A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

agosto 26, 2010

Tai Chi para diminuir a dor da Fibromialgia

O que significa isto para aqueles que sofrem com a dor e fadiga constante da fibromialgia? Isto significa mais opções de tratamento para ajudar a superar esta condição dolorosa. Existem vários artigos em torno deste tema em publicações populares como The New York Times, revistas relacionadas com saúde, sites, etc.. Hoje é difícil determinar o que é viável e o que não é em termos de sucesso do tratamento. Mas um novo estudo chamado de “Tai Chi é eficaz no tratamento da fibromialgia: um ensaio randomizado e controlado”, que pode ser encontrado e lido na edição de 19 de agosto do New England Journal of Medicine, revela como o Tai Chi pode ser eficaz no alívio dos sintomas da fibromialgia (FM).

Tai Chi - 24 movimentos

Qual é o estudo?

O estudo, conduzido pelo Dr. Chenchen Wang, da Tufts University School of Medicine, em Boston, envolveu 66 pacientes com FM, distribuídos em dois grupos – para um grupo foi ensinado o estilo Yang de Tai Chi clássico e o outro era um grupo de controle que visava à educação de boa postura, por exemplo, para a busca do bem-estar. Não houve diferenças significativas nas características basais dos pacientes. As sessões dos grupos foram de 60 minutos, duas vezes por semana. Ao fim de 12 semanas, os pacientes que praticaram o Tai Chi mostraram melhoras significativamente maiores nos sintomas da FM, levando em conta a avaliação global do paciente, como qualidade do sono, a saúde física e depressão. A redução na intensidade da dor foi clinicamente significativa. Na 24ª semana, os pacientes que continuaram o Tai Chi mostraram benefícios duradouros, apontaram a melhor qualidade do sono e melhorias na qualidade de vida. Os dois grupos não apresentaram diferenças significativas no uso de medicamentos e não foram observados efeitos adversos.

Tai Chi é uma antiga forma de arte marcial chinesa que tem várias escolas. Uma deles está concentrada nos movimentos mais lentos. O Tai Chi ensina os princípios da boa mente/corpo e o controle da força muscular, aumentando o tônus. Os estudos inferiram que o foco sobre a forma como o movimento conduz à paz interior da mente e da clareza de pensamento, pode ajudar a controlar ou aliviar o stress, o que contribui grandemente para a fibromialgia e fadiga crônica.

Tai Chi e um de seus movimentos

Alguns médicos aconselham os pacientes com fibromialgia ou fadiga crônica a sempre tentar as opções de tratamento alternativo para complementar o plano de tratamento. Com o Tai Chi, bem como o exercício moderado, muitas vezes, os pacientes podem se beneficiar e aliviar os sintomas, mas tal ação deve ser acompanhada e monitorada pelo médico. Como sempre, escute seu corpo e não apenas o que você achar que pode – se os sintomas se agravarem com a prática dos exercícios, pare de praticar e consulte o seu médico sobre o que é certo para você.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Como fico feliz em saber que estes exercícios vão me fazer mais feliz.

    Curtir

    Comentário por Irany — agosto 26, 2010 @ 17:07 | Responder

  2. Oi Laly.
    Se quiser um personal trainer, pode me contratar.
    Bjs

    Curtir

    Comentário por augusto — agosto 26, 2010 @ 17:09 | Responder

  3. Boa tarde.
    Pratico tai Chi Estilo Yang há seis anos e posso comprovar os efeitos benéficos, tanto físicos, como mentais e espirituais dos exercícios.
    Recomendo.
    Tudo de bom.Ronaldo Pedreira Silva.
    Aláfia.

    Curtir

    Comentário por Ronaldo Pedreira Silva. — setembro 2, 2011 @ 20:05 | Responder

  4. Digitopuntura

    Tai Chi para diminuir a dor da Fibromialgia | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

    Curtir

    Trackback por Digitopuntura — junho 1, 2016 @ 15:26 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: