastor que proclamava queimar no dia 11 de setembro, cópias do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, em Gainesville (Florida), recuou. O chefe da pequena igreja cristã voltou atrás em sua decisão logo após a visita de agentes do FBI, na sequência de pressões do Presidente Barack Obama e do apelo do secretário de Defesa Robert Gates. Na versão de Jones, um acordo feito com líderes muçulmanos para não levar adiante um projeto de construção uma mesquita ao lado do ponto central dos ataques de 11 de setembro de 2001, pos fim ao protesto que colocou em alerta quase a metade do mundo. Os promotores do projeto negam o acordo.

O Centro Cordoba, propriedade que levantou a ira dos cidadãos de Nova York, será um centro que é muito semelhante ao que tem a comunidade judaica na zona norte de Manhattan. Está programado para ser construído sobre um antigo local de culto muçulmano já em funcionamento antes dos ataques, e que estava em más condições. Mas o novo projeto, avaliado em US $ 100 milhões, será um prédio de 13 andares, abrigando também a controversa mesquita, contará com um auditório, piscina e salas de reuniões.

Segundo o acordo que Jones disse que fez no encontro com a comunidade muçulmana, o centro será construído em outro lugar, em Nova York. O Imã da Flórida, Muhammad Musri, admitiu que há conversações entre o pastor e o imã de Nova York. Jones informou que neste sábado viajará à Nova York para acertar os pontos do acordo que diz ter feuto com líderes muçulmanos. Ainda hoje, o magnata Donald Trump, que fazia oposição para a construção do Centro, anunciou seu interesse em comprar o edifício.

Durante as últimas horas, o pastor, de 58 anos, que estava determinado a queimar dezenas de exemplares do Alcorão, disse que desistiria se a Casa Branca lhe pedisse isso. O secretário de Defesa Robert Gates, como confirmado pelo Pentágono, foi chamado à tarde para convencer Jones de desistir de seus planos controversos.

O presidente Obama declarou que as pretensões de Jones são uma autêntica ferramenta de recrutamento para o Al Qaeda. “O que se pode provocar são sérios atos de violência em lugares como o Paquistão ou no Afeganistão”, disse Obama em entrevista divulgada ontem no programa Good Morning America no canal ABC. “Isso vai aumentar o número de indivíduos que estão dispostos a se explodir nos EUA ou cidades européias.” Ontem, a Interpol emitiu um alerta global para possíveis ataques pela queima de Alcorões durante o nono aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro.

Indiretamente, sem uma chamada pessoal da Casa Branca, o pastor parecia querer continuar sua loucura. Mas Obama pediu a Jones para reconsiderar a sua decisão. “Eu só espero que vocês entendam que o que ele quer fazer é completamente contrário aos nossos valores como os americanos.”

Esta tarde, dois carros oficiais estavam estacionados na porta da Igreja de Jones. O carro pertencia ao FBI, cujos agentes supostamente se encontraram com Jones dentro da Igreja Dove World Outreach Center pedindo para ele desistir do seu plano. Ao mesmo tempo, a Interpol lançou um alerta para 188 países, pedindo para que se previnam contra possíveis ataques pela queima de Alcorões.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Aqui mostra a importância de um líder. O que desejou o líder em questão…ele desejou a notoriedade ao trazer para si as atenções da Casa Branca e do Mundo? Será que ele não se deu conta das consequências de seu ato? Penso que Obama agiu corretamente ao deixar claro que as autoridades americanas eram totalmente contra aquela atitude radical, mesmo assim ocorreram alguns protestos violentos. Uma verdadeira liderança se demonstra pela capacidade de negociar e não em demonstrações radicais de poder.

    Curtir

    Comentário por Emília — setembro 11, 2010 @ 13:31 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: