A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

agosto 28, 2010

O que é Yoga?

O que é Yoga?
Yoga é uma antiga disciplina do Oriente, mais especificamente da Índia, com uma tradição de mais de 2000 anos. Pode-se dizer muito sobre ela, mas sintetizando: Yoga é uma técnica que trabalha a mente, o e espírito. Tem variantes, dependendo de onde ela é praticada: Índia, Tibet e outros. É um método intuitivo e prático com benefícios (ainda não comprovado pela medicina ocidental) sobre a saúde, doenças, corpo, emoções e mente. Todas as terapias alternativas (yoga, reflexologia, reiki, etc) são mais ou menos desligadas da ciência. Mas isso não tira o seu valor.

Os chakras

Agora o Yoga virou moda – temos à nossa disposição dois modos de cura: o cuidado da medicina e da psicologia e o auto-conhecimento, com espaços propostos para as terapias alternativas.

O Yoga trabalha a união corpo-mente-emoção-e bem estar.  Nós agimos, sentimos, pensamos… O corpo está conosco a cada segundo de nossas vidas, e em todo tempo estamos pensando ou sentindo. A divisão de corpo-mente, emoção e bem estar é uma ficção. Para o Yoga, isso não existe. Os hindus chamam essa ficção de “A ilusão da realidade.”

Quando, como e onde começou a prática do Yoga?
Eu não poderia falar num tempo exato, mas ela começou como parte de uma linha de pensamento, na Índia, que é um lugar onde existem muitas religiões e filosofias. Yoga vem a ser “filha” de uma linha de pensamento, uma filosofia que diz que tudo é real, tudo o que você pode ver, tocar, ouvir – tem a ver com os sentidos.

Ásanas

O Yoga está relacionado com a prática de alguma religião?

Na Índia, yoga e religião estão intimamente ligados é-  uma sociedade que não divide a religião da saúde: caminham juntas. Para eles, a cura envolve a cura do corpo e do espírito. Em vez disso, aqui tratamos disso separado. Na maioria das vezes, dissocia-se no Ocidente a prática da yoga e da religião.

Qual é a razão pela qual foi adotado o Yoga no Ocidente?
Eu acho que é essa sede que tem o mundo ocidental de integrar a  espiritualidade do Oriente, mas além disso as pessoas também perceberam que, a nível da saúde é muito eficiente. Os médicos e a ciência dizem que não enxergam como os mecanismos que causam alterações fisiológicas podem melhorar a saúde através da prática do Yoga. Até existem pesquisas que mostram isso, mas eles não reconhecem ou não querem aceitar os resultados alcançados.

Meditação ao final da prática

Quais são os benefícios fisiológicos da prática do Yoga?
As mudanças são várias e dependem de muitos fatores, como o estado físico e mental da pessoa, que tipo de doença (se houver), alimentação, como essa pessoa encara a prática, entre outros.

Não se sabe exatamente qual é o mecanismo – podemos inferir que a energia gerada com a prática é uma alteração que modifica o funcionamento de todo o corpo, equilibrando-o. O Yoga trabalha nos Chakras, que são centros de energia que estão localizados em partes específicas do corpo. Trabalhando sobre esses centros, o que acontece é que levamos a energia para estas áreas permitindo que a energia flua.

Existe uma especialidade médica que utiliza o Yoga como uma técnica complementar para o tratamento?
Médicos em geral, quando vêem que um paciente está estressado, recomendam a prática do Yoga. No geral, utilizam-na como um complemento ao tratamento. Os fisioterapeutas acostumados a lidar com problemas de postura e tensões do corpo, indicam o Yoga apenas quando percebem que as coisas podem ser melhoradas com este tipo de prática.

Existem muitos tipos diferentes de Yoga?
Sim, há um monte: Hatha Yoga, Kundalini Yoga, Raja Yoga, Tantra Yoga …

Como eles diferem, basicamente?
Alguns diferem na teoria  e na prática. Há o Yoga mais estático e outros que são mais dinâmicos. Alguns tipos de Yoga vão prestar mais atenção às posturas em pé, dando mais ênfase na respiração. O Hatha Yoga é focado na parte física, ou corpo, e o Yoga que poderíamos chamar de “mental” é o Raja, etc.

A prática do Yoga deve ser feito em um ambiente especial?
Para o Hatha Yoga, que é geralmente praticado no Ocidente, você precisa de uma sala de grandes dimensões, como aquelas usadas para fazer ginástica. É importante não se sentir desconfortável, como sentir frio ou calor. Para a prática usa-se também outros itens complementares, como estar sempre sobre um colchonete, em ambiente ventilado, sem barulho e com uma música suave. O ambiente deve permitir a concentração e a facilidade de movimento.

Existe um traje adequado?
Roupas confortáveis: menor quantidade de roupas possível – shorts, camiseta ou não e sem sapatos.

Por que descalço?
Porque trabalha-se todos os músculos do pé. Nos pés e em seus dedos está a  força da prática, não só nas pernas. Diferentes ásanas envolvem posições do pé que não seriam facilmente realizáveis com o calçado.

Existem posições diferentes para alcançar objetivos diferentes?
Cada escola tem sua própria verdade. Minha idéia é que o objetivo de todas os ásanas  são um só: chegar à meditação. Após uma aula de Yoga, você deve ser capaz de relaxar e começar a meditar.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Não se pode falar pela Classe Médica como um todo. Mas alguns médicos comprometidos com o bem estar de seus pacientes não veêm problema algum em indicar: Yoga, Acupuntura, dentre outras terapias alternativas/complementares.
    A Acupuntura por uns tempos foi rejeitada pela Medicina Ocidental, que considerava sua prática como um tratamento exótico. Hoje em dia a acupuntura é uma das especialidades dos AMEs(Ambulatórios Médicos de Especialidades).

    Curtir

    Comentário por Emília — agosto 30, 2010 @ 16:10 | Responder

  2. Krishna o avatar AZUL do futuro…

    As profecias hindus falam de Krishna numa esfinge andrógina de pele azul, belo exemplar masculino para humanidade futura – Maitreya…….

    Curtir

    Trackback por Blog de JARIO ARAUJO — dezembro 29, 2010 @ 22:33 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: