A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

maio 3, 2010

Santiago do Chile… resumo

Santiago, vista do Cerro Santa Lucia

Vou postar aqui o que achei serem os melhores locais de interesse turístico em Santiago do Chile.

Os melhores locais turísticos em Santiago do Chile compreendem uma prestigiada lista dos espaços urbanos  e todos muito próximos, distribuídos pela capital. Estão concentrados no centro histórico, perfazendo uma área importante do património histórico e cultural.

Prédio da Biblioteca Nacional do Chile - Santiago

Dentro dos melhores locais turísticos em Santiago que estão dentro do centro histórico, posso destacar a Plaza de Armas, o Palacio de la Moneda, o Mercado Central e o Paseo Ahumada. Todos os melhores museus da cidade e edifícios religiosos mais importantes, também estão situados neste setor. Andando pelo centro, podemos apreciar uma grande variedade de atrações urbanas, mas a gente só para e fica extasiado quando se chega em um dos melhores locais de interesse turístico em Santiago: a praça e do Palacio de la Moneda, que representa a área de fundação de Santiago. A cidade foi fundada pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, no dia 12 de fevereiro de 1541, com o nome de “Santiago de Nueva Extremadura” (em honra ao Apóstolo Santiago, santo patrono da Espanha). A cerimônia de fundação ocorreu no “Cerro Huelén” (renomeado por Valdívia como Cerro Santa Lúcia). Assim, Pedro de Valdivia iniciou a conquista do Chile. Foi escolhida essa região por seu clima moderado e por estar ao lado do rio Mapocho. Por conselho do cacique picunche Millacura, a cidade foi fundada entre os dois braços desse rio. Além de se juntar ao grupo dos melhores locais turísticos em Santiago do Chile, a Plaza de Armas, foi historicamente um ponto de referência para a exploração da metrópole.

Mercado Municipal de Santiago

El Palácio de La Moneda é a residência do presidente interino do país. No entanto, ele aparece como um dos melhores locais turísticos em Santiago do Chile por causa do legado histórico que resulta dos atentados de 1973. Dentro do prédio estão expostos os diferentes elementos que dizem respeito aos eventos infelizes. Em 11 de setembro de 1973, o presidente Salvador Allende decidiu suicidar-se antes de cair nas mãos das forças de invasão de poder, liderado pelo ditador Augusto Pinochet, que morreu em 2006. Em algumas áreas da estrutura pode ainda ser visto o rescaldo daquele dia trágico.

Santiago - Museu

A partir da Praça da Cidadania, em frente à Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, está localizado o já citado Palácio de La Moneda. É permitido o acesso apenas de seus pátios internos. O palácio possui, no seu piso inferior, o  Centro Cultural La Moneda, espaço com arquitetura futurista e exposições permanentes e temporárias, sendo a maioria delas sobre o Chile, seu povo, cultura e costumes.

Praça em frente ao Museu de Santiago

Próximo ao Palácio, está localizado o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana, eleito um dos melhores e mais completos museus sobre a cultura pré-colombiana do mundo. A um quarteirão de distância, se encontra a Plaza de Armas, praça central da cidade e lugar de encontro de toda a população, que reúne várias atrações: a Catedral Metropolitana de Santiago, o Museu Histórico Nacional e a Municipalidade de Santiago (prefeitura da Comuna de Santiago). O interior da Catedral Metropolitana de Santiago é magnífico!

Esculturas no Cerro Santa Lucia

A três quarteirões da Plaza de Armas, está o Mercado Central, com bons restaurantes, grande parte deles de comida típica chilena e pescados. A mil metros do Mercado Central, está o conceituado Museu Nacional de Belas Artes, em um antigo palácio, com várias obras de arte, esculturas, exposições temporárias e o acervo mais rico do país.

Em direção ao norte da cidade, se encontra a antiga residência de Pablo Neruda (La Chascona), que hoje abriga um museu. Além de tudo o que foi citado, vale a pena visitar:

  • o Museu Arqueológico de Santiago;
  • o Museu de Santiago Casa Colorada;
  • o Museu Colonial San Francisco e a sua igreja;
  • o Museu de Arte Contemporânea;
  • o Museu Interativo Mirador;  
  • o Museu Artequín;
  • o Museu de Ciência e Tecnologia;
  • o Museu Ferroviário;
  • o Museu da Solidariedade “Salvador Allende”;
  • a Biblioteca Nacinal;
  • o Arquivo Nacional. 

 

Em relação às áreas verdes, a cidade dispõe do Parque Metropolitano de Santiago (Cerro San Cristóbal), que é um parque municipal e principal mirante da cidade, de onde se tem uma bela vista da Cordilheira dos Andes. Ele abriga o jardim japonês da cidade, o Zoo Parque e também existem teleféricos, praças e, no seu ponto mais alto, venda de recordações e a escultura “A Virgem”.

Cajon del Maipo

Também estão localizados em Santiago o Parque O’Higgins, com a Arena de Santiago, um parque de diversões e diversos jardins com lagoas; o Parque Florestal, no centro da cidade, ao lado do Rio Mapocho; e o Cerro Santa Lucia, em meio à cidade, antigo forte, com mirante, local onde ocorreu a cerimônia de fundação de Santiago, em 1541. Esse, vale muito a pena ser visitado.

3 Comentários »

  1. olá boa tαrde,
    eu gostαriα de sαber mαis neste site αindα nαo tem tudo que eu preciso pαrα o meu trαbαlho
    mαis mesmo αssim me αjudou mundo
    obrigαdα!

    Curtir

    Comentário por ana cristina — maio 3, 2010 @ 20:56 | Responder

  2. Encontrei tudo que precisava para o meu trabalho escolar sobre o Chile .
    Obg.

    Curtir

    Comentário por Ewellyn Maria — novembro 1, 2010 @ 22:11 | Responder

  3. […] Já estive duas vezes em Santiago e depois de muitas andanças por lá, deixei registro aqui algumas dicas e impressões em dois posts. Poderão acessá-los aqui e aqui. […]

    Curtir

    Pingback por Santiago do Chile – em busca da neve « A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — janeiro 15, 2013 @ 15:00 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: